Monza com barulho de escape furado

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rafaelo
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Re: Monza com barulho de escape furado

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:O jeito é fazer coletor já 4x1 em inox, e os canos em inox, com as flanges prontas, só pra colocar os silenciosos quando estes necessitarem de troca, aí já coloca tudo do vectra C que é escape inteiro de 2", bem melhor que do monza... Correto Rafaelo?
sem duvidas Vinícius, o projeto do escapamento do monza tem algumas falhas, como bem sabemos a murchada em alta que acaba se acabando quando coloca um escape 4X1, desde o tipo de conecção entre os tubos do tipo vazamento rsrsrs, ate falhas de excesso de curvas e tubos muito restritos. todas elas foram corrigidas no vectra que utiliza o mesmo motor do monza modernizado. pra quem nao sabe, o vectra C o mais recente, tem coletor de 38mm do tipo 4 por 1, passa por baixo do carter sem fazer curvas e sai reto no meio carro. praticamente nao tem curvas, tem malha flexivel na conecão oque melhora a vedaçao entre as conecçoes, tudo isso ajuda muito a velocidade dos gases em media e alta rotaçao dando mais potencia. e o diametro dos tubos sao de 2" ate o final e silenciadores maiores devido a maior potencia. esse é um exemplo de melhoramento no sistema de escape de um carro. so que nao sao de inox devido o custo, se sao de inox entao sao da familia 400(magneticos) nao sao tao bom quanto os inox 304 por exemplo.

em falar inox, o inox em escapamento nao é so estetico como alguns veem, estetico é tambem... mais a melhor parte é que se trata de um pessimo condutor termico oque é muito bom pra escapamento,ele deixa os gases bem quente melhorando a velocidade dos gases la dentro, o ar la dentro fica menos denso aumentando a velocidade de saida e dando mais potencia ao motor. em outras palavras "limpando o escape" muito usado em F1,Indy,nascar,carros de passeio,carros de alto desempenho,lanchas,motos, em fim... muito difundido. tem outros beneficios nao para por ae, se for inox familia 300(nao magnetico) esse nao enferruja pode jogar acido sulfurico a 120C° que ele flui perfeitamente, sem contar que suporta 950C° nominal :D

só tem uma coisa nesse negocio do coletor vectra C, se for instalar coletor 4.1 do vectra C no monza vai ter que adaptar, mudar toda a curva de escape,conectores,etc. ele é projetado pra ser usado com carter aluminio onde ele sai na mao contraria(direita) do monza(esquerda) e sua saida é no meio do carro. entao acaba adaptando.

eu como nao sou chegado a adaptaçao,gambiarra e afins, prefiro sempre usar a engenharia disponivel do carro ou fazer um engenharia do zero como vai ser meu caso no escape todo em inox do meu monza, desenhei e fiz estudos de fluidez no software todo o escape desde coletor ate a saida em 2" inox 304 polido, e 1 catalizador inox altofluxo, e 2 silenciosos inox importados ovais praticamente iqual ao do monza porem com entrada e saida em 2" devido a potencia do meu motor. mais ae estamos falando de outro segmento bem mais caro,complexo que nao se enquadra aqui. mais é so um exemplo do que pode ser feito em aperfeiçoamento nesse quesito escape. la fora EUA a magnaflow lider em escape tem no catalago 2 silencisos praticamente iqual ao do monza porem todo em inox, soldado com TIG, e com la de rocha melhor que a de vidro. preço do brinquedo 120,00 dolar cada silencioso mais é aquilo se gasta 1500,00 pra importar 2 e nunca mais troca na vida, sao indestrutiveis :D
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DÉCO
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Re: Monza com barulho de escape furado

Mensagem não lida por DÉCO »

entao, concordo com os que dizem que o barulho é generico, por que voce nao faz igual eu : deixa intermediário igual tira o ultimo embala, em um saco (para nao enferrujar) poe no lugar dele o "turbao" nao poe o "turbinho" - talvez em alguns lugares tenha outro nome - vai engrossar e encorpar o ronco sem ser exagerado e vai dar diferença significativa no desempenho . mas se voce nao gosta de um pouco mais de ronco, nao sei o que fazer, espero ter ajudado :smt023
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vrsilva
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Re: Monza com barulho de escape furado

Mensagem não lida por vrsilva »

DÉCO escreveu:entao, concordo com os que dizem que o barulho é generico
Mas não é genérico... pra mim nunca foi...
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Re: Monza com barulho de escape furado

Mensagem não lida por WALDSR »

Como vários colegas já trocaram o intermediário e o final, e o ruido persiste,( no meu foi trocado td). Pergunto, aonde está a origem do ruido ?, no coletor, juntas d vedação, conexões, cabeçote ?. Entendo q se trocar algum dos abafadores por um tipo esportivo, irá mascarar o ruido. É interessante descobrir a causa desta anomalia, pois futuramente pode se manifestar para aos q não a tiveram, e assim tb manter a imagem requintada do Monza.
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Carlos A. Freire
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Re: Monza com barulho de escape furado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal,

olhe a mensagem que postei acima, onde o colega Paulo Yega, que é aqui do fórum resolveu esse problema. A solução está na mensagem, que eu disse para procurarem, e continuaram as duvidas por não procurarem e eu colei aqui neste tópico a mensagem e o link.

Abs,

Carlos Freire
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vrsilva
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Re: Monza com barulho de escape furado

Mensagem não lida por vrsilva »

E ainda continuam acreditando que o barulho é comum em monza, sendo que EU nunca vi um monza sequer fazer isso sendo considerado normal.

- Tive um monza 93/94 alcool com escape trocado, NUNCA fez esse barulho.
- Tenho um monza 94/95 alcool, com escape novo original, e não faz esse barulho.
- Meu pai teve 7 monzas, 2 caixotes e 5 tubarão, nenhum fazia esse barulho.
- Meu falecido padrinho teve 2 caixote, nunca fazia esse barulho.
- Um dos meus tios teve 5 monzas, 1 caixote, e 4 tubarão, nenhum fazia esse barulho.
- Meu outro tio, teve 4 monzas tubarão e ainda tem 1 deles, tem um kadett e nenhum faz esse barulho.

Todos com o mesmo som caracteristico do motor familia 2.
Quando apresentava problemas de escape furado ou com ruídos meu pai sempre fazia a manutenção em locais especializados, e sempre era resolvido completamente os problemas.
Até mesmo o UNO que é comum ver esse barulho, não é aceitavel como NORMAL, meu mecanico tem um UNO para correrias da oficina, e já perguntei pra ele porque acontece isso, e é devido a um desgaste prematuro em algum componente do escape que no UNO acontece muito frequentemente, mas NÃO É NORMAL SER ASSIM. Não me lembro qual era o problema mas na ocasião que eu perguntei ele me respondeu.

E no nosso caso, o Monza, o Carlos Freire já fez o trabalho de garimpar a mensagem no fórum e não só mostrar que não é normal como também indicar o que fazer para resolver...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Re: Monza com barulho de escape furado

Mensagem não lida por Felipe SLE »

eu ja troquei aquele anel, o cara me cobrou 30 reais nele e continuou igual.
Imagem

Monza SL/e 90 azul - Gasolina
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juliano estevao
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Re: Monza com barulho de escape furado

Mensagem não lida por juliano estevao »

eai pessoal

resolvi o barulho que fazia béééééééééé no escapamento, esse barulho é uma resonancia dentro do tubo de escape.

troquei o escape intermediario e o barulho ficou muito melhor, lembra um pouco o barulho do kadett GSI, porem mais bem silencioso.
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