Módulo HEI esquentando sozinho.
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Módulo HEI esquentando sozinho.
Fala galera. Meu Monza só dá partida 1 vez, se desligar e tentar de novo já era. Não pega nem que a vaca tussa, e ele não precisa nem esquentar. Tem que esperar aí umas 3 horas para dar a partida e funcionar de novo. Notei que com a chave virada no contato o módulo HEI está aquecendo MUITO. Se eu deixar a mão encostada mais de 3 segundos queima os dedos. já retirei ele pra testar com multímetro e aparentemente tudo ok. Teste de transistor ok, teste entre aterramento e pino G ok, resistência da bobina impulsora ok.
Porém, o teste de disparo da bobina de ignição não me parece correto, quando coloco o multímetro na escala de diodos e deixo uma ponta de prova no pino N e dou toques com a outra ponteira de prova no pino P, as vezes dá centelha e pulsa o bico e as vezes não acontece nada.
Velas, cabos, rotor, tampa do distribuidor tudo ok. Desde já obrigado pela ajuda.
Porém, o teste de disparo da bobina de ignição não me parece correto, quando coloco o multímetro na escala de diodos e deixo uma ponta de prova no pino N e dou toques com a outra ponteira de prova no pino P, as vezes dá centelha e pulsa o bico e as vezes não acontece nada.
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- mspagiari
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Re: Módulo HEI esquentando sozinho.
Amigo, qdo der o defeito verifique se ao girar o motor de arranque a bomba continua funcionando.
Se ao virar o motor de arranque não ouvir o ruido da bomba de combustivel, ou é a bobina impulsora ou módulo HEI com problema ou mau contato na bobina impulsora.
No meu caso troquei a bobina impulsora (ora marcava 500 ora 750 ohms, velha e esfarelando a coitada) com instruções aqui do fórum e um video do youtube, não é tão dificil, o mais importante é não errar a marcação.
Troquei tb o módulo hei q estava com problema nos contatos.
Bobina tb, pois estava bem velhinha e dando faisca bem fraca.
Filtro de combustivel sujo ou velho tb causa este defeito de morrer e não pegar depois.
Mas a dica é esta, se ao girar o motor de arranque e não ouvir a bomba funcionando, já sabe ou é impulsora ou é hei, ou ambos.
Pode tentar tb limpar os contatos do HEI e impulsora não esquecendo de trocar a pasta térmica.
Se ao virar o motor de arranque não ouvir o ruido da bomba de combustivel, ou é a bobina impulsora ou módulo HEI com problema ou mau contato na bobina impulsora.
No meu caso troquei a bobina impulsora (ora marcava 500 ora 750 ohms, velha e esfarelando a coitada) com instruções aqui do fórum e um video do youtube, não é tão dificil, o mais importante é não errar a marcação.
Troquei tb o módulo hei q estava com problema nos contatos.
Bobina tb, pois estava bem velhinha e dando faisca bem fraca.
Filtro de combustivel sujo ou velho tb causa este defeito de morrer e não pegar depois.
Mas a dica é esta, se ao girar o motor de arranque e não ouvir a bomba funcionando, já sabe ou é impulsora ou é hei, ou ambos.
Pode tentar tb limpar os contatos do HEI e impulsora não esquecendo de trocar a pasta térmica.
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: Módulo HEI esquentando sozinho.
Testei minha bobina impulsora. Está marcando 1020 ohms.
Notei que no conector menor do HEI onde vão os pinos + C o conector que sai da bobina de ignição chega 12v nas duas pontas, mesmo retirando o conector do modulo HEI. Quando retirei esse conector o módulo parou de esquentar.
Está certo chegar 12v nos 2 pinos da tomada que sai da bobina de ignição e vai na entrada +C do módulo HEI?
Notei que no conector menor do HEI onde vão os pinos + C o conector que sai da bobina de ignição chega 12v nas duas pontas, mesmo retirando o conector do modulo HEI. Quando retirei esse conector o módulo parou de esquentar.
Está certo chegar 12v nos 2 pinos da tomada que sai da bobina de ignição e vai na entrada +C do módulo HEI?
- dutra s a
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Re: Módulo HEI esquentando sozinho.
Não me lembro se com apenas com o contato ligado o HEI esquenta. Ate onde eu sei, ele esquenta como ferro de passar roupa mesmo e é normal dele, pois está chaveando para ter centelhas. Mas isso com o motor funcionando e ele esquenta rápido mesmo, por isso existe a pasta térmica.
Lembrando que a quantidade da pasta térmica é aproximadamente a espessura de um estilete e, não pode estar próximo dos buracos onde passam os parafusos.
Agora, essa de pegar só uma vez não está tendo clareza rsrsrs! Sei de historias de que o motor só pega quando o HEI está quente ou quando frio. Se isso for verdade o problema é nele e ate já aconteceu comigo. Porém, não posso dar certeza que esse sintoma é por causa do HEI. Portanto, vejo que o HEI e impulsora ou funciona ou não funciona.
Você diz que ele pega só 1 vez, mas não diz que durante esse funcionamento, da primeira vez, se ele falha parado ou andando ou os 2.
Como deve saber só se tem faísca, bomba e bico se A UCE receber sinal de rotação do motor. Se ao dar partida o conta-giros se mexer é porque tem pulsação. E outra. deve verificar a instalação do seu GNV. A parte de alimentação elétrica para acionar o GNV e desliga-lo. Muitos casos ligam em algum lugar inapropriado ocasionando curtos, mal contatos, conexão de fios onde não deveria, alem de ponto de avanço do distribuidor, pressão de combustível e analises de gases no escape monitorando, o potenciômetro de CO. Já vi muitos casos em que mexem em tudo isso para se enquadrar no GNV quando solicitado.
abs estamos ai
Lembrando que a quantidade da pasta térmica é aproximadamente a espessura de um estilete e, não pode estar próximo dos buracos onde passam os parafusos.
Agora, essa de pegar só uma vez não está tendo clareza rsrsrs! Sei de historias de que o motor só pega quando o HEI está quente ou quando frio. Se isso for verdade o problema é nele e ate já aconteceu comigo. Porém, não posso dar certeza que esse sintoma é por causa do HEI. Portanto, vejo que o HEI e impulsora ou funciona ou não funciona.
Você diz que ele pega só 1 vez, mas não diz que durante esse funcionamento, da primeira vez, se ele falha parado ou andando ou os 2.
Como deve saber só se tem faísca, bomba e bico se A UCE receber sinal de rotação do motor. Se ao dar partida o conta-giros se mexer é porque tem pulsação. E outra. deve verificar a instalação do seu GNV. A parte de alimentação elétrica para acionar o GNV e desliga-lo. Muitos casos ligam em algum lugar inapropriado ocasionando curtos, mal contatos, conexão de fios onde não deveria, alem de ponto de avanço do distribuidor, pressão de combustível e analises de gases no escape monitorando, o potenciômetro de CO. Já vi muitos casos em que mexem em tudo isso para se enquadrar no GNV quando solicitado.
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: Módulo HEI esquentando sozinho.
Entao, ele pega na primeira vez, mas em baixa rotaçao falha muito. Só fica redondo acelerado. Nao tem como eu ver a rotaçao pelo conta giros pq o meu painel é sem conta giros. Como eu disse fiz todos os testes no modulo Hei e parece tudo ok. Só o teste de centelhamento da bobina de igniçao, que é desconectar o terminal da bobina impulsora e com o multimetro em diodos dar toques bos pinos P e N do modulo Hei que não sei se ta certo, pq as vezes a bobina centelha fraquinha e o bico injetor bate, mas as vezes nao acontece nada.
Quanto ao GNV está tudo ok, sou técnico em GNV e já verifiquei todo o sistema.
Tem algum teste que eu possa fazer na bobina de igniçao além de medir a resistencia?
Como eu disse é só colocar o conector que sai da bobina de igniçao e vai pro modulo Hei com a chave no contato, sem dar partida, que o modulo começa a esquentar muito rapido.
Notei ontem com multimetro que está chegando 12 v nos 4 fios que sao ligados na bobina de ignição. Pergunto, se está correto chegar 12v nesses fios todos?
Quanto ao GNV está tudo ok, sou técnico em GNV e já verifiquei todo o sistema.
Tem algum teste que eu possa fazer na bobina de igniçao além de medir a resistencia?
Como eu disse é só colocar o conector que sai da bobina de igniçao e vai pro modulo Hei com a chave no contato, sem dar partida, que o modulo começa a esquentar muito rapido.
Notei ontem com multimetro que está chegando 12 v nos 4 fios que sao ligados na bobina de ignição. Pergunto, se está correto chegar 12v nesses fios todos?
- dutra s a
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Re: Módulo HEI esquentando sozinho.
Na bobina de ignição, nos fios uma fase é para chaveamento, se não me engano é o fio de onde sai pra conta-giros, caso tenha. Existe várias formas de acionar bico/bomba /faísca desmontando o distribuidor, procure aqui no fórum.
Menos mau voce ser técnico em GNV. A propósito, o acionamento para inversão está ligado a onde, para que não seja acionado bico e nem a bomba quando na função GNV?
Se não tem o conta-giros deveria passar o scanner, principalmente no momento do problema e olhar o tempo de injeção, já que possui GNV. Se voce é técnico deveria saber não? Rsrs! Componentes eletrônicos ou se tem certeza de ta tudo ok ou não, parecer tudo ok não é ter certeza.
A causa de falha em baixa precisa ter mais precisão para passar o diagnostico aqui, pois pode ser 1 zilhão de coisas. Aqui no fórum tem muita coisa a respeito e também com GNV envolvido, é só dar uma garimpada.
Se voce desconectar a tomada da impulsora e dar uns toques nos dentes p/n do HEI, possivelmente esses toques vão entrar como pulsos do HEI para UCE e dai acionar bico,bomba e faísca.
Muitas vezes, por exemplo, em baixa falhando pode ser ponto do distribuidor fora ( geralmente muito adiantado ), pressão de combustível baixa ou alta demais,o bico não esteja estaqueando, problemas com CTS ou MAP e até IAC, respiro de óleo com problemas, entrada falsa de ar...
Tem que ver isso tudo, rsrsrs!
abs estamos ai
Menos mau voce ser técnico em GNV. A propósito, o acionamento para inversão está ligado a onde, para que não seja acionado bico e nem a bomba quando na função GNV?
Se não tem o conta-giros deveria passar o scanner, principalmente no momento do problema e olhar o tempo de injeção, já que possui GNV. Se voce é técnico deveria saber não? Rsrs! Componentes eletrônicos ou se tem certeza de ta tudo ok ou não, parecer tudo ok não é ter certeza.
A causa de falha em baixa precisa ter mais precisão para passar o diagnostico aqui, pois pode ser 1 zilhão de coisas. Aqui no fórum tem muita coisa a respeito e também com GNV envolvido, é só dar uma garimpada.
Se voce desconectar a tomada da impulsora e dar uns toques nos dentes p/n do HEI, possivelmente esses toques vão entrar como pulsos do HEI para UCE e dai acionar bico,bomba e faísca.
Muitas vezes, por exemplo, em baixa falhando pode ser ponto do distribuidor fora ( geralmente muito adiantado ), pressão de combustível baixa ou alta demais,o bico não esteja estaqueando, problemas com CTS ou MAP e até IAC, respiro de óleo com problemas, entrada falsa de ar...
Tem que ver isso tudo, rsrsrs!
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Re: Módulo HEI esquentando sozinho.
Então, tive um pouco ocupado e não consegui mecher no carro essa semana, mas hj fiz uns testes.
Afrouxei os parafusos do distribuidor que vão no cabeçote e retirei a tampa do distribuidor pus a chave no contato. Girando o rotor a centelha está totalmente ok, azulada e bem forte, além de ter pulso no bico.
Daí em tese descartei a hipótese de ser módulo hei ou bobina impulsora, porém recolocando o distribuidor no lugar e testando novamente a centelha, quando eu dou partida pela chave a centelha fica MUITO FRACA e avermelhada. Revi todos os chicotes entre bobina/modulo hei e está tudo ok.
No código lampejante aparece o código 42.
Segundo tópico aqui do fórum significaria: Tensão alta no comando da bobina dos cilindros 1 e 4
Falha no controle do avanço da ignição (Multec 700)
O carro continua mto ruim de pegar, já testei com outra bobina de ignição para tirar a dúvida mas acontece a msm coisa. Alguma opinião?
Afrouxei os parafusos do distribuidor que vão no cabeçote e retirei a tampa do distribuidor pus a chave no contato. Girando o rotor a centelha está totalmente ok, azulada e bem forte, além de ter pulso no bico.
Daí em tese descartei a hipótese de ser módulo hei ou bobina impulsora, porém recolocando o distribuidor no lugar e testando novamente a centelha, quando eu dou partida pela chave a centelha fica MUITO FRACA e avermelhada. Revi todos os chicotes entre bobina/modulo hei e está tudo ok.
No código lampejante aparece o código 42.
Segundo tópico aqui do fórum significaria: Tensão alta no comando da bobina dos cilindros 1 e 4
Falha no controle do avanço da ignição (Multec 700)
O carro continua mto ruim de pegar, já testei com outra bobina de ignição para tirar a dúvida mas acontece a msm coisa. Alguma opinião?
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Módulo HEI esquentando sozinho.
wanderlain
Você escreveu na primeira postagem que testou o módulo HEI.
Esse componente não permite teste confiável. Muitos aqui no fórum dizem o contrário, mas pesquisas em vários sites no exterior sustentam que não dá para testar, por exemplo, o que acontece com o motor funcionando nas várias rotações.
Você deve testar tudo que está em volta dele. Se não encontrar nada errado, o problema é nele.
Esse tudo inclui bobina de pulso, alimentação (plugues, cabos, etc).
O código 42 indica, no Monza, que o controle de avanço eletrônico da ignição, tarefa da UCE, está inoperante.
Isso explicaria o baixo desempenho do motor.
A UCE assume o controle do avanço em torno das 450 rotações do motor. A UCE depende de informação enviada pelo HEI para poder realizar essa tarefa.
Então, se a parte do HEI responsável por enviar a informação para a UCE falhar, a UCE fica no mato sem cachorro.
Se você testou tudo que existe em volta do HEI e não encontrou problemas, sugiro que instale um HEI que esteja comprovadamente bom e veja se o problema persiste.
O ruim disso é que o HEI é um componente caro. Mas eu já comprei e usei por algum tempo um desses xinglings de 40 reais.
Abs e boa sorte.
Você escreveu na primeira postagem que testou o módulo HEI.
Esse componente não permite teste confiável. Muitos aqui no fórum dizem o contrário, mas pesquisas em vários sites no exterior sustentam que não dá para testar, por exemplo, o que acontece com o motor funcionando nas várias rotações.
Você deve testar tudo que está em volta dele. Se não encontrar nada errado, o problema é nele.
Esse tudo inclui bobina de pulso, alimentação (plugues, cabos, etc).
O código 42 indica, no Monza, que o controle de avanço eletrônico da ignição, tarefa da UCE, está inoperante.
Isso explicaria o baixo desempenho do motor.
A UCE assume o controle do avanço em torno das 450 rotações do motor. A UCE depende de informação enviada pelo HEI para poder realizar essa tarefa.
Então, se a parte do HEI responsável por enviar a informação para a UCE falhar, a UCE fica no mato sem cachorro.
Se você testou tudo que existe em volta do HEI e não encontrou problemas, sugiro que instale um HEI que esteja comprovadamente bom e veja se o problema persiste.
O ruim disso é que o HEI é um componente caro. Mas eu já comprei e usei por algum tempo um desses xinglings de 40 reais.
Abs e boa sorte.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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