Rafaelo escreveu:se tu comprar o pescador do 16V tu vai precisar adaptar da mesma forma... entao nao comprensa.
cara, pra te falar a verdade acho mais problema do que soluçao essa bomba 16V. é muito rolo pra fazer funcionar, e ainda tu tem que acertar a pescaria, compra um tubo e entortar é fod-a pq tem que ter a maquininha, tem que encher de areia. é uma mao do inferno. e tem que adaptar as flange e sugador. nao da pra dobrar na mao...
eu teria posto a do 8V nova e ja era. ate pq tu nao tem motivo pra ter uma bomba dessa.
e adaptar o cano ta tua 8V vai travar a bomba...
agora não tem jeito cara, paguei 300 conto nela na época, eu acho essa adaptação até simples demais, é que não tinha pensado no fluxo do pescador do monza, vc me alertou nisso.
o que o povo faz é isso aqui:
eu fiquei pensando se eu comprar um tubo de uns 35mm de cobre, eu curvo ele antes (não precisa curvar tanto, só o suficiente pra não bater no carter nas bordas, mesmo que fique em diagonal quase), amasso a ponta, removo aquela flange de chapa que tem na flange que fiz, soldo o cano direto, e aproveito apenas a tela e o bocal do pescador do monza soldada diretamente no cano.
pra dobrar eu consigo, eu tenho ferramenta indigena aqui pra curvar canos, e a solda o cara ia fazer de qqr jeito.
mesmo se não der certo curvar, ainda tenho isso:
vc ja mediu a pressão da tua bomba em marcha lenta, com o motor em aquecimento operacional Rafaelo? eu não lembro de ter visto isso no laptop que vc usa pra MS, ela gerencia a pressão do óleo tbm?
depois, se puder, mede lá e me diz quanto dá.
eu vi uma lenda em varios foruns de que a bomba original dos 2.0, com óleo quente, dá 0.5 bar na marcha lenta, ja essa bomba aqui, com óleo quente, manda 3bar na marcha lenta.
coy escreveu:Não entendi o porque do uso desta bomba tambem
o problema todo é pressão do óleo, coy.
no aspirado taxado, desde a primeira partida a frio, ja tem um esforço gigante de atrito das bronzinas no virabrequim, até o óleo começar a circular pelo motor.
depois que aquece, e bastante, o óleo afina muito, e a pressão cai mais ainda. ai soma, força da taxa de compressão contra as bronzinas, + o peso do carro, + cambiar o carro corretamente.
aqui na cidade é um clima de deserto, a noite faz frio, e de dia ferve, se eu usasse essa bomba original (se comprovada a pressão de 0.5 bar na marcha lenta, em operação) eu duvido que o meu motor ia durar muito.
essa bomba de óleo dos 2.4 16v, é a mesma usada no C20LET turbo lá na europa
Turbo:
C20NE (igual a do nosso, abri a minha pra confirmar)
mas se for ver, a unica coisa que precisou ser adaptada nesse projeto, foi o pescador. eu to até no lucro