frfavoreto escreveu:Teu carro tem o reservatório de partida a frio e consta 96cv no documento então ele era originalmente 1.8 álcool. Como a taxa de compressão desse motor álcool é de 12:1 é altamente provável que tenha colidido pistão com alguma válvula. Porém se foi feita a conversão para gasolina efetuando a troca dos pistões, esse risco deixa de existir.
De qualquer forma só dá para ter certeza após instalar uma nova correia dentada e observar o funcionamento, pois há dúvida sobre o tipo de conversão de combustível que ele recebeu.
Porém motor fase 1 não tem lóbulo no pistão como o motor 2.0 do EFI que tem o lóbulo... Como o Carlos Freire disse acima, há dúvidas somente com relação ao motor 2.0 carburado a álcool, esse não se tem certeza se tem ou não o lóbulo no pistão...
Motor 1.8 não tem, portanto não atropelou válvulas mesmo sendo original à álcool...
No meu quando deu zica na correia entortou uma válvula de admissão e quebrou o guia, arranhou de leve a cabeça do pistão, como o preço de retífica naquele cabeçote velho era o mesmo preço de comprar um cabeçote 2.0E de 2008, optei por esta última opção... MUITO melhor... Eu procurei até o cabeçote roletado, mas não encontrei devido ser carro novo, pois somente os de 2009 pra cá é que são roletado... Mas paciência... Num futuro quem sabe...
Eu ainda terei meu monzão com motor atualizado, tanto mecânica quanto alimentação dele...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.