Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

vrsilva escreveu:Leandro infelizmente eu nunca mais vi o video que tinha achado de uma oficina gringa mostrando o funcionamento do ivtec sem a tampa do comando...

E você inverteu as bolas... 99% dos comandos variáveis variam apenas o avanço ou retardo... Pra variar o ataque e/ou tempo de abertura da válvula só é possível alterando o lobe e os comandos do ivtec tem lobe cônico ou seja dependendo da situação o comando pode ser manso ou brabo... E ainda ter variação de fase... No video que eu tinha visto era um cívic si, pode ser por isso...

Mas o resto como já havia dito varia somente a fase do comando...
Nao, eu nao inverti nao, pode ser que nao fui claro na minha colocação.

vrsilva basicamente existe dois tipo de comando variável o iVTEC que varia o over-lop (profundidade de abertura da válvula), ele abre mais ou menos a válvula de admissão porem nao o tempo que ele fica com o abrimento total. Ja o VVT ele varia o diagrama de válvulas (adiantando ou atrasando o abrimento das válvulas), tendo o VVT que é so o comando de admissão e o DVVT que varia os dois comando. E agora o motor MultiAir que é uma concepção pois ele na tem comando e é parecido com o valvetronic onde o controle do ar é feito pela válvula, alem disso ele pode varia o diagrama, p over-lop e quantas vezes o comando abre durante a admissão da mistura. Alem disso nao é 99% dos comando alteram o diagrama, alem do VTEC existem outros como o variocam da porsche.

Agora nao sei sobre o Civic SI, mas da uma olhadinha no vídeo que postei que ele mostra comando por comando. Segue o link

https://www.youtube.com/watch?v=3DJPVoD27Z4
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:comando variável o iVTEC que varia o over-lop (profundidade de abertura da válvula)
Leandro, overlap é o cruzamento de valvulas nao tem relaçao com (profundidade de abertura da válvula)

isso é chamado de lift.

tu pode ter um comando Y de 10° de overlap com lift 6mm, ou ter o mesmo comando X com 10° overlap com lift 8mm. o lift seria o "PMI" da valvula, seu ponto maximo de extensão.

----------------

so vai mudar o grau(distancia) do overlap, com a variação da distancia abertura das valvula ADM ou ESC. o comando variavel basico apenas adianta ou atrasa o acionamento das valvulas ADM ou ESC ou ambas(como uma polia regulavel mecanica o faz) mantendo o mesmo tempo de abertura de valvulas e por tanto nao alterando o overlap...

mais existe o modelo de comando varaivel que voces falaram que varia o tempo de abertura das valvulas ae sim o over lap vai mudar. seria a mesma coisa que ter um comando com 240° ADM/ESC que pude-se variar sua extensão ate 255° ae sim o overlap mudaria pra mais grau de comprimento. geralmente os 255° fictício é com pe em baixo e alta rotaçao onde overlap nao faz sentido algum ter ele curto.

um comando 16V tem vantagem no 8V se tratando de variação pq o mesmo pode ser feito um "jogo" no motor. ja que as valvulas sao separadas.

comando é algo bem complexo em especial quando agente fala desses comando dinâmico.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

verdade Rafaelo inverti pois eu iria fala do LIft e do over-lop, porem nao o fiz e ainda inverti as coisa.

So um detalhe pois os carros produzidos depois de 2000 nao "tem mais o over-lop" pois o mesmo produzia HC quer é o combustível não queimado, e para reduzir as emissões eliminaram o over-lop.

Obrigado pela correção Rafaelo.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:So um detalhe pois os carros produzidos depois de 2000 nao "tem mais o over-lop" pois o mesmo produzia HC quer é o combustível não queimado, e para reduzir as emissões eliminaram o over-lop.
onde tu leu isso? nao tem relaçao alguma, todo motor com comando tem cruzamento, o N20XF tem 10° apenas e é atual. um motor sem overlap funcionaria quadrado

tu tem que lembrar que quanto maior o overlap menos vacuo produz, se menos vacuo produz, suga menos combustivel, e se suga menos mais poluente gera ou melhor mais consumo.

veja meu topico sobre comando que la explico oque é um overlap

comando de carro de passeio fica entre 8 a 15° varia muito. acho que tu se confundido tudo ae :) nao existe motor 4T sem overlap.

vo te explica: ao cruzar as valvulas da adm e esc(transição) o peso dos gases faz sugar a mistura pra dentro ja que adm vai ta levemente aberta, lembre-se pistao ainda em PMS. é justamente o contrario que tu ta imaginando, o overlap foi feito justamente pra melhorar a queima e nao piorar... é por isso que ele é pequeno pra dar mais vacuo e sugar mais a mistura por inercia dos gases. assim quando o pistao descer pra ADM boa parte ja vai estar ali(mistura)


sabe pq comando esportivo embaralha? pq tem o overlap muito grande, baixo vacuo, baixa taxa de inercia dos gases, motor fica fraco em baixa ou lenta, isso é devido o alto grau da duraçao das valvula.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Rafaelo essa informação veio direto dos professores do SENAI-SP (automobilistica.sp.senai.br) que é referencia em automobilista no brasil a nível técnico, sim tem motores 4 tempos com 0 de cruzamento de válvulas chama-se FIRE 1.0 nao tenho aqui nesse momento o diagramas das valvulas mas me comprometo a posta aqui.
Rafaelo oque as montadoras fizeram foi reduzir ao máximo em alguns motores zeraram o overlap para diminuir as emissões de poluente que a partir de 2000 ficou mais rígido não só no brasil mais no mundo, tenho informações nas minhas apostilas que posso disponibilizar aqui, outra coisa eu tenho alguns arquivos em PDF que queria compartilhas com a galera tais como manual de regulagem de carburadores e tabela de retifica de motores, nesses manuais tem muita coisa que ajuda a galera aqui se alguem puder me informar como posso disponibilizar esse material aqui da um toque ou aqui ou no MP (prefiro pois vai direto para meu email particular e vejo mais rapido).
Rafaelo motores de competição não tem compromisso com economia de combustível e muito menos com redução de poluentes o que importa para os motores eh potencia, portanto o Overlap é o maior para gerar o maior enchimento possível das câmaras de combustão, marcha lenta nao importa pois o veiculos de competição não ficam em marcha lenta, um exemplo é a marcha lenta de um formula 1 e fica ente 4 e 5 mil RPM por causa do Overlap.
Hoje as montadores querem evitar ao máximo o Overlap para reduzir emissões e o consumo e quem sofre com isso é o motor, pois o overlap entre 5º a 10º e marcha lenta ajudava a refrigerar a câmara de combustão pois o ar mais frio que entrava pela admissão trocava calor com a camará e ja sai pelo escape hoje um motor não pode ficar um período muito grande em marcha lenta para nao superaquecer justamente por causa desse overlap que esta zerado, tanto que nos comando variáveis quando variavam so na admissão havia uma variação no overlap e hoje ja ha uma variação nos dois comandos justamente pra minimizar o overlap.
Enfim vou pegar os dados certinhos das apostilas e posta aqui pra que nao haja mais nem uma duvida
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Mensagem não lida por Rafaelo »

Rafaelo essa informação veio direto dos professores do SENAI-SP (automobilistica.sp.senai.br) que é referencia em automobilista no brasil a nível técnico, sim tem motores 4 tempos com 0 de cruzamento de válvulas chama-se FIRE 1.0 nao tenho aqui nesse momento o diagramas das valvulas mas me comprometo a posta aqui.
coloque pra nós todos os dados pq fica meio complicado de entender.

Enfim vou pegar os dados certinhos das apostilas e posta aqui pra que nao haja mais nem uma duvidao existe comando sem cruzamento.
nao vou rebater uma coisa sem saber oque tu ta querendo dizer. ta muito estranho essa afirmação, ta indo contra ate mesmo do funcionamento do motor como expliquei acima.

manda esses arquivos primeiro pra gente favor :smt023
pode mandar pro meu email se quiser: [email protected]


---------------------------------

pq overlap é importante da qualidade da queima.

leia isso Constantino.
http://www.freeasestudyguides.com/camsh ... erlap.html


Overlap: As the engine cycles, there is a time when the intake and exhaust valves will be opened at the same time. This is a good thing and known as valve overlap. It's an important function in valve timing because the exhaust gases flowing through the exhaust valve and manifold help draw a fresh charge through the intake valve into the combustion chamber.

foi oque ja venho tentando te explicar a vários posts, e ate falei isso no 'meu' topico. é oque falei de puxar a mistura pra facilitar a fase admissao. alem de evaporizar a mistura na cabeça do pistao quente aumento a eficiencia volumetrica(isso ja tem desde o carburador, alias todo motor 4T de comando), antes mesmo de o pistao descer pra fase adm. os gases tem inércia(peso) e arrastam a mistura pelo vacuo criado, sugando a Ar/Comb da admissao sem mesmo o pistao descer.

é por isso que comandos de alta duraçao se cruzam e o cruzamento é muito longo devido a graduação ser muito extensa oque acaba esse overlap sendo muito extenso, dae da aquela famosa embaralhada em baixa, por isso tem que ter rotaçao alta pra compensar. é por isso que esses motores tem baixo vacuo em lenta e seu consumo sobe mesmo em lenta :smt023


acho que isso ajuda me explicar melhor, parece que eu falando nao funciona.
http://www.carcraft.com/techarticles/cc ... _cams.html

Less overlap increases efficiency by reducing the amount of raw fuel that escapes through the exhaust, while improving low-end response due to less reversion of the exhaust gases back up the intake port; the result is better idle, a stronger vacuum signal, and improved fuel economy.

0° de overlap é a mesma coisa que nao ter a função :wink:

tem duvidas ainda Constantino que o overlap é beneficio e longo overlap é malefício?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder