Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
KapiiiM
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 498
Registrado em: 25 Jan 2010, 10:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing

Mensagem não lida por KapiiiM »

Olá amigos, talvez alguns membros mais antigos lembrem de mim (e do meu Monza http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=11876) por aqui, mas, para os que não me conhecem, vou me apresentar e compartilhar meu projeto. Me chamo Guilherme Campigotto, tenho 23 anos, moro em Blumenau-SC e tenho um Monza SL/E 1.8 ano 86 e um Golf GTi Mk3 95 (por enquanto).

Paciencia agora, porque a leitura é meio longa...

Minha história com o Monza começou qdo eu tinha 18 anos, meu primeiro carro, meu xodó de adolescente quase adulto. Na época eu tinha outra visão sobre carros: Só queria saber de rebaixar e fazer "mala", e dane-se o cuidado com o carro, sendo assim, juntando o fato de eu ter comprado ele com a pintura tapeada (o carro tinha recebido um banho de tinta e ficado com o brilho da imagem abaixo, mas sequer foi lixado antes da pintura, fazendo a pintura descascar) o carro acabou ficando meio detonado nas minhas mãos.

Imagem
Olha esse brilho... Pena que não durou 2 meses e já começou a sair a pintura :(

Continuando, ao invés de investir em uma pintura, resolvi fazer coisas que moleque sem cabeça faz... Investi em rodas pra deixa-lo chamativo, mas a lataria e pintura continuou jogada.

Imagem
Em fotos ficava bonito, mas pessoalmente...

Por fim, depois de baterem na minha traseira acabei desanimando e apareceu um carrinho que sempre mexeu comigo, um Peugeot 306, no caso um XS 1.6 8v.

Imagem
Novamente, carro socado...

Para comprar o 306, entreguei o Monza para um "amigo" assumir o financiamento, mas, foi apenas de boca a boca, sem transferencia. Tudo estava bem, até eu receber a noticia de que ele tinha capotado o carro. Depois disso ele começou a me enrolar e não me pagou mais, então, pra não sair no prejuizo, fui até a casa dele com o guincho e levei o carro embora. Detalhe: Quando fui buscar o carro, ele já estava sem rodas, faróis, grade, bateria e alternador, pois ele havia vendido. O carro chegou na minha casa assim:

Imagem

Decidi então, que o senhor Monza precisava de uma vida nova, então resolvi unir o util ao agradavel (é ai que entra meu projeto). Eu estava há algum tempo querendo um carro para pista, mas sempre pensando em um carro extremamente leve (Uno, Gol, etc...) e me esquecendo que eu tinha o carro ideal, ali na frente de casa, jogado na rua. Lembrei-me tambem, de nunca ter visto um Monza em track days, o que me motivou mais ainda a fazer algo diferente. Pois bem, o projeto é o seguinte: Voltar a lataria ao seu devido lugar, mas sem muita atenção aos detalhes, afinal, não é uma restauração. Depois, partir pra mecanica, com minha própria mão de obra. A idéia é seguir a linha dos Copa Classic - Motorização original como base, sem uso de injeção eletronica e visual de época.

Imagem
Mais ou menos assim.

Nos próximos posts, passo mais detalhes e fotos do carro. Estou transportando ele para um lugar com mais espaço pra mexer e ao chegar lá, vou iniciar o processo de desmontagem do interior (alivio de peso) e tambem tentar faze-lo funcionar. Aguardem os próximos episódios, nessa mesma bat-hora, nesse mesmo bat-canal.

P.S: Desculpem pelo post extenso.
Chevrolet Monza SL/E 86 - Project Oldschool Racing
Quer ver? Clique aqui.

Loading ______________________________________ 2%
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 321
Registrado em: 03 Mar 2014, 15:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing

Mensagem não lida por brunogutierre »

Hey Guilherme!

Cara, gostei da proposta, realmente não vi ainda monza em track day, o monza caixote qdo bem cuidado, manutenções em dia, tem um desempenho muito bom! A estabilidade dele eh sensacional! Dando uns upgrades pra corrida vai ficar loko!
Esse eu gostaria de ver de perto, infelizmente moro longe...
Cara, boa sorte no projeto, no q eu puder ajudar ou sugerir, tô aí!
Umas perguntas, vai manter mecânica original e mexer nela? 1.8 ou 2.0? Álcool ou gasola? Pq não colocar outra mecânica gm mais nova?
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
KapiiiM
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 498
Registrado em: 25 Jan 2010, 10:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing

Mensagem não lida por KapiiiM »

brunogutierre escreveu:Hey Guilherme!

Cara, gostei da proposta, realmente não vi ainda monza em track day, o monza caixote qdo bem cuidado, manutenções em dia, tem um desempenho muito bom! A estabilidade dele eh sensacional! Dando uns upgrades pra corrida vai ficar loko!
Esse eu gostaria de ver de perto, infelizmente moro longe...
Cara, boa sorte no projeto, no q eu puder ajudar ou sugerir, tô aí!
Umas perguntas, vai manter mecânica original e mexer nela? 1.8 ou 2.0? Álcool ou gasola? Pq não colocar outra mecânica gm mais nova?
Obrigado Bruno.
Vamos lá: Por ser um projeto inspirado na copa classic, a mecanica base será a original, 1.8 a alcool, porém preparada. Na fase inicial vou cuidar da estrutura, aliviarei peso, deixando apenas bancos dianteiros, volante e velocimetro no interior. O motor está funcionando normalmente, só falta uma bateria. Vou faze-lo funcionar e manter assim por enquanto. Depois disso vem a parte da estabilidade: Suspensão, rodas, pneus slick, barras estabilizadoras, etc... Depois upgrade nos freios e finalmente a mecanica.
A receita mecanica vai ser: Comando, trabalho no cabeçote, trabalho na admissão de ar, carburador Webber 40, trabalho geral na parte de ignição, velas, trabalho geral na parte de escape, etc... Mas tudo com base na mecanica original a alcool.
Previsão de tirar entre 150 a 160 cvs, e baixar o peso dele de 1.100 pra 1.000 Kg mais ou menos, formando uma relação peso/potencia de mais ou menos 6,25 kg/cv. Juntando isso com os pneus slick e a suspensão bem acertada, creio que terei um carro com uma ótima dinamica na pista e bem divertido.
Chevrolet Monza SL/E 86 - Project Oldschool Racing
Quer ver? Clique aqui.

Loading ______________________________________ 2%
KapiiiM
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 498
Registrado em: 25 Jan 2010, 10:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing - Duvida FREIOS

Mensagem não lida por KapiiiM »

Se alguem puder me ajudar, estou fazendo a lista de upgrades e fiquei com duvida nos freios. Gostaria de usar disco nas 4 rodas. O que me recomendam? Do Vectra A serve? Tem alguem que já tenha feito e possa jogar o link do tópico aqui pra mim ver? Além disso, tem algum Up legal para os dianteiros tambem?
Chevrolet Monza SL/E 86 - Project Oldschool Racing
Quer ver? Clique aqui.

Loading ______________________________________ 2%
Avatar do usuário
GMR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 555
Registrado em: 17 Set 2013, 22:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing

Mensagem não lida por GMR »

Cara, legal esse teu projeto. Também estou com meu monza desmontado e não sei se parto pro original ou pra esse lado. To pensando em copiar o deste link:

http://flash.de/leserfahrzeuge/detailan ... ona-c.html

Vamos trocando idéias que acho que podemos nos ajudar hehehe.
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 321
Registrado em: 03 Mar 2014, 15:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing - Duvida FREIOS

Mensagem não lida por brunogutierre »

KapiiiM escreveu:Se alguem puder me ajudar, estou fazendo a lista de upgrades e fiquei com duvida nos freios. Gostaria de usar disco nas 4 rodas. O que me recomendam? Do Vectra A serve? Tem alguem que já tenha feito e possa jogar o link do tópico aqui pra mim ver? Além disso, tem algum Up legal para os dianteiros tambem?
Cara, já viu esse tópico?
viewtopic.php?f=7&t=25040

Acho q eh um bom freio a ser colocado, praticamente plug and play e melhora significativamente o freio... O abs eh por sua conta, sem abs já fica o cão... Rsrs
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
KapiiiM
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 498
Registrado em: 25 Jan 2010, 10:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing

Mensagem não lida por KapiiiM »

GMR escreveu:Cara, legal esse teu projeto. Também estou com meu monza desmontado e não sei se parto pro original ou pra esse lado. To pensando em copiar o deste link:

http://flash.de/leserfahrzeuge/detailan ... ona-c.html

Vamos trocando idéias que acho que podemos nos ajudar hehehe.
Bela inspiração HAHAHA
Com certeza, vamos trocando idéias pra seguir os projetos. Amanhã vou fazer a mudança para o lugar com espaço pra mexer e botar a marreta pra cantar. :smt021
Chevrolet Monza SL/E 86 - Project Oldschool Racing
Quer ver? Clique aqui.

Loading ______________________________________ 2%
KapiiiM
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 498
Registrado em: 25 Jan 2010, 10:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SL/E 86 - Projeto Oldschool Racing - Duvida FREIOS

Mensagem não lida por KapiiiM »

brunogutierre escreveu:
KapiiiM escreveu:Se alguem puder me ajudar, estou fazendo a lista de upgrades e fiquei com duvida nos freios. Gostaria de usar disco nas 4 rodas. O que me recomendam? Do Vectra A serve? Tem alguem que já tenha feito e possa jogar o link do tópico aqui pra mim ver? Além disso, tem algum Up legal para os dianteiros tambem?
Cara, já viu esse tópico?
viewtopic.php?f=7&t=25040

Acho q eh um bom freio a ser colocado, praticamente plug and play e melhora significativamente o freio... O abs eh por sua conta, sem abs já fica o cão... Rsrs
Ótimo! Era bem isso que eu precisava.
Vou ir estudando a mudança com calma, já que isso vai ser uma das ultimas coisas antes dos ups no motor.
Chevrolet Monza SL/E 86 - Project Oldschool Racing
Quer ver? Clique aqui.

Loading ______________________________________ 2%
Responder