Monza que ta falhando muito, mas nao é td hr

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza que ta falhando muito, mas nao é td hr

Mensagem não lida por vrsilva »

Pode ser a água então, o meu falhava a qualquer temperatura também, engasgava nos 2000rpm e depois com muita dificuldade subia o giro, mas sempre engasgando, para andar com ele tive que queimar bastante embreagem...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Uma outra hipótese além das referidas acima, não se trata de falta de volume no sistema de arrefecimento que é facilmente detectado,
mas na verdade pode ser volume de ar no pé do sensor de temperatura que em não havendo contato com o liquido de arrefecimento (água + aditivo) fornece informações imprecisas à UCE embaralhando as ações, já que a temperatura é fator preponderante ao bom funcionamento.

Há que se fazer "a sangria" do ar.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 22 Dez 2012, 08:09, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Diego Tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Diego Tubarão »

Boa tarde amigos monzeiros estou meio sumido mas sempre tentando acompanhar os ensinamentos e novidades desta grande familia.
Gostaria de aproveitar esse topico aberto por um dos monzeiros para tambem pedir uma ajuda para o meu tubarao que nao esta andando bem.
O meu monza gls EFI esta com um problema parecido com o do amigo que abriu o topico. Quando está frio ( ou seja na primeira partida) ele funciona a lenta e acelera normal, mas a medida que vai esquentando começa a falhar tanto na lenta como acelerando e a partir daí nao, funciona mais direito e nao tem força pra sair nem em pista plana.
Infelizmente meu monzao está assim devido maior parte a minha culpa pois esse problema começou por causa do combustivel que estava na reserva. Eu fui ao mercado com minha esposa e na saida de casa vi que o monzao estava na reserva (digo assim pois nao ando nele todo dia), e entao ja pensei logo em passar no posto para abastecer (pois o posto nao fica muito perto la de casa). So que conversando com minha esposa acabei indo direto ao mercado e depois das compras fui com destino a minha casa sem lembrar que tinha que passar no posto. Quando já estava pra la da metade do caminho de casa me lembrei da reserva, mas como ja estava muito longe do posto e proximo de casa pensei: melhor chegar logo em casa e depois pego a moto e vou no posto comprar um galao de gasosa.
Quando cheguei na porta de casa desliguei o monzao e fui abrir o portao para guardar-lo mas quando liguei-o novamente deu uma engasgada no começo e depois estabilizou na lenta mas quando acelerei para subir a rampa da garagem nao tinha mais força e começou a engasgar muito quase apagando mas nao apagava. Dai coloquei o monza reto na pista e tirei quase toda a gasolina da moto e coloquei nele (cerca de 8 litros) mas nao voltou ao normal. Deixei ele um pouco desligado e depois liguei e queimei um pouco da embreagem para conseguir coloca-lo dentro de casa e la esta a espera de uma ajuda ate hoje. Um detalhe importante é que quando ele aciona a ventoinha ela falha umas 5 vezes para só depois acionar de vez e enquanto ela funciona o carro para de falhar na lenta voltando a encrencar assim que ela desliga.

UFA!!!!!!

Que tanto problema nao é mesmo?
Então amigos, estou precisando da ajuda de voces para saber o que pode ter acontecido com o meu carro e por onde devo começar a analisar, pois sei que a maioria dos mexanicos da minha cidade são um bando de pela-porco trocador de peças que nao sabem nada de mecânica.

Peço desculpas pelo texto grande e agradeço desde já a ajuda de todos.

OBS: meu monza é tubarao 93/94 EFI gasolina.

Obrigado e abraço a todos.
Imagem
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Diego,

1- troque o filtro se tem mais que 5.000km de uso. Mesmo que não tenha essa quilometragem eu trocaria por que pode ter sugado sujeira do tanque (menos de 15 reais).
2- Se o tanque estiver vazio (na reserva) aproveite para inspecionar o pré filtro ( o kit filtro + guarnição custa cerca de 10 reais)
3- Ar no pé do Sensor de Temperatura pode ocasionar tal defeito. Como também o fio do conector quebrado/rompido/mal contato.

http://www.monzeiros.com.br/forum/viewt ... 557#p67510

Inicialmente seria isso.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Diego Tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

Boa noite Waldir.
Vou verificar tudo o que me indicou e logo posto resultados.
Muito obrigado pela ajuda.
Vou continuar aguardando novas opiniões e ajuda.
Obrigado.
Imagem
Diego Tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

Boa noite amigos.
Bom, a partir do pedido de ajuda que fiz a vocês e com as dicas do amigo Waldir eu decidi fazer uma limpeza geral do tbi usando esse exelente tópico feito também pelo nosso amigo Waldir viewtopic.php?f=14&t=5659 e fiz a troca do kit do pré-filtro do pescador e inicialmente o resultado foi uma melhora estrondosa no funcionamento do carro. O TBI estava uma nojeira e o kit pré-filtro então.... estava uma porcaria, acho que jamais havia sido trocado. Fiz a troca do pré-filtro com o auxílio desse ótimo tópico aqui http://www.monzeiros.com.br/forum/viewt ... 557#p67510

A questão do carro engasgando eu acredito que possa ter sido por conta do pré-filtro que estava muito velho e também por causa do filtro de combustivel que parecia não estar legal e que também já foi trocado.
Infelizmente só testei o carro na garagem pois estava sem tempo e fiz o trabalho no fim de semana passado e não tive tempo de testar durante a semana, mas vou sair com o carro amanhã, fazer um trajeto perto de casa e verificar se o carro obteve melhora.
Vou colocar algumas fotos do trabalho que fiz e aproveitar essas fotos para tirar algumas dúvidas que ficaram depois do trabalho feito, mas gostaria de dizer que já acho que os resultados foram ótimos.

Aqui as fotos dele sujo. Esqueci de tirar fotos dele montado mas já dá para ter noção da sujeira.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui o jeito que estava as mangueiras conectadas no TBI
Imagem

Imagem

Estava bastante sujo viu. Agora o jeito que ficou

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui o jeito que ficou o as conexões das mangueiras no TBI depois de pesquisar muito aqui no Monzeiros.
Imagem

Aqui as peças novas usadas
Imagem

Imagem

Imagem

Essas são do trabalho feito no pré filtro
Esgotando o pouco de combustível que ainda vazou do tanque
Imagem

O pescador já com o filtro novo
Imagem
Kit pré filtro
Imagem

Imagem

Aqui uma braçadeira com a marca GM, talvez um sinal que o antigo dono jamais mecheu nesse pré filtro.
Imagem

Enfim foi um trabalho demorado e minusioso mas também muito gratificante.
Só me restou uma dúvida que já tentei tirar aqui no forum pesquisando tópicos e não consegui.

Essa mangueira do suspiro que vem da tampa de valvula e conecta-se na panela do filtro de ar tem uma mangueirinha que vai para o coletor de admissão mas eu não estou sabendo onde essa mangueirinha fina vai conectada.
Imagem

Já procurei de todo jeito no carro e não achei e aqui no forum procurei alguma foto do lugar exato onde ele é conectada mas também não achei.
Procurando perto do TBI achei esse local abaixo das 3 conexões das mangueiras do TBI, só que nesse lugar tem um parafuso fechando o buraco e eu gostaria de saber se esse é o lugar onde devo colocar a mangueirinha mais fina do respiro? Se for lá que tipo de encaixe tem para colocar no buraco e conectar na mangueirinha? Aí vai a foto.
Imagem

Imagem

Peço mais essa ajuda aos amigos do forum.

Peço desculpas pela péssima qualidade das fotos, mas infelizmente estou sem câmera e tive que registrar esse trabalho com o celular. Me desculpem também pelo texto enorme.

Estou muito satisfeito sabendo que esse trabalho foi feito por mim mesmo pois a sensação quando se finaliza e tuda dá certinho é ótima.
Aconselho a todos.

Obrigado e abraços a todos.
Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A foto está um pouco fora de foco, mas pela posição, o local onde colocaram o parafuso é onde deve colocar a mangueira mais fina do respiro. Essa conexão onde está o parafuso assinalado deve estar livre e, com motor funcionando, deve ter fluxo de vácuo. Ou seja, se colocar o dedo vai ficar puxando.

O kit de junta do TBI não é o completo. Existe kit a venda que vem com todas a peças, juntas, o'ringis, parafuso do bico injetor, conexões das mangueiras e tampa conexões, deixando o serviço e visual mais limpo e bonito, sem a necessidade de fechar com parafuso.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

Boa noite Carlos.
Me desculpa a falta de conhecimento mas existe então um kit do TBI mais completo? No caso desse kit mais completo vem o adaptador que é colocado no lugar daquele parafuso para poder conectar a mangueira do respiro que nesse caso parece ter quebrado? É melhor que eu tire o parafuso e deixe destanpado até solucionar o problema ou deixa tampado do jeito que tá? Poderia me passar a marca desse kit mais completo? Nesse caso, como já fiz uma parte do serviço e coloquei esse kit do TBI que aparece na foto, tem como comprar os reparos para o local do parafuso separado ou terei que comprar outro kit do TBI só que dessa vez esse mais completasso ao qual você está falando?
Você ou alguem que ler esse post teria uma foto desse local em perfeitas condições para que pudesse usar como referência?

Desculpa tantas perguntas e obrigado pela ajuda.
Abraço.
Imagem
Responder