Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing
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Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing
Olá amigos, talvez alguns membros mais antigos lembrem de mim (e do meu Monza http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=11876) por aqui, mas, para os que não me conhecem, vou me apresentar e compartilhar meu projeto. Me chamo Guilherme Campigotto, tenho 23 anos, moro em Blumenau-SC e tenho um Monza SL/E 1.8 ano 86 e um Golf GTi Mk3 95 (por enquanto).
Paciencia agora, porque a leitura é meio longa...
Minha história com o Monza começou qdo eu tinha 18 anos, meu primeiro carro, meu xodó de adolescente quase adulto. Na época eu tinha outra visão sobre carros: Só queria saber de rebaixar e fazer "mala", e dane-se o cuidado com o carro, sendo assim, juntando o fato de eu ter comprado ele com a pintura tapeada (o carro tinha recebido um banho de tinta e ficado com o brilho da imagem abaixo, mas sequer foi lixado antes da pintura, fazendo a pintura descascar) o carro acabou ficando meio detonado nas minhas mãos.
Olha esse brilho... Pena que não durou 2 meses e já começou a sair a pintura
Continuando, ao invés de investir em uma pintura, resolvi fazer coisas que moleque sem cabeça faz... Investi em rodas pra deixa-lo chamativo, mas a lataria e pintura continuou jogada.
Em fotos ficava bonito, mas pessoalmente...
Por fim, depois de baterem na minha traseira acabei desanimando e apareceu um carrinho que sempre mexeu comigo, um Peugeot 306, no caso um XS 1.6 8v.
Novamente, carro socado...
Para comprar o 306, entreguei o Monza para um "amigo" assumir o financiamento, mas, foi apenas de boca a boca, sem transferencia. Tudo estava bem, até eu receber a noticia de que ele tinha capotado o carro. Depois disso ele começou a me enrolar e não me pagou mais, então, pra não sair no prejuizo, fui até a casa dele com o guincho e levei o carro embora. Detalhe: Quando fui buscar o carro, ele já estava sem rodas, faróis, grade, bateria e alternador, pois ele havia vendido. O carro chegou na minha casa assim:
Decidi então, que o senhor Monza precisava de uma vida nova, então resolvi unir o util ao agradavel (é ai que entra meu projeto). Eu estava há algum tempo querendo um carro para pista, mas sempre pensando em um carro extremamente leve (Uno, Gol, etc...) e me esquecendo que eu tinha o carro ideal, ali na frente de casa, jogado na rua. Lembrei-me tambem, de nunca ter visto um Monza em track days, o que me motivou mais ainda a fazer algo diferente. Pois bem, o projeto é o seguinte: Voltar a lataria ao seu devido lugar, mas sem muita atenção aos detalhes, afinal, não é uma restauração. Depois, partir pra mecanica, com minha própria mão de obra. A idéia é seguir a linha dos Copa Classic - Motorização original como base, sem uso de injeção eletronica e visual de época.
Mais ou menos assim.
Nos próximos posts, passo mais detalhes e fotos do carro. Estou transportando ele para um lugar com mais espaço pra mexer e ao chegar lá, vou iniciar o processo de desmontagem do interior (alivio de peso) e tambem tentar faze-lo funcionar. Aguardem os próximos episódios, nessa mesma bat-hora, nesse mesmo bat-canal.
P.S: Desculpem pelo post extenso.
Paciencia agora, porque a leitura é meio longa...
Minha história com o Monza começou qdo eu tinha 18 anos, meu primeiro carro, meu xodó de adolescente quase adulto. Na época eu tinha outra visão sobre carros: Só queria saber de rebaixar e fazer "mala", e dane-se o cuidado com o carro, sendo assim, juntando o fato de eu ter comprado ele com a pintura tapeada (o carro tinha recebido um banho de tinta e ficado com o brilho da imagem abaixo, mas sequer foi lixado antes da pintura, fazendo a pintura descascar) o carro acabou ficando meio detonado nas minhas mãos.
Olha esse brilho... Pena que não durou 2 meses e já começou a sair a pintura
Continuando, ao invés de investir em uma pintura, resolvi fazer coisas que moleque sem cabeça faz... Investi em rodas pra deixa-lo chamativo, mas a lataria e pintura continuou jogada.
Em fotos ficava bonito, mas pessoalmente...
Por fim, depois de baterem na minha traseira acabei desanimando e apareceu um carrinho que sempre mexeu comigo, um Peugeot 306, no caso um XS 1.6 8v.
Novamente, carro socado...
Para comprar o 306, entreguei o Monza para um "amigo" assumir o financiamento, mas, foi apenas de boca a boca, sem transferencia. Tudo estava bem, até eu receber a noticia de que ele tinha capotado o carro. Depois disso ele começou a me enrolar e não me pagou mais, então, pra não sair no prejuizo, fui até a casa dele com o guincho e levei o carro embora. Detalhe: Quando fui buscar o carro, ele já estava sem rodas, faróis, grade, bateria e alternador, pois ele havia vendido. O carro chegou na minha casa assim:
Decidi então, que o senhor Monza precisava de uma vida nova, então resolvi unir o util ao agradavel (é ai que entra meu projeto). Eu estava há algum tempo querendo um carro para pista, mas sempre pensando em um carro extremamente leve (Uno, Gol, etc...) e me esquecendo que eu tinha o carro ideal, ali na frente de casa, jogado na rua. Lembrei-me tambem, de nunca ter visto um Monza em track days, o que me motivou mais ainda a fazer algo diferente. Pois bem, o projeto é o seguinte: Voltar a lataria ao seu devido lugar, mas sem muita atenção aos detalhes, afinal, não é uma restauração. Depois, partir pra mecanica, com minha própria mão de obra. A idéia é seguir a linha dos Copa Classic - Motorização original como base, sem uso de injeção eletronica e visual de época.
Mais ou menos assim.
Nos próximos posts, passo mais detalhes e fotos do carro. Estou transportando ele para um lugar com mais espaço pra mexer e ao chegar lá, vou iniciar o processo de desmontagem do interior (alivio de peso) e tambem tentar faze-lo funcionar. Aguardem os próximos episódios, nessa mesma bat-hora, nesse mesmo bat-canal.
P.S: Desculpem pelo post extenso.
Chevrolet Monza SL/E 86 - Project Oldschool Racing
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Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing
Hey Guilherme!
Cara, gostei da proposta, realmente não vi ainda monza em track day, o monza caixote qdo bem cuidado, manutenções em dia, tem um desempenho muito bom! A estabilidade dele eh sensacional! Dando uns upgrades pra corrida vai ficar loko!
Esse eu gostaria de ver de perto, infelizmente moro longe...
Cara, boa sorte no projeto, no q eu puder ajudar ou sugerir, tô aí!
Umas perguntas, vai manter mecânica original e mexer nela? 1.8 ou 2.0? Álcool ou gasola? Pq não colocar outra mecânica gm mais nova?
Cara, gostei da proposta, realmente não vi ainda monza em track day, o monza caixote qdo bem cuidado, manutenções em dia, tem um desempenho muito bom! A estabilidade dele eh sensacional! Dando uns upgrades pra corrida vai ficar loko!
Esse eu gostaria de ver de perto, infelizmente moro longe...
Cara, boa sorte no projeto, no q eu puder ajudar ou sugerir, tô aí!
Umas perguntas, vai manter mecânica original e mexer nela? 1.8 ou 2.0? Álcool ou gasola? Pq não colocar outra mecânica gm mais nova?
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto
[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
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Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing
Obrigado Bruno.brunogutierre escreveu:Hey Guilherme!
Cara, gostei da proposta, realmente não vi ainda monza em track day, o monza caixote qdo bem cuidado, manutenções em dia, tem um desempenho muito bom! A estabilidade dele eh sensacional! Dando uns upgrades pra corrida vai ficar loko!
Esse eu gostaria de ver de perto, infelizmente moro longe...
Cara, boa sorte no projeto, no q eu puder ajudar ou sugerir, tô aí!
Umas perguntas, vai manter mecânica original e mexer nela? 1.8 ou 2.0? Álcool ou gasola? Pq não colocar outra mecânica gm mais nova?
Vamos lá: Por ser um projeto inspirado na copa classic, a mecanica base será a original, 1.8 a alcool, porém preparada. Na fase inicial vou cuidar da estrutura, aliviarei peso, deixando apenas bancos dianteiros, volante e velocimetro no interior. O motor está funcionando normalmente, só falta uma bateria. Vou faze-lo funcionar e manter assim por enquanto. Depois disso vem a parte da estabilidade: Suspensão, rodas, pneus slick, barras estabilizadoras, etc... Depois upgrade nos freios e finalmente a mecanica.
A receita mecanica vai ser: Comando, trabalho no cabeçote, trabalho na admissão de ar, carburador Webber 40, trabalho geral na parte de ignição, velas, trabalho geral na parte de escape, etc... Mas tudo com base na mecanica original a alcool.
Previsão de tirar entre 150 a 160 cvs, e baixar o peso dele de 1.100 pra 1.000 Kg mais ou menos, formando uma relação peso/potencia de mais ou menos 6,25 kg/cv. Juntando isso com os pneus slick e a suspensão bem acertada, creio que terei um carro com uma ótima dinamica na pista e bem divertido.
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Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing - Duvida FREIOS
Se alguem puder me ajudar, estou fazendo a lista de upgrades e fiquei com duvida nos freios. Gostaria de usar disco nas 4 rodas. O que me recomendam? Do Vectra A serve? Tem alguem que já tenha feito e possa jogar o link do tópico aqui pra mim ver? Além disso, tem algum Up legal para os dianteiros tambem?
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- Injeção: Carburador
Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing
Cara, legal esse teu projeto. Também estou com meu monza desmontado e não sei se parto pro original ou pra esse lado. To pensando em copiar o deste link:
http://flash.de/leserfahrzeuge/detailan ... ona-c.html
Vamos trocando idéias que acho que podemos nos ajudar hehehe.
http://flash.de/leserfahrzeuge/detailan ... ona-c.html
Vamos trocando idéias que acho que podemos nos ajudar hehehe.
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
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Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing - Duvida FREIOS
Cara, já viu esse tópico?KapiiiM escreveu:Se alguem puder me ajudar, estou fazendo a lista de upgrades e fiquei com duvida nos freios. Gostaria de usar disco nas 4 rodas. O que me recomendam? Do Vectra A serve? Tem alguem que já tenha feito e possa jogar o link do tópico aqui pra mim ver? Além disso, tem algum Up legal para os dianteiros tambem?
viewtopic.php?f=7&t=25040
Acho q eh um bom freio a ser colocado, praticamente plug and play e melhora significativamente o freio... O abs eh por sua conta, sem abs já fica o cão... Rsrs
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Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
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Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing
Bela inspiração HAHAHAGMR escreveu:Cara, legal esse teu projeto. Também estou com meu monza desmontado e não sei se parto pro original ou pra esse lado. To pensando em copiar o deste link:
http://flash.de/leserfahrzeuge/detailan ... ona-c.html
Vamos trocando idéias que acho que podemos nos ajudar hehehe.
Com certeza, vamos trocando idéias pra seguir os projetos. Amanhã vou fazer a mudança para o lugar com espaço pra mexer e botar a marreta pra cantar. :smt021
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Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing - Duvida FREIOS
Ótimo! Era bem isso que eu precisava.brunogutierre escreveu:Cara, já viu esse tópico?KapiiiM escreveu:Se alguem puder me ajudar, estou fazendo a lista de upgrades e fiquei com duvida nos freios. Gostaria de usar disco nas 4 rodas. O que me recomendam? Do Vectra A serve? Tem alguem que já tenha feito e possa jogar o link do tópico aqui pra mim ver? Além disso, tem algum Up legal para os dianteiros tambem?
viewtopic.php?f=7&t=25040
Acho q eh um bom freio a ser colocado, praticamente plug and play e melhora significativamente o freio... O abs eh por sua conta, sem abs já fica o cão... Rsrs
Vou ir estudando a mudança com calma, já que isso vai ser uma das ultimas coisas antes dos ups no motor.
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