sem duvidas Vinícius, o projeto do escapamento do monza tem algumas falhas, como bem sabemos a murchada em alta que acaba se acabando quando coloca um escape 4X1, desde o tipo de conecção entre os tubos do tipo vazamento rsrsrs, ate falhas de excesso de curvas e tubos muito restritos. todas elas foram corrigidas no vectra que utiliza o mesmo motor do monza modernizado. pra quem nao sabe, o vectra C o mais recente, tem coletor de 38mm do tipo 4 por 1, passa por baixo do carter sem fazer curvas e sai reto no meio carro. praticamente nao tem curvas, tem malha flexivel na conecão oque melhora a vedaçao entre as conecçoes, tudo isso ajuda muito a velocidade dos gases em media e alta rotaçao dando mais potencia. e o diametro dos tubos sao de 2" ate o final e silenciadores maiores devido a maior potencia. esse é um exemplo de melhoramento no sistema de escape de um carro. so que nao sao de inox devido o custo, se sao de inox entao sao da familia 400(magneticos) nao sao tao bom quanto os inox 304 por exemplo.vrsilva escreveu:O jeito é fazer coletor já 4x1 em inox, e os canos em inox, com as flanges prontas, só pra colocar os silenciosos quando estes necessitarem de troca, aí já coloca tudo do vectra C que é escape inteiro de 2", bem melhor que do monza... Correto Rafaelo?
em falar inox, o inox em escapamento nao é so estetico como alguns veem, estetico é tambem... mais a melhor parte é que se trata de um pessimo condutor termico oque é muito bom pra escapamento,ele deixa os gases bem quente melhorando a velocidade dos gases la dentro, o ar la dentro fica menos denso aumentando a velocidade de saida e dando mais potencia ao motor. em outras palavras "limpando o escape" muito usado em F1,Indy,nascar,carros de passeio,carros de alto desempenho,lanchas,motos, em fim... muito difundido. tem outros beneficios nao para por ae, se for inox familia 300(nao magnetico) esse nao enferruja pode jogar acido sulfurico a 120C° que ele flui perfeitamente, sem contar que suporta 950C° nominal

só tem uma coisa nesse negocio do coletor vectra C, se for instalar coletor 4.1 do vectra C no monza vai ter que adaptar, mudar toda a curva de escape,conectores,etc. ele é projetado pra ser usado com carter aluminio onde ele sai na mao contraria(direita) do monza(esquerda) e sua saida é no meio do carro. entao acaba adaptando.
eu como nao sou chegado a adaptaçao,gambiarra e afins, prefiro sempre usar a engenharia disponivel do carro ou fazer um engenharia do zero como vai ser meu caso no escape todo em inox do meu monza, desenhei e fiz estudos de fluidez no software todo o escape desde coletor ate a saida em 2" inox 304 polido, e 1 catalizador inox altofluxo, e 2 silenciosos inox importados ovais praticamente iqual ao do monza porem com entrada e saida em 2" devido a potencia do meu motor. mais ae estamos falando de outro segmento bem mais caro,complexo que nao se enquadra aqui. mais é so um exemplo do que pode ser feito em aperfeiçoamento nesse quesito escape. la fora EUA a magnaflow lider em escape tem no catalago 2 silencisos praticamente iqual ao do monza porem todo em inox, soldado com TIG, e com la de rocha melhor que a de vidro. preço do brinquedo 120,00 dolar cada silencioso mais é aquilo se gasta 1500,00 pra importar 2 e nunca mais troca na vida, sao indestrutiveis
