Ressuscitação GL 93/94

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Ressuscitação GL 93/94

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

LucasBD escreveu:Concerteza Robson, quando comecei a descobrir essa serie de fatos sobre meu Monza, me arrependi muito de ter comprado!!! aff... mas agora ja foi, como comentei comprei em um momento de pressa, e não esperava a má fé desse vendedor, as vezes agente acaba esquecendo que tem gente tão ruim no mundo. Estou pesquisando aqui no fórum e se souber de algo mais direcionado me fala também. O volante do motor do Monza automático realmente seria diferente do Monza manual?! e se o Monza manual rodar com o volante do automático a curto prazo prejudicaria o sistema de embreagem? pois talvez não poderia trocar esse kit agora.

Vou ligar pro rapaz da retifica pra saber se ja desmontou meu motor (medo de receber mais bombas), vimos pelo selos d'água quando desmontamos o motor que ele ja havia sido mexido, mas so quando abrir pra ver no certo, e quantas vezes. Se me autorizarem vou na retifica hoje pra ver o "coração etilico" como diz Robson Lott, aberto e o estado das peças. Se conseguir tiro umas fotos.
Eu tenho um jogo aqui usado, em bom estado. Até faria pra vc mais no jeito, mas acho que o frete tornaria inviável.... :(
Azul Atlantis 89 2.0
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Nenhum Monza para mercado interno teve sonda lambda e nem catalizador.
O ajuste fino de mistura e emissões de CO é feito por um potenciômetro com capa amarela, que fica no compartimento do motor, perto do amortecedor direito.

No Monza EFI a marcha lenta se altera por programa na IE. Não são todos scanners que tem acesso a esse ajuste. Em geral, marcha lenta alterada no Monza EFI não é ajuste e sim um defeito a ser corrigido.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LucasBD »

Entendi Carlos, quando peguei esse Monza, ele morria sempre na lenta, não podia parar em sinal, parada obrigatória, que morria na certa, transito lento então... quase morria de raiva. Então o mecânico disse que a troca do atuador de marcha lenta resolveria, aproveitei e mandei fazer uma limpeza no TBI também. Melhorou em termos, veja o que me acontecia ainda, toda vez pra ligar o carro eu tinha que acionar o acelerador, se não ele não ligava, apos ter ligado ficava em média uns 20 a 25 segundos acelerando ele bem de levinho, se não ficava morrendo, ai ele segurava a lenta, mas com um porem, as vezes a lenta ficava acilando, vezes muito acelerado, vezes com a rotação muuito baixinha, e raramente ficava com a lenta perfeita. Como meu motor já estava bichando, resolvi mandar pra retifica de uma vez, e acredito que quando voltar esse problema termine, mas não sei se uma coisa coisa tem a ver com a outra, tenho medo de que quando voltar continue com o mesmo defeito.

Outra duvida que tenho, o sistema de arrefecimento dele, foi feito uma alteração, todos os mecânicos que ja conversei dizem ser muito benefica, mas tenho minhas duvidas. Meu Monza, trabalha sempre com temperatura muito baixa, e a ventoinha sempre aciona antes do ponteiro da temperatura chegar ao meio, quando deixo o carro descer por exemplo eu uma BR na lenta, a marcação de temperatura vai abaixo da marcação azul. E reparei que o sistema saindo do radiador do meu Monza é diferente dos outros, veja a imagem abaixo do Meu:

Imagem

esta com a marcação 92-110 cº esta correto? meu motor é 2.0 alcool

e outra coisa, o reservatório de partida a frio dele esta desativado, com os fios cortados. Depois penso em mandar reativar, porque se o carro de fabrica com ele, é porque precisa dele.
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

kaioemmanuel, realmente com essa greve dos caminhoneiros acho que ta bem difícil ate conseguir uma agilidade nos fretes. No caso você venderia a quanto? se não quiser passar aqui me manda uma mensagem particular.
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Poxa, Lucas... que pena, cara... mas seu Monza foi bem fuçadinho, cara! Onde já se viu adaptar um cebolão, sendo que a ECU do seu sistema sabe muito bem como controlar o tempo de acionamento e monitoramento da temperatura do arrefecimento? :shock:

Aqui no Forum vc vai encontrar diagramas e esquemas de como funciona isso originalmente para a ECU EFI do teu carro, inclusive sobre o acionamento da partida a frio, cara... Não se desespere, ao contrário, se anime pq tem mta coisa que é SIMPLES de ser arrumada, q voltando para o original, vc vai ter OUTRO carro!

Ah, o Monza do nosso amigo Folster é um Ascona com Motronic digital, mesmo sistema do Vectra-A, diferente completamente da LE-Jetronic dos Monzas, ok!? :smt023 No meu caso, sendo essa última, o ajuste da marcha lenta é feito por adicionadores de ar avulsos e por um parafuso de entrada de ar by-pass'eada! :smt020

Abraços!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

LucasBD escreveu:Entendi Carlos, quando peguei esse Monza, ele morria sempre na lenta, não podia parar em sinal, parada obrigatória, que morria na certa, transito lento então... quase morria de raiva. Então o mecânico disse que a troca do atuador de marcha lenta resolveria, aproveitei e mandei fazer uma limpeza no TBI também. Melhorou em termos, veja o que me acontecia ainda, toda vez pra ligar o carro eu tinha que acionar o acelerador, se não ele não ligava, apos ter ligado ficava em média uns 20 a 25 segundos acelerando ele bem de levinho, se não ficava morrendo, ai ele segurava a lenta, mas com um porem, as vezes a lenta ficava acilando, vezes muito acelerado, vezes com a rotação muuito baixinha, e raramente ficava com a lenta perfeita. Como meu motor já estava bichando, resolvi mandar pra retifica de uma vez, e acredito que quando voltar esse problema termine, mas não sei se uma coisa coisa tem a ver com a outra, tenho medo de que quando voltar continue com o mesmo defeito.

Outra duvida que tenho, o sistema de arrefecimento dele, foi feito uma alteração, todos os mecânicos que ja conversei dizem ser muito benefica, mas tenho minhas duvidas. Meu Monza, trabalha sempre com temperatura muito baixa, e a ventoinha sempre aciona antes do ponteiro da temperatura chegar ao meio, quando deixo o carro descer por exemplo eu uma BR na lenta, a marcação de temperatura vai abaixo da marcação azul. E reparei que o sistema saindo do radiador do meu Monza é diferente dos outros, veja a imagem abaixo do Meu:

Imagem

esta com a marcação 92-110 cº esta correto? meu motor é 2.0 alcool

e outra coisa, o reservatório de partida a frio dele esta desativado, com os fios cortados. Depois penso em mandar reativar, porque se o carro de fabrica com ele, é porque precisa dele.

Com relação a instabilidade na marcha lenta, temos muiiitos tópicos aqui com a dúvida, soluções, procedimentos, defeitos... Usando a ferramenta de pesquisa encontra fácil essas informações.
Em geral é informação errada de sensores, como o VSS, CTS e o TPS ou o atuador de marcha lenta não consegue corrigir por sujeira no eixo e local no TBI.

Com relação ao arrefecimento, fizeram alterações ai. O Monza EFI não usa interruptor térmico do radiador. O controle de armar e desarmar a ventoinha é feito pela UCE, com base nas informações do sensor de temperatura CTS.
Se a temperatura cai abaixo da marca azul do painel, pode estar com a VT com aplicação errada, com defeito ou sem ela.

É preciso investigar o motivo dessa alteração. Pode ser que o carro sofria com super aquecimento e resolveram mascarar o defeito com essa alteração na VT e adicionado o interruptor térmico (cebolão). Não vejo que benefício isso pode trazer... Na minha opinião, quando tem problemas, esse deve ser reparado e não fazer alterações, a não ser que não se encontre mais a peça para reposição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

Ola Amigos -- Robson Lott, Carlos Freire, e a todos que estão acompanhando!!

Novas noticias.

Fui ate a retifica que esta com motor do Monzão. Pra ver o estado das peças antes da retifica, e se não tinha mais alguma bomba por ai!!

Mas dessa vez estava tudo nos conformes, o motor ja havia passado por "1" retifica apenas, pois estava com as peças em 0,25. Portanto o rapaz da retifica me garantiu que o motor vai ficar tinindo. O único porem é o que o comando de válvula dele esta beeeem gasto e com uns baita arranhões, por conta da falta de óleo, mas eles irão troca-lo por um novo STD.

Lá ele me mostrou um motor de um Monza que havia terminado de montar, pra ver como ficou, estava show de bola (pelo menos por fora) achei o pessoal bem comprometido com o serviço lá.

Abaixo algumas imagens (fortes) como diz nosso amigo Robson Lott.

Bloco (sera retificado)
Imagem

Pistão e Biela (os pistões serão trocados pelo 0,50, e as bielas retificadas)
Imagem

Cabeçote com o comando de válvula (que sera trocado)
Imagem

Virabrequim (sera retificado)
Imagem

Comando de Valvula (acho que nessa imagem não da pra perceber o desgaste)
Imagem
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos A Freire. A UCE do Monza, seria o modulo HEI?
Responder