CARCAÇA DE ALUMÍNIO OU PLÁSTICA
No Manual do Proprietário a recomendação é trocar a cada 10.000 Km.
Eu já havia aberto o filtro de carcaça plástica há algum tempo e juntei a foto dela no último conjunto que segue.
Mas, de certa forma eu fiquei surpreso com a sujidade e a ‘geleca’ grudada nas paredes da carcaça de alumínio.
Penso que é o mesmo fator que faz gerar incrustações quando se passa água por um cano de alumínio e há um meio elétrico, que é o caso dos chuveiros e que formam pedrinhas de óxido e que entopem o crivo do chuveiro.
Aqui na carcaça do filtro deve ocorrer o mesmo, pois há uma corrente negativa circulando no meio liquido (no meu caso álcool hidratado).
editado: Hoje, 02.11.14 verificando a carcaça, a geleca secou e virou pó, isto é, óxido de alumínio e mais alguma coisa (?)
Na saída do filtro, caninho mais fino, também forma a geleca, por que é um reação química num meio elétrico, e, certamente vai parar no filtro da válvula injetora. Ao meu ver, EVITE filtros com carcaça de alumínio.
![Imagem](http://i58.tinypic.com/2gtyj9d.jpg)
![Imagem](http://i59.tinypic.com/2mq5apy.jpg)
A minha sugestão é trocar o filtro de combustível com no máximo 5.000 Km, efetuando juntamente com a troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível.
Custo médio:
4 litros de óleo lubrificante = R$ 90,00
1 filtro de óleo = R$ 11,50
1 filtro de ar = R$ 10,50
1 filtro de combustível = R$ 15,00
Quem roda 5.000 km a cada 3 meses penso que pode esperar os 10.000 Km
Quem roda 5.000 km a cada 6 meses e em regime pesado (cidade e congestionamento) não dá para esperar mais.
O filtro de ar há a chance de virar 180º no 3º mes e aproveitar bem.
![Imagem](http://i62.tinypic.com/2q9glmw.jpg)
Monza à gasolina além dos ‘batismos’ com solventes, água e outros(óxido de ferro), em grau maior que o álcool, a gasolina comum ‘pode’ sedimentar goma, que é semelhante à ’geleca’ da 1ªs fotos. Se for GNV a gasolina comum costuma deteriorar aumentando o índice de goma.
Portanto, não deixe seu motor asmático ou alérgico e nem com ‘arteriosclerose’.
viewtopic.php?f=15&t=30809
Nos EFIs o combustível passa pelo filtro do pescador no tanque,
filtro interno da bomba de combustível,
filtro de combustível e depois pelo
filtro da válvula injetora.
O filtro de combustível saturado vai impor um esforço maior na bomba de combustível gerando desgaste prematuro.
Bomba Delphi = R$ 180,00
Bomba M. Marelli R$ 107,00
01.11.14
waldir