Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal!
Ando sumido, mas ainda tenho meu Monza.
Dois meses atrás, quando pegava a Rodovia Dutra, com destino a Resende, o carro deu um estouro, perdeu potência e, mesmo que depois de algum tempo ele tenha voltado a funcionar, fiquei com receio de pegar estrada e solicitei reboque (30 Km).
Em casa, com calma, pesquisei e não encontrei nada errado. Continuei rodando com ele até o último dia 13, qdo, novamente, peguei a estrada em direção a Resende.
Pois não é que logo que entrei na Dutra ouvi de novo o tal estouro com perda de potência?
Esperei o motor esfriar, ele pegou de novo, aparentemente normal, e criei coragem e peguei a estrada novamente.
Rodei uns 10 Km e novamente o maldito estouro. Só que dessa vez ele não funcionou mais, mesmo depois de esfriar. Reboque até em casa (41 km) e o carro ficou encostado durante uma semana. O carro não tinha centelha na saída da bobina.
Uns 3 dias atrás comecei a fazer tudo que é teste que encontrei na net e nos fóruns de internet. Cheguei até a montar um cabo serial/USB e instalar 3 programas de diagnóstico no meu netbook. Não consegui fazer nenhum deles funcionar. :? O código lampejante não acusava nada.
Ontem, depois de alguns testes inconclusivos, resolvi comprar uma bobina nova.
Delphi 'made in China', 63 reais, e a pane continuou.
Hoje, depois de um teste usando um multímetro, para produzir centelha que não produziu nada, parti para o módulo HEI. Magneti Mareli, 'made in Brasil', 85 reais. O problema foi resolvido.
Eu nunca tinha ouvido falar nessa marca de módulo HEI. Vem até um saquinho com pasta térmica na embalagem.
Agora tenho cabos de vela e módulo HEI marca Magneti Mareli. Espero que não decepcionem.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI

Mensagem não lida por waldir »

Luiz Carlos,

Equipamento eletrônico é sujeito à chuvas e trovoadas e alguns resistem mais outros menos.

Mas, Se o Hei que vc instalou tem a qualidade do meu Magnetti Marelli pode ficar tranquilo. Eu o instalei em 20.08.10, 3 anos portanto e está lá no lugar de origem no distribuidor e tenho um reserva MM na caixa.
Porém, fico esperto com qualquer variação na voltagem e nesse período já troquei um regulador de voltagem que estava abrindo.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Ronie Barbosa
Membro GL (Ní­vel 2)
Ano: 1993

Mensagem não lida por Ronie Barbosa »

Olá Luis.
Bom vc só vai saber se o problema foi realmente resolvido quando vc pegar a Dutra novamente, se eu fosse vc faria o teste ok :lol: :smt023
Um abraço amigo.
MONZEIRO DESDE 1996 . ALMA DE AÇO , ÓLEO NAS VEIAS .
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Olá pessoal.
Estou sumido mas estou vivo ainda, e com o Monza. :smt020

Há uns dois meses atrás meu carro começou a morrer quando em marcha lenta, logo depois da partida, com o motor ainda frio.
Começou também a não querer pegar. Ora pegava, ora não. Quando não pegava, acusava falta de centelha na saída da bobina.
Parei de andar com o carro, com medo de ficar na rua, e somente girava o motor de vez em quando (quando ele aceitava pegar).
Foi então que o voltímetro do painel começou a oscilar. Ora carregava, ora não.
Como eu havia trocado o regulador de voltagem do meu Uno Mille, que é igualzinho ao do Monza (Bosch final 32), comprei um e me dispus a trocar o que estava no carro. Só que eu estava tão desanimado que se passou mais de um mes sem que eu me animasse a mexer no Monzão. :smt010
Para meu azar, o cara que instalou o regulador (alternador Wapsa/Bosch remanufaturado) apertou tanto os parafusos de fixação do mesmo que não consegui remover a peça. O espaço, com o carro no chão, é ínfimo.
Cheguei a colocar uns tocos de madeira sob as rodas, mas nem assim.
Revolvi então sacar o alternador, pois já havia feito isso no meu outro Monza várias vezes.
Apanhei que nem um boi ladrão (acho que estou ficando velho), não conseguia tirar o alternador por cima, nem removendo seu suporte, e acabei deixando o danado cair no chão. No meu outro Monza o alternador não dava para remover por baixo, nesse ele saiu sozinho. :smt021
Duas quedas depois, consegui reinstalar o alternador, que nunca me pareceu tão pesado, e substituir o maldito regulador.
O problema foi resolvido, e por segurança substituí também o módulo HEI. Saiu o Magnetti Marelli e entrou um Delphi 'made in China'.
Agora é esperar e ter sempre o telefone do reboque à mão. :(

Para terminar esse 'jornal', o módulo HEI não durou um ano, e olha que rodei pouquíssimo com o carro nesse tempo. Talvez a falha do regulador tenha causado o problema, mas quando o carro começou a morrer o alternador estava carregando normal, ponteiro do voltímetro na posição de sempre.

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza Club
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

Grande Luiz Carlos,
Que bom que apareceu, fique mais por aqui.
Pensei que com a copa vc tinha sido obrigado a voltar a cuidar dos aviões deste pais.
como vc esta tendo problemas com o Hey da uma olhada em como alterei o local original do hey e coloquei um dissipador com um cooler(clique e veja).
Acho que vale dar uma conferida neste assunto.
Tem também o tópico do Waldir falando sobre o assunto e que esta muito bom(clique e veja).

Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Julio Cesar Ledo
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Infelizmente bem vindo ao clube...

Outro ponto importante cara é o aterramento do HEI... Ele recebe terra pela carcaça do distribuidor, e se o motor tiver algum terra inoperante é problema na certa. Após manutenção nos pontos de aterramento do cofre do meu motor cheguei a apenas 0.04 de resistência ao medir com multímetro o terra no HEI.

Até aonde sei, os seguintes módulos HEI são paralelos e a durabilidade é questionável:

1º-Magnetti Marelli
2º-GAUSS
3º-MTE
4º-Sem Marca nenhuma. (uso atualmente no carro a 6 meses)
5º-EURO (O melhor dos paralelos)

Certifique-se de usar regulador de tensão BOSCH no alternador !

O único HEI que é de confiança é o Delphi e custa uma fortuna, só que no meu carro já queimei uns 3 deles.

Cabos de vela e velas velhas tb prejudicam o sistema. Teste a resistência das velas e cabos. No meu carro coloquei tudo novo velas GM originais e cabos de vela BOSCH supressivo. A Bobina de ignição comprei original GM tb, visto que esse sistema no meu carro é tão sensível.

O calor exagerado no cofre tb prejudica o HEI, se vc tem radiador meia boca ou bomba dágua zé roela que prejudica o fluxo de água no sistema pode torrar o HEI...

O meu antigo regulador de voltagem era GAUSS, paralelo, substituí por um BOSCH e desde Janeiro após realizar essas manutenções meu HEI não incomodou mais.... Pensei em tirar o HEI do distribuidor e passar para a churrasqueira, mas no final acabei instalando um dissipador de calor de CPU de PC atrás da base plana do distribuidor aonde fica o HEI..

Cara compre um distribuidor completo novo, da marca EURO. Custa cerca de 130,00 R$. Deixe de reserva no porta malas. Caso vc tenha algum problema futuramente, faça os testes e se for bobina impulsora ou hei, troque o distribuidor completo na hora e vá embora.

Boa Sorte !
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 20 Jul 2014, 14:08, em um total de 2 vezes.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Quantos Km vc rodou neste três anos? Já chegou a ficar mais de 9 horas com o carro ligado sem parar em viagens e transito pesado ?

Em um ano rodo facilmente mais de 20 mil kilometros, e em diversas viagens pelo sul meu carro fica ligado por mais de 6 horas sem parar...

Abração !
waldir escreveu:Luiz Carlos,

Equipamento eletrônico é sujeito à chuvas e trovoadas e alguns resistem mais outros menos.

Mas, Se o Hei que vc instalou tem a qualidade do meu Magnetti Marelli pode ficar tranquilo. Eu o instalei em 20.08.10, 3 anos portanto e está lá no lugar de origem no distribuidor e tenho um reserva MM na caixa.
Porém, fico esperto com qualquer variação na voltagem e nesse período já troquei um regulador de voltagem que estava abrindo.

Abs

waldir
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 20 Jul 2014, 14:06, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Olá pessoal.

Acabo de conferir no meu caderninho de registro de manutenção do Monza. Meu módulo HEI Magnetti Marelli durou 1223 km!!!

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Responder