Luz da injeção acendendo!
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Luz da injeção acendendo!
Boa Noite!
Gostaria que me ajudassem com uma dúvida por favor!
Tenho um monza 1.8 efi 1993, bem, já levei em três mecânicos que passaram 4 scanners diferentes e disseram que não tem nada errado com a injeção. Acontece o seguinte, quando ando ele não apresenta nenhuma anomalia, mas andando principalmente no trânsito ele ao esquentar falha a aceleração e acende a luz da injeção no painel, pude perceber que ao desligar e religar o relê que fica do lado direito da caixa de fusíveis esquenta bastante, parece que não consegue fechar, ao deixar um tempo desligado ele volta ao normal, mas mesmo com a luz acesa ele não falha e não apresenta nada a não ser que fica bem lerdo, gostaria por favor que me ajudassem, desde já obrigado!
Marcelo Ap.
Gostaria que me ajudassem com uma dúvida por favor!
Tenho um monza 1.8 efi 1993, bem, já levei em três mecânicos que passaram 4 scanners diferentes e disseram que não tem nada errado com a injeção. Acontece o seguinte, quando ando ele não apresenta nenhuma anomalia, mas andando principalmente no trânsito ele ao esquentar falha a aceleração e acende a luz da injeção no painel, pude perceber que ao desligar e religar o relê que fica do lado direito da caixa de fusíveis esquenta bastante, parece que não consegue fechar, ao deixar um tempo desligado ele volta ao normal, mas mesmo com a luz acesa ele não falha e não apresenta nada a não ser que fica bem lerdo, gostaria por favor que me ajudassem, desde já obrigado!
Marcelo Ap.
Marcelo Aparecido Candido
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Re: Luz da injeção acendendo!
Marcelo, também já tive problema parecido
. A luz de anomalia acendia de vez em quando (dando uma pequena falhada no motor, quase imperceptível) mas o carro continuava a funcionar em alta rotação de maneira normal. Em marcha lenta com a luz acesa, às vezes (só às vezes) a rotação caia e se não acelerasse rápido, apagava. A luz de anomalia de repente se apagava, sozinha. Então ela acendia e apagava aparentemente do nada. Tinha épocas em que isso era infernalmente sistemático. Passava às vezes um bom tempo sem ocorrer :smt017 . às vezes, acendia após bom tempo de funcionamento. às vezes, já acendia na partida. Muito irritante!
Bem, a conclusão que chequei é que se tratava de mal contato. Para descobrir onde, usei o WD40 nos contatos elétricos dos conectores. Atenção: apenas use WD40, que é o único que não contém silicone na formulação. No meu caso, o mau contato estava nos conectores (talvez mais de um) no TBI (atuador de marcha lenta, sensor de posição e bico injetor). Quando aplicava wd40 com o tubinho aplicador nestes locais, o problema desaparecia, às vezes por meses. Então um dia resolvi também aplicar WD40 nos terminais dos relés e fusíveis na caixa de fusíveis. Impressionante como a iluminação de faróis e atuação da buzinas melhoro. A rigor, todo o sistema elétrico apresntou melhora. Se você for paciente e habilidoso, remova a tampinha de cada relé e aplique WD40 na região dos contatos.
Sei que vai aparecer gente aqui que não vai recomendar WD40 por ser "supostamente" isolante. Não, não é isolante, apesar de apresentar propriedade dielétrica, quando não considerado como um "filme" de dimensões mínimas. Mas é poderoso desengordurante. Uso sem medo em eletricidade e eletrônica sempre com bons resultados. Tem Monzeiro aqui que já usou WD40 para lavar motor. Não é poderoso como um descarbonizante (tipo Car80), mas é ótimo para limpeza de natureza graxa. Aprendi com pessoas que fazem manutenção de sistemas aeronáuticos, inclusive na proteção ao vôo. Nesta área sensível (concorda?) usa-se primeiramente um limpa contatos, para decapar zinabres e WD40 logo em seguida para desengordurar e lubrificar.
Por que dos mal contatos? Observe um terminal automotivo: é "crimpado". Claro que se trata de um processo que permite produtividade. Soldar fios em terminais não é produtivo. Ocorre que a crimpagem pode ser boa ou deficiente. Já peguei motor de trava elétrica novinho, sem uso, que saiu o terminal na mão. Texto, um por um, todos os terminais crimpados antes de usar, dando um puxão. De maneira geral, terminais em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, são hoje sempre crimpados. Há alguns eletrodomésticos marca "barbante" que usam terminais crimpados sobre fios de cobre nús. A crimpagem deve ser feita apenas com terminais e fios, ambos estanhados, pois com a pressão do alicate crimpador (ou máquina CNC crimpadora), o estanho de ambas as partes se aquece e derrete, fazendo uma boa conexão elétrica. Mesmo assim, se a pressão for insuficiente, não haverá conexão adequada, e com o tempo sujidades diversas, principalmente graxas, se imiscuem entre o terminal e o fio.
Esta minha experiência em particular me animou a adquirir no ML um inversor 12VDC/220VAC de 175W (15A), onde posso ligar o ferro de soldar, a micro-retífica, a pistolinha de solda quente, ou qualquer aparelho 220V de até uns 120W. É um produto barato, com preço entre R$60 e R$80. Sempre que estou revisando algo no sistema elétrico ou instalando algo novo, faço a soldagem nos terminais. Há colegas Monzeiros que alegam que não se deveria soldar terminais, pois a solda pode provocar corrosão. Isso só é verdade se a soldagem for feita com estanho de má qualidade que exija uso de pasta de soldar, que é fortemente ácida, e por ser pasta, não evapora facilmente com o calor, atacando então os metais com o tempo. Não há problema nenhum se a soldagem for feita com solda para eletrônica, que tem fluxo interno. Uso a azul da marca Best, e soldagens que fiz há mais de 40 anos estão perfeitas.
Cuide dos terminais de seu carro que você não terá dores de cabeça.


Bem, a conclusão que chequei é que se tratava de mal contato. Para descobrir onde, usei o WD40 nos contatos elétricos dos conectores. Atenção: apenas use WD40, que é o único que não contém silicone na formulação. No meu caso, o mau contato estava nos conectores (talvez mais de um) no TBI (atuador de marcha lenta, sensor de posição e bico injetor). Quando aplicava wd40 com o tubinho aplicador nestes locais, o problema desaparecia, às vezes por meses. Então um dia resolvi também aplicar WD40 nos terminais dos relés e fusíveis na caixa de fusíveis. Impressionante como a iluminação de faróis e atuação da buzinas melhoro. A rigor, todo o sistema elétrico apresntou melhora. Se você for paciente e habilidoso, remova a tampinha de cada relé e aplique WD40 na região dos contatos.
Sei que vai aparecer gente aqui que não vai recomendar WD40 por ser "supostamente" isolante. Não, não é isolante, apesar de apresentar propriedade dielétrica, quando não considerado como um "filme" de dimensões mínimas. Mas é poderoso desengordurante. Uso sem medo em eletricidade e eletrônica sempre com bons resultados. Tem Monzeiro aqui que já usou WD40 para lavar motor. Não é poderoso como um descarbonizante (tipo Car80), mas é ótimo para limpeza de natureza graxa. Aprendi com pessoas que fazem manutenção de sistemas aeronáuticos, inclusive na proteção ao vôo. Nesta área sensível (concorda?) usa-se primeiramente um limpa contatos, para decapar zinabres e WD40 logo em seguida para desengordurar e lubrificar.
Por que dos mal contatos? Observe um terminal automotivo: é "crimpado". Claro que se trata de um processo que permite produtividade. Soldar fios em terminais não é produtivo. Ocorre que a crimpagem pode ser boa ou deficiente. Já peguei motor de trava elétrica novinho, sem uso, que saiu o terminal na mão. Texto, um por um, todos os terminais crimpados antes de usar, dando um puxão. De maneira geral, terminais em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, são hoje sempre crimpados. Há alguns eletrodomésticos marca "barbante" que usam terminais crimpados sobre fios de cobre nús. A crimpagem deve ser feita apenas com terminais e fios, ambos estanhados, pois com a pressão do alicate crimpador (ou máquina CNC crimpadora), o estanho de ambas as partes se aquece e derrete, fazendo uma boa conexão elétrica. Mesmo assim, se a pressão for insuficiente, não haverá conexão adequada, e com o tempo sujidades diversas, principalmente graxas, se imiscuem entre o terminal e o fio.
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Re: Luz da injeção acendendo!
Marcelo 650 escreveu:Boa Noite!
Gostaria que me ajudassem com uma dúvida por favor!
Tenho um monza 1.8 efi 1993, bem, já levei em três mecânicos que passaram 4 scanners diferentes e disseram que não tem nada errado com a injeção. Acontece o seguinte, quando ando ele não apresenta nenhuma anomalia, mas andando principalmente no trânsito ele ao esquentar falha a aceleração e acende a luz da injeção no painel, pude perceber que ao desligar e religar o relê que fica do lado direito da caixa de fusíveis esquenta bastante, parece que não consegue fechar, ao deixar um tempo desligado ele volta ao normal, mas mesmo com a luz acesa ele não falha e não apresenta nada a não ser que fica bem lerdo, gostaria por favor que me ajudassem, desde já obrigado!
Marcelo Ap.
Não tem defeito e fica acendendo a luz de anomalia?
Não adianta nada ter equipamentos e não saber usar... Tem que fazer as medições e testes de sensores da IE com veículo em movimento ou simulando as condições em que o sintoma ocorre.
Desta forma vai encontrar com certa facilidade o defeito.
Colocar o scanner no momento em que tudo funciona não vai encontrar defeito mesmo.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Luz da injeção acendendo!
Bem, troquei a sensor MAP, o sensor de temperatura da ventoinha e a luz continua acendendo depois que o carro esquenta, digo, ao dar uma volta anadando normalmente ele de repente falha e acende a luz de anomalia, alguém já teve um problema parecido?
Marcelo Aparecido Candido
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Re: Luz da injeção acendendo!
Se não fizer as avaliações com os equipamentos adequados e de forma correta como foi mencionado acima, terá muita dificuldade de encontrar o defeito.
Ficar trocando peças boas por peças novas só aumenta o custo e tempo da manutenção, além de correr o risco de adicionar mais defeito ao que já está. Peças novas podem vir com defeitos ou serem mal aplicadas.
Abs,
Carlos Freire
Ficar trocando peças boas por peças novas só aumenta o custo e tempo da manutenção, além de correr o risco de adicionar mais defeito ao que já está. Peças novas podem vir com defeitos ou serem mal aplicadas.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Luz da injeção acendendo!
Marcelo, preste atenção ao que disse o amigo Carlos Freire. Não fique trocando peças. Economize dinheiro e o tempo você investe em investigação ou em manutenção preventiva. E antes de tudo, não fique apavorado. O acendimento da luz de anomalia não é preocupante a ponto de perder o sono. Vá com calma que você chega lá. Como eu falei antes, tive problema semelhante, e levei mais de 1 ano para solucionar. Era, como eu disse, mal contato na crimpagem de terminais.
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Re: Luz da injeção acendendo!
Só tenho duas observações:
1 - WD40 é demais!
2 - O Carlos Freire manja muito!
Sem mais, rs
1 - WD40 é demais!
2 - O Carlos Freire manja muito!
Sem mais, rs
Acompanhe a restauração do meu Monza!
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viewtopic.php?f=43&t=27770
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Re: Luz da injeção acendendo!
Pessol o Meu Ta Com Os Mesmos Sintomas,Porem Vez Em Quando Desativa a Buzina Será Que Tem Alguma Relação? Já Troquei Hidro vácuo pois saia ar e aceleração alta Quando Pisava No Freio e nada,troquei mangueira com rachadura da TBI Continua Afogando e acendendo a bendita luz! Semana Que Vêm Vou Testar Um Atuador Da Marcha Lenta Quem Sabe Né!!!