Módulo HEI esquentando sozinho.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Módulo HEI esquentando sozinho.

Mensagem não lida por mspagiari »

No módulo HEI q estava no carro da marca Gauss apresentou mau contato interno nos dois contatos, que encaixam na bobina impulsora fazendo o carro não pegar as vezes.

Como estou sem grana comprei um xingling e está durando já a 2 meses, sem defeitos nem falhas.

O Gauss está no porta malas, vai saber...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
wanderlain
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por wanderlain »

É, o que me intriga é ele funcionar perfeitamente quando testo a centelha manualmente. Vou comprar um e ver no que dá. Uma coisa interessante que eu percebi, tem um furinho nele bem pequeno, quando deixei ele de cabeça pra baixo hj pra refazer os testes com multímetro saiu um pouco de óleo por esse furinho, mas os testes dão todos ok. Será que esse óleo ta dando algum curto interno quando ligo o módulo na tomada? Abs
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GLS
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dutra s a »

Geralmente a parte interna, no caso a placa circuito do HEI, é banhada num tipo de pasta gelatinosa e fechada hermeticamente pela tampa (totalmente selada). Dentro dele não deve sair nem entrar nada, se tiver saindo é sinal que pode te deixar na mão a qualquer hora, ou tem de checar se algo não entrou e molhou esse furinho. De repente só deixou úmido e não está saindo nada dele e nem chegou na placa interna.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
mspagiari

Óleo pelo furinho? Que eu saiba não tem furo algum no HEI, ainda mais saindo óleo.

Melhor comprar outro HEI e deixar este de reserva, nem q seja um xing ling como este q comprei por 60 reais.

Imagem
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
wanderlain
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: Monza GL
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por wanderlain »

Então pessoal, na dúvida comprei outro modulo HEI e aproveitei para trocar a bobina impulsora, que estava toda melada de óleo.

Resultado, nada mudou, o carro continua com o mesmo sintoma. Na primeira partida é só triscar a chave que pega, parece até carro 0km. Mas se desligar o carro já era. Não pega nem fazendo a dança da chuva. Já verifiquei mau contato e td ok. Além disso, todos os fios tem continuidade.

Amanhã vou testar a alimentação do modulo para conferir.

O que me deixa com a pulga atrás da orelha é que girando o rotor com a mao a centelha sai azulzinha e bem forte e, quando dou a partida pela chave quase não existe centelha, ela fica bem fraquinha e vermelha. Isso já tá me deixando de cabelo em pé.

Alguma dica rapaziada? Abs
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dutra s a »

Se tiver encanado coma bobina elétrica, então deve levar num eletricista e testar os 2 estágios de tensão. Não me lembro agora os valores, mas sei que se tiver fora do padrão vai dificultar muito a partida e funcionamento de baixa e alta rotação ou só 1 entre os dois e, ainda assim é raro acontecer.

Você já verificou a abertura de velas e quantidade de combustível injetado com base no CTS e pressão e, se o CTS está funcionando direito? De repente não está afogando... Aterramento da IE e do MAP ou do alarme secundário?

Quem sabe ao desligar a vibrada que o motor dá acaba balançando algum fio, cortando então uma função primordial.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

... girando o rotor com a mao a centelha sai azulzinha e bem forte e, quando dou a partida pela chave quase não existe centelha, ela fica bem fraquinha e vermelha. Isso já tá me deixando de cabelo em pé.
Existe uma grande diferença entre girar o rotor com a mão e girar o motor do carro no arranque, no que tange à alimentação elétrica da bobina de ignição. No primeiro caso não existe o motor de arranque para roubar corrente.
Tanto que nos Monzas que usam resistor na alimentação da bobina de ignição, existe um bypass durante a atuação do motor de arranque, para compensar a perda de voltagem no momento da partida.
Sugiro que seja feita uma medição na voltagem de alimentação da bobina no momento da partida do motor.
Se a voltagem cair muito, pode haver um problema elétrico no carro. Bateria ruim, motor de arranque chupando muita corrente, etc.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mspagiari

Amigo, a dica de ouro q aprendi aqui é verificar quando está virando o motor, se vc ouve a bomba injetando, se não ouvir a bomba injetando não há sinal de rotação e não adianta, o carro não pega.

No meu era isso, afoguei o carro tentando fazer o motor virar, se não fizer o barulho da bomba injetando qdo se aciona o arranque nem adianta ficar tentando, aí é algo no distribuidor (hei, impulsora ou apenas mau contato nos chicotes e ligações dos mesmos).

Tente prestar atenção nisso, não é qdo põe a chave no contato e a bomba liga e depois pára, é qdo vc gira o arranque tem q ouvir a bomba funcionando simultaneamente.

Se ouvir a bomba assim e não pegar, daí pode ser bobina ruim, ponto incorreto, algo na injeção de combustivel, filtro de combustivel entupido, cabos, velas desgastadas, várias outras coisas.

Um defeito q dá isso tb é o MAP e na sua mangueirinha, mas aí o carro pega falhando e acende a luz de injeção, ficando bem chocho.

No meu caso pegava e depois morria do nada e demorava a pegar até q não pegou mais. Troquei impulsora, HEI, filtro de combustivel e bobina, até hj não deu mais o defeito.

O ultimo q troquei foi o hei citado acima, pois a dica de ouro q citei acima (girava o motor e não ouvia a bomba) fez eu inspecionar o HEI e verificar mau contato interno do hei q vai na impulsora. Troquei e acabou o problema.

Outra coisa, infelizmente peças novas não estão livres de problemas...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Responder