Luz da injeção acendendo!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Marcelo 650
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 04 Jan 2011, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Luz da injeção acendendo!

Mensagem não lida por Marcelo 650 »

Boa Noite!

Gostaria que me ajudassem com uma dúvida por favor!
Tenho um monza 1.8 efi 1993, bem, já levei em três mecânicos que passaram 4 scanners diferentes e disseram que não tem nada errado com a injeção. Acontece o seguinte, quando ando ele não apresenta nenhuma anomalia, mas andando principalmente no trânsito ele ao esquentar falha a aceleração e acende a luz da injeção no painel, pude perceber que ao desligar e religar o relê que fica do lado direito da caixa de fusíveis esquenta bastante, parece que não consegue fechar, ao deixar um tempo desligado ele volta ao normal, mas mesmo com a luz acesa ele não falha e não apresenta nada a não ser que fica bem lerdo, gostaria por favor que me ajudassem, desde já obrigado!

Marcelo Ap.
Marcelo Aparecido Candido
São José dos Campos - SP
Monza GL 1.8 Série 650
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Luz da injeção acendendo!

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Marcelo, também já tive problema parecido :( . A luz de anomalia acendia de vez em quando (dando uma pequena falhada no motor, quase imperceptível) mas o carro continuava a funcionar em alta rotação de maneira normal. Em marcha lenta com a luz acesa, às vezes (só às vezes) a rotação caia e se não acelerasse rápido, apagava. A luz de anomalia de repente se apagava, sozinha. Então ela acendia e apagava aparentemente do nada. Tinha épocas em que isso era infernalmente sistemático. Passava às vezes um bom tempo sem ocorrer :smt017 . às vezes, acendia após bom tempo de funcionamento. às vezes, já acendia na partida. Muito irritante! :(

Bem, a conclusão que chequei é que se tratava de mal contato. Para descobrir onde, usei o WD40 nos contatos elétricos dos conectores. Atenção: apenas use WD40, que é o único que não contém silicone na formulação. No meu caso, o mau contato estava nos conectores (talvez mais de um) no TBI (atuador de marcha lenta, sensor de posição e bico injetor). Quando aplicava wd40 com o tubinho aplicador nestes locais, o problema desaparecia, às vezes por meses. Então um dia resolvi também aplicar WD40 nos terminais dos relés e fusíveis na caixa de fusíveis. Impressionante como a iluminação de faróis e atuação da buzinas melhoro. A rigor, todo o sistema elétrico apresntou melhora. Se você for paciente e habilidoso, remova a tampinha de cada relé e aplique WD40 na região dos contatos.

Sei que vai aparecer gente aqui que não vai recomendar WD40 por ser "supostamente" isolante. Não, não é isolante, apesar de apresentar propriedade dielétrica, quando não considerado como um "filme" de dimensões mínimas. Mas é poderoso desengordurante. Uso sem medo em eletricidade e eletrônica sempre com bons resultados. Tem Monzeiro aqui que já usou WD40 para lavar motor. Não é poderoso como um descarbonizante (tipo Car80), mas é ótimo para limpeza de natureza graxa. Aprendi com pessoas que fazem manutenção de sistemas aeronáuticos, inclusive na proteção ao vôo. Nesta área sensível (concorda?) usa-se primeiramente um limpa contatos, para decapar zinabres e WD40 logo em seguida para desengordurar e lubrificar.

Por que dos mal contatos? Observe um terminal automotivo: é "crimpado". Claro que se trata de um processo que permite produtividade. Soldar fios em terminais não é produtivo. Ocorre que a crimpagem pode ser boa ou deficiente. Já peguei motor de trava elétrica novinho, sem uso, que saiu o terminal na mão. Texto, um por um, todos os terminais crimpados antes de usar, dando um puxão. De maneira geral, terminais em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, são hoje sempre crimpados. Há alguns eletrodomésticos marca "barbante" que usam terminais crimpados sobre fios de cobre nús. A crimpagem deve ser feita apenas com terminais e fios, ambos estanhados, pois com a pressão do alicate crimpador (ou máquina CNC crimpadora), o estanho de ambas as partes se aquece e derrete, fazendo uma boa conexão elétrica. Mesmo assim, se a pressão for insuficiente, não haverá conexão adequada, e com o tempo sujidades diversas, principalmente graxas, se imiscuem entre o terminal e o fio.

Esta minha experiência em particular me animou a adquirir no ML um inversor 12VDC/220VAC de 175W (15A), onde posso ligar o ferro de soldar, a micro-retífica, a pistolinha de solda quente, ou qualquer aparelho 220V de até uns 120W. É um produto barato, com preço entre R$60 e R$80. Sempre que estou revisando algo no sistema elétrico ou instalando algo novo, faço a soldagem nos terminais. Há colegas Monzeiros que alegam que não se deveria soldar terminais, pois a solda pode provocar corrosão. Isso só é verdade se a soldagem for feita com estanho de má qualidade que exija uso de pasta de soldar, que é fortemente ácida, e por ser pasta, não evapora facilmente com o calor, atacando então os metais com o tempo. Não há problema nenhum se a soldagem for feita com solda para eletrônica, que tem fluxo interno. Uso a azul da marca Best, e soldagens que fiz há mais de 40 anos estão perfeitas.

Cuide dos terminais de seu carro que você não terá dores de cabeça.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17898
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Luz da injeção acendendo!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Marcelo 650 escreveu:Boa Noite!

Gostaria que me ajudassem com uma dúvida por favor!
Tenho um monza 1.8 efi 1993, bem, já levei em três mecânicos que passaram 4 scanners diferentes e disseram que não tem nada errado com a injeção. Acontece o seguinte, quando ando ele não apresenta nenhuma anomalia, mas andando principalmente no trânsito ele ao esquentar falha a aceleração e acende a luz da injeção no painel, pude perceber que ao desligar e religar o relê que fica do lado direito da caixa de fusíveis esquenta bastante, parece que não consegue fechar, ao deixar um tempo desligado ele volta ao normal, mas mesmo com a luz acesa ele não falha e não apresenta nada a não ser que fica bem lerdo, gostaria por favor que me ajudassem, desde já obrigado!

Marcelo Ap.

Não tem defeito e fica acendendo a luz de anomalia?
Não adianta nada ter equipamentos e não saber usar... Tem que fazer as medições e testes de sensores da IE com veículo em movimento ou simulando as condições em que o sintoma ocorre.
Desta forma vai encontrar com certa facilidade o defeito.

Colocar o scanner no momento em que tudo funciona não vai encontrar defeito mesmo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Marcelo 650
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 04 Jan 2011, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz da injeção acendendo!

Mensagem não lida por Marcelo 650 »

Bem, troquei a sensor MAP, o sensor de temperatura da ventoinha e a luz continua acendendo depois que o carro esquenta, digo, ao dar uma volta anadando normalmente ele de repente falha e acende a luz de anomalia, alguém já teve um problema parecido?
Marcelo Aparecido Candido
São José dos Campos - SP
Monza GL 1.8 Série 650
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17898
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Luz da injeção acendendo!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se não fizer as avaliações com os equipamentos adequados e de forma correta como foi mencionado acima, terá muita dificuldade de encontrar o defeito.
Ficar trocando peças boas por peças novas só aumenta o custo e tempo da manutenção, além de correr o risco de adicionar mais defeito ao que já está. Peças novas podem vir com defeitos ou serem mal aplicadas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Luz da injeção acendendo!

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Marcelo, preste atenção ao que disse o amigo Carlos Freire. Não fique trocando peças. Economize dinheiro e o tempo você investe em investigação ou em manutenção preventiva. E antes de tudo, não fique apavorado. O acendimento da luz de anomalia não é preocupante a ponto de perder o sono. Vá com calma que você chega lá. Como eu falei antes, tive problema semelhante, e levei mais de 1 ano para solucionar. Era, como eu disse, mal contato na crimpagem de terminais.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
tmcvaglieri
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Jul 2013, 09:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz da injeção acendendo!

Mensagem não lida por tmcvaglieri »

Só tenho duas observações:

1 - WD40 é demais!
2 - O Carlos Freire manja muito!

Sem mais, rs
Acompanhe a restauração do meu Monza!

Monza GLS 1994 Alcool - Ja rodou mais de 500.000 km


viewtopic.php?f=43&t=27770
Avatar do usuário
Wellington Silva
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 10 Nov 2014, 02:00
Cidade: Ribeirao Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Luz da injeção acendendo!

Mensagem não lida por Wellington Silva »

Pessol o Meu Ta Com Os Mesmos Sintomas,Porem Vez Em Quando Desativa a Buzina Será Que Tem Alguma Relação? Já Troquei Hidro vácuo pois saia ar e aceleração alta Quando Pisava No Freio e nada,troquei mangueira com rachadura da TBI Continua Afogando e acendendo a bendita luz! Semana Que Vêm Vou Testar Um Atuador Da Marcha Lenta Quem Sabe Né!!!
Responder