Nao, eu nao inverti nao, pode ser que nao fui claro na minha colocação.vrsilva escreveu:Leandro infelizmente eu nunca mais vi o video que tinha achado de uma oficina gringa mostrando o funcionamento do ivtec sem a tampa do comando...
E você inverteu as bolas... 99% dos comandos variáveis variam apenas o avanço ou retardo... Pra variar o ataque e/ou tempo de abertura da válvula só é possível alterando o lobe e os comandos do ivtec tem lobe cônico ou seja dependendo da situação o comando pode ser manso ou brabo... E ainda ter variação de fase... No video que eu tinha visto era um cívic si, pode ser por isso...
Mas o resto como já havia dito varia somente a fase do comando...
vrsilva basicamente existe dois tipo de comando variável o iVTEC que varia o over-lop (profundidade de abertura da válvula), ele abre mais ou menos a válvula de admissão porem nao o tempo que ele fica com o abrimento total. Ja o VVT ele varia o diagrama de válvulas (adiantando ou atrasando o abrimento das válvulas), tendo o VVT que é so o comando de admissão e o DVVT que varia os dois comando. E agora o motor MultiAir que é uma concepção pois ele na tem comando e é parecido com o valvetronic onde o controle do ar é feito pela válvula, alem disso ele pode varia o diagrama, p over-lop e quantas vezes o comando abre durante a admissão da mistura. Alem disso nao é 99% dos comando alteram o diagrama, alem do VTEC existem outros como o variocam da porsche.
Agora nao sei sobre o Civic SI, mas da uma olhadinha no vídeo que postei que ele mostra comando por comando. Segue o link
https://www.youtube.com/watch?v=3DJPVoD27Z4