Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por 500EF »

no monza tem tb e nao é so pra alcool tem uma descriçao la que é pra todos. ja desde carburado. falando dos mesmo ponto que falei, economia, potencia, durabilidade.
Dos mais novos que eu tenho cópia em pdf aqui no PC não falam nada sobre aquecer parado, nem consumo, nem durabilidade.

Só recomendam não pisar no acelerador e ainda pisar na embreagem para aliviar o peso do arranque.

O do monza está no porta-luvas, por isso perguntei se tinha alguma menção. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: Dos mais novos que eu tenho cópia em pdf aqui no PC não falam nada sobre aquecer parado, nem consumo, nem durabilidade.
no que vi era 86 a 88, tem coisa que nao tem no manual ou nao colocam mais, no manual tb nao é sagrado. no i30 fala pra nao puxar peso com ele novo, no monza nunca vi isso. e motor é motor, isso nao muda. cada manual fala oque quiser. no manual do n20xf nao diz sobre puxar peso com ele novo.

eu tenho aqui um soprador husqvarna novo 2T tem afogador e aquecedor, se eu tentar usar como ele frio no pau a 12,000 rpm o motor vibra demais e nao desenvolve. é prudente aguardar aquecer e acelerar aos pouco como eu faço, quando eu vejo que "alisou" sento do dedo.

vejo muita gente usando errado as motoserra, motor frio e ja entra carga. pobre motores... eu cuido bastante de qualquer motor.


edit: tem sim Eduardo acabei de ver no manual 93 onde atende mpfi e efi e ta escrito la. recomenda esperar entrar sair da faixa azul, a faixa azul é bem mais que 40C° que eu sugestionei acima. mais é de cada um, se o cara quer sair assim como ele frio pode tb. eu depois que vi como funciona o esquema, prefiro deixar aquecer mesmo. faz bem pro motor e pro bolso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2120
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por coy »

Rafaelo, no meu motor agora demora uns 15 minutos pra aquecer (no caso até uns 18 para acionar a ventoinha, isso na primeira partida) pela manhã gosto de ligar e deixar na lenta aquecendo uns 5 minutos.
Desculpe, a intenção não é disvirtuar o topico mais como estão falando sobre o assunto preferi compartilhar.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

no meu tb Marconi, é demorado mesmo, pra ele sair de 20° ate 100° demora no mínimo 15min na lenta quietinho. nao sei se o teu da pra notar devido o painel ser analogico, mais no meu que fica com o "scanner" ligado ao tablet mostra a temperatura do motor em tempo real, quando atinjo os +-83° a valvula termostatica começa abrir e o motor voltar esfriar, pq circula a agua fria do outro lado, dae demora mais um tempo ate voltar a equalizar as temperatura. resumindo o processo todo é uns 15min ate ligar a ventoinha. isso nao é um problema, pelo contrario, é um beneficio ja que o motor esta novo e tem um poder de transferência termica maior. a medida que ele vai sujando acaba aquecendo mais rapido pq piora a eficiente térmica dele. tinha que ver meu velho 1.6 sujo ligava a ventoinha em menos de 9 min rsrsrsrs terrivel aquele motor, tava num estado feio.

nao tem problema, topico é de ninguem e agente pode discutir a vontade. ate pq ja comentamos esse tema agora ae em cima.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2120
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por coy »

no inicio estava ate com medo, ficava monitorando o painel, cheguei a abrir o capu e testar a ventoinha desligando o sensor de temperatura.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é, agente que ta mal acostumado(motor usado e baixa eficiência na troca termica). mais é normal isso, a medida que ele vai sujando, lembro quando limpei esse mesmo 1.6 dae voltou a demorar pra aquecer.

o motivo pra isso é super simples, aquela borra de ferrugem do bloco cria uma barreira termica, dae as caloria nao suam pra fora do bloco, mangueiras sujas tb, cabeçote tb.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Fariaswolf »

rafaelo, vc disse que o motor esquenta mais e mais rapido quanto sujo. e agora? no meu caso, taxado, à alcool, bloco sujo, isso não é um problema?

eu não cogito tirar o bloco pra fora, afinal, essa é a vantagem do motor do monza, apenas trocar os anéis e por ultimo, abrir as camisas.

como posso limpar as galerias de agua do bloco, acido muriatico em pouca dosagem, depois um banho de bicarbonato pra neutralizar?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso, quanto mais sujo mais rapido aquece. o mesmo vale pra um radiador sujo, menos ele transfere.

é, com esses calor de 40° que vem fazendo nos ultimos anos e seguidas ondas de calor estranhas, mais um taxa pesada com 14:1 ou maior pode dar algum incomodo sim. nao da pra negar isso, nao é pq agente ta no sul é pq faz frio, aqui no RS é o estado mais quente junto ao RIO aqui ta semanas minima >35° de media no norte ta mais frio, mais como é alcool ajuda a resfriar o motor. hoje por exemplo fez 40° na sombra aqui em casa, imagina no asfalto. e o pior, pra voces que nao tem recurso de atraso por ar quente admitido.

eu se voce tu, deixaria a niveis moderados a taxa como 13,5:1 ate sobra um folga pra retificar num futuro.

desconheço essa tecnica, eu usaria um lava jato bem animalesco mesmo, so embala tudo bem antes pq o banho alaranjado vai pegar rsrsrs. aproveita e lava o bloco por baixo com isso, dando banho de diesel, depois detergente e lava jato. so coloca uma lona embaixo do cofre pra nao atirar sujeira pra todo lado. o certo é tirar o motor, mais se quer limpar vai tb.

ja usei o acido esse e ele limpa, porem corroe. nao sei se é arriscado fazer isso. o lava jato vai tirar toda a borra, correto é tu tirar os selos e a bomba dagua pra limpar bem.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder