Gm aspirado 2.2 cabeçote roletado

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Gm aspirado 2.2 cabeçote roletado

Mensagem não lida por 500EF »

Vejo com desconfiança este ganho de 30cv.

Este motor é bem destaxado. Mesmo tirando muita coisa do cabeçote para rodar no álcool, não vem taxa alta.

E se não for para rodar no álcool com taxa alta, aí que não acredito mesmo no ganho de 30cv prometido.

Edit: Seu segundo post veio depois que eu já tinha escrito. Estes números aí parecem mais fora da realidade que o primeiro ainda... Acho mais fácil você primeiro definir bem o que quer e depois falamos do que precisa para chegar lá.

Aspirado tem um problema. Quando o projeto sai do "basiquinho" e o investimento começa a ficar pesado, certamente viabiliza mudar de idéia e turbinar. Vem muito mais potência com o mesmo dinheiro.

E pode ter certeza que chegar aos 180cv (50% de aumento em relação ao seu original) não vai ser tão simples como trocar um cabeçote por outro. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
mcgyvernunes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por mcgyvernunes »

Pois é, como falei esta gaiola tem parte de baixo de 2.2, e a parte de cima cabeçote 2.4 da s10, roletado, tem o cabeçote baixado, talvez mais algum trabalho, 4x1 no coletor, sem abafadores, e uma injecao hardware progamavel, e usa álcool como combustivel, oque você acha? Segundo o dono são aproximadaente 180cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

mcgyvernunes escreveu:mais surgiu a possibilidade de eu comprar um cabeçote 2.4 roletado da s10 quase de graça
é o mesmo cabeçote N20XF e N24XF,
mcgyvernunes escreveu: ai vem a questão, a principio meu objetivo era por um cabeçote do astra roletado, o cabeçote de ambos são iguais?
sim cara, é a mesma peça nao existe diferença.
N20XF(nome correto do roletado) é de 2009 a 2012 astra,vectra,zafira tanto faz... tem varias aplicaçao a mesma engenharia :smt023
mcgyvernunes escreveu:Sera que não muda comando etc?
não muda, oque muda é a parte de baixo(pistao e bloco).
mcgyvernunes escreveu:E outra, um amigo mecânico ele tem uma gaiola com a parte de baixo do omega/vectra 2.2, a de cima cabeçote de s10 2.4, ele falo que só ai tem uns 150 cv, ( o cabeçote ta baixo) e tem uma injeção hardware TB que ele diz que acrescenta uns 20 cv, ou seja no final a gaiola ele falo que com tudo fica 180cv em media, pode isso ou ser outra historia pra boi dormir?
é o mesmo cabeçote N20XF e N24XF. oque muda é o pistao, mais nada!

valores exagerados esses... eu que tenho bem mais coisa que teu amigo(a principio), estimo algo mais proximo dos 165cv...
*2.0 alcool 11.5:1
*1 catalisador e 1 silenciador
*4X1 inox polido curto, saida 2" inox
*polimento dutos cabeçote
*filtro 2.5" sem restriçao, direto sem reduçao/camara anti ressonacia. filtragem de altavazao
*programaçao agressiva, muito avanço
*N20XF novo e original ECU MS2

pelo meus numeros da IE estou gerando pelo menos 160cv, saturei os flex antes mesmo do pico maximo. "calça curta"

180cv tem que ter um bom motivo, mais taxa por exemplo, escape, avanço forte, etc. so mesmo no dinamometro pra se confirmar, senao é so conversa de forum e blog. :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mcgyvernunes
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Entendo, a principio no meu omega 2.2 é um cabeçote roletado, ( me desculpem mais é que não to por dentro dessas nomes code (nx não SEO das quantas), agora não sei se deixo ele com a mesma medida( carro rodaria flex) ou táxo bem pra usar só no álcool, o ruim que acho que no álcool devo fazer em media uns 4 5 ( me corriga se estiver errado) creio que já vai da uma vida no meu carro concordam? De uns 116 acho que chega da uns 125 cv não? ( a outra coisa, se o vectra 2.0 seria o mesmo motor do omega mudando então a parte de cima e a injeção, no caso de uma reprogramação meu carro ficaria com seus 140 do vectra? ?, próximo passo e comprar um filtro esportivo Apollo( k e n) gostei dele pq ai posso fazer um redimencionamento melhor de entrada de ar sem expor tanto o filtro.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

mcgyvernunes escreveu:( me desculpem mais é que não to por dentro dessas nomes code (nx não SEO das quantas)
tranquilo nunes, agente ta aqui pra ensinar. não é deu dever saber, mas é o meu explicar o correto nao acha? é que quando alguem fala motor de astra ou vectra parece vago e fica parecendo que é so dele... oque na verdade nao é. é da familia 2 fase 3 no caso o N20XF. o 20 significa 2.0 e esse motor atendeu esses carros que te falei. e nao mudou nada, é a mesma engenharia 100% identica. eu sou meio chato fica tranquilo rsrsrsrs
mcgyvernunes escreveu:agora não sei se deixo ele com a mesma medida( carro rodaria flex) ou táxo bem pra usar só no álcool, o ruim que acho que no álcool devo fazer em media uns 4 5 ( me corriga se estiver errado) creio que já vai da uma vida no meu carro concordam? De uns 116 acho que chega da uns 125 cv não? ( a outra coisa, se o vectra 2.0 seria o mesmo motor do omega mudando então a parte de cima e a injeção, no caso de uma reprogramação meu carro ficaria com seus 140 do vectra? ?, próximo passo e comprar um filtro esportivo Apollo( k e n) gostei dele pq ai posso fazer um redimencionamento melhor de entrada de ar sem expor tanto o filtro.
certamente ele ta com mais 2 decimos no STD de taxa do original do motor. 9.4:1 ? nao sei se o 2.2 é 9.2:1 de qualquer forma ta legal. mas se quer andar no alcool nao vale apena estragar um cabeçote desse lascando ele todo. eu sinceramente nao faria um crime desse. é caro, e nao vai mudar em nada, so vai troca de combustivel e gastar muito. andar com 11.2:1 alcool com avanço mole como o C22NE é melhor deixar como esta.

ou faz a coisa certa ou nao faz. senao tu se arrepende depois. minha dica é tu manter na gasolina original os 2.2 porem taxar mais pra algo como 10.5:1 ficaria bem legal e seguro, taxa ele tirando 1.0mm ja deve dar isso. filtro se quiser tanto faz...

alcool pra fica bom tem que esta acima dos 12:1 ou tascar muito avanço como é meu caso com o N20XF 11.5:1 eu tenho muito avanço no motor pra compensar a falta de taxa, mas ECU OEM nao da pra fazer isso oque te limita em tudo. entao o mais facil pra ti, é manter gasolina original, taxa pra 10.5:1 e aproveitar o roletado. e se ainda achar pouco coloque um polia ajustavel, 4X1, tira o catalisador e ja vai ter facil 150cv

agora se for abrir o motor pra retificar ae sim valeria apena passar pra alcool.

veja bem, nao é pq tu botou o cabeçote N20XF que tu vai conseguir os 140cv
1° que essa potencia é do alcool. gasolina sao 136cv
2° teria que ter o coletor admissao do mesmo(não sei se tu tem ele no teu omega)
3° teria que ter a ECU 7.9.9

certamente ele deve estar mais forte do jeito que esta, mas se taxar ele vai fica bem melhor, e se melhorar a curva de potencia com a ajustavel deixando ele menos "jipe" ae sim fica forte em alta, onde o rolete mostra serviço :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR

No 2.2 para vir taxa alta, tem que trocar os pistões pelos do 2.0 (flex ou álcool).

Aí chega fácil aos 13 ou 14:1, tirando pouca coisa do cabeçote.

Mas, como eu disse, primeiro você tem que definir bem o que quer... ;)
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
mcgyvernunes
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Boa tarde, são nessas horas que me pergunto que tipo de curso de mecânica que fiz haahahahaaha pqp não sei essas paradas básicas de siglas e tal.
Ta mais que certo explicar amigo, sou a favor disso! Mais de qualquer forma não peguei bem esses termos n20.. Igual o motor do calibra c20 alguma coisa, sei agora que o 20 significa 2.0 Hahaahaja, bom como assim 2 décimos a mais no STD? Sim o motor 2.2 é 9.2;1.
Ou seja sua dica de passar da taxa original pra 10.5;1?
O filtro do modelo Apollo da k e n gostei pelo fato de eu ter a possibilidade de conseguir ter um melhor redimensionamento de ar frio pra o motor, pois eu posso moldar onde a entrada de ar fica melhor, avanço você diz no ponto do motor? Tua ie não é progamavel? catalisador aqui não tem mais, é oco, só preciso por um abafador no lugar, 4x1 vem depois do cabeçote, ai vou ver entre a inox ou uma de aço mesmo porem se for viável $$ o banho de caramica não tornando o preço de uma em inox faco ela, a polia regulável é pra adiantar o ponto? E quanto?
Então você diz que consigo atingir 150 cv medianos usando taxa de 9.2;1 pra 10.5;1 no roletado, rodando na gasolina com polia e 4x1? Pretendo chipar ele mais tarde depois que por o cabeçote roletado, e oque eu quero da vida pro meu carro? Um carro mais forte pro dia a dia quebnao bebaa igual ah um v8, nada muito exagerado, tanto que ate agora minhas idéias elas não passaram pro lado que diminuirá o consumo e tal, meu carro atualmente faz de 7 a 8, e obvio que nas primeiras semanas de cabeçote novo vou gastar um pouco mais pela empolgação, mais isso são detalhes, hahaha,
500EF
MODERADOR

Se é para montar aspirado, EU seguiria por outro caminho:

- Pistões de 2.0 (Flex ou álcool)
- Cabeçote rebaixado para a taxa chegar a 14:1 (se a grana permitir, pode usar o "roletado", caso contrário, vai de original mesmo)
- Cano reto no lugar do catalisador
- Velas grau 8 NGK
- Bicos retrabalhados para alimentar no álcool mantendo a pressão da linha original (+35% de vazão)
- Injeção original
- Ignição CDI

Dá uma passada no tópico do meu astra 2.0. Foi isso que fiz nele.

Passei a andar na frente de FIAT TJet e Focus 2.0 16v (ambos na casa dos 150cv).

O tempo de retomada de 60 a 130 km/h caiu 3 segundos (isso é muuuuuita coisa... Imagine você parado na beira da estrada, um carro passa a 130 km/h, você conta 0....1....2....3, aí passa o outro carro).

E o seu ainda é 2.2... ;)

Videozinho em pista de teste, numa leve subida:

https://www.youtube.com/watch?v=_3yiWswhxPo
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder