retifica

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
alemãox
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 05 Nov 2010, 20:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

retifica

Mensagem não lida por alemãox »

Olá monzeiros, estou de volta depois de alguns problemas com a internet. preciso de ajuda pra retificar o cabeçote, vou explicar, de alguns tempo pra cá meu monzão vem falhando e sumindo muito agua, já eliminei todos os vazamentos, substitui algumas mangueiras por novas. tudo começou apos ter estourado um tampão que fica na carcaça do termostato da vt, mau deu pra chegar em casa e estourou agua por todo lado, fiz o reparo, troquei VT, mangueiras, fiz tudo certo sangria, coloquei aditivo. aproveitei troquei oleo e velas. Após cinco mil km, com carro aquecendo muito e ligando ventuinha na hora errada, ao retirar as velas me dei mau, a vela do quarto cilindro deu muito trabalho parecia emperrada, a ponta toda emferrujada e com excesso de agua. pesquisei em alguns topicos e parece ser junta do cabeçote. perdi o resto do meu cabelo!!!! MAIS UM QUE VAI PRA RETIFICA, :smt021 o que eu preciso saber é quais as peças que preciso comprar alem de junta do cabeçote, retentor de valvulas,tuchos, cola junta.... apesar de ter todas as ferramentas, quais as ferramentas especiais que vou precisar? pretento comprar tudo antes de abrir o motor. meu monza é um EFI/ 93 / alcool/ 2.0 sl/e. não tem A/C e nem ar quente. :smt010 :smt005 grande abraço a todos.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
vela do quarto cilindro, apenas com 5 mil km
as velas de outros cilindros estão normais, apenas um pouco carbonizadas
desculpem.. imagem de celular.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
grato
At: Vilmar (Alemão)
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9180
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: retifica

Mensagem não lida por luiz sle »

Essencialmente torquímetro!

Pelo decorrer dos fatos, deve ser junta mesmo. Mas, no meu caso, foi o cabeçote que corroeu, e, entrava água na galeria do pistão.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: retifica

Mensagem não lida por david crozeta »

Ferramenta principal é o torquimetro mesmo..o resto é o básico...

Pra um serviço no capricho vai precisar:
Junta cabeçote
junta tampa de vávulas
Junta coletor de escapamento
Junta coletor admissão
cola pra vedar a gaiola
filtro e óleo pro motor
aditivo para o arrefecimento

Pelo seu relato é bom trocar os selos do bloco e tubo da bomba d'água é barato e agora se torna fácil a troca!
Veja se possível a troca da bomba d'água , correia dentada e correia de acessórios! e verificar funcionamento da ventuinha!

No mais é só levar em uma boa retifica o cabeçote e montar certinho!

Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
alemãox
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 05 Nov 2010, 20:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: retifica

Mensagem não lida por alemãox »

muito obrigado, além do torquimetro, tem mais alguma ferramenta em especial, para montar os retentor de valvula, já ouvi falar em comprensão das molas, qual seria a ferramenta ideal? David, meu vizinho, quanto a correia dentada, tensionador eu troquei e esta com 20 mil km, mas vc tem razão já que vou tirar é melhor instalar nova, quanto a bomba d'agua eu troquei e esta apenas com 10 mil km, o tubo ainda esta original nunca foi trocado, a ventuinha esta jogando vento pro lado do motor. (é assim mesmo? esta certo?) e quanto a retifica do cabeçote, o que realmente eles tem que fazer? seria somente aplainar?
grato
At: Vilmar (Alemão)
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9180
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: retifica

Mensagem não lida por luiz sle »

alemãox escreveu:muito obrigado, além do torquimetro, tem mais alguma ferramenta em especial, para montar os retentor de valvula, já ouvi falar em comprensão das molas, qual seria a ferramenta ideal? David, meu vizinho, quanto a correia dentada, tensionador eu troquei e esta com 20 mil km, mas vc tem razão já que vou tirar é melhor instalar nova, quanto a bomba d'agua eu troquei e esta apenas com 10 mil km, o tubo ainda esta original nunca foi trocado, a ventuinha esta jogando vento pro lado do motor. (é assim mesmo? esta certo?) e quanto a retifica do cabeçote, o que realmente eles tem que fazer? seria somente aplainar?
Atravessando...

Acho que o mais certo seria mandar colocar as molas na retífica. Em casa é complicado sem ter uma furadeira de mesa, muito utilizada para comprimir a mola para colocar a trava! Tuchos, etc. Você monta em casa mesmo.

Tem que trocar o tubo d'água, o meu também era original e estava bem fino! Se quiser, pode mandar um torneiro mecânica fazer em bronze, inox, ou algo parecido para que não enferruje mais!

A ventuinha está certa! Pega o ar frio de fora e joga pra dentro!

A retifica é dar banho químico, ver se há corrosões, válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas em alguns casos.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
alemãox
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 05 Nov 2010, 20:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: retifica

Mensagem não lida por alemãox »

valeu luiz, nossa assim fica facil, mas toda retifica fazem isso? quanto a mais eles cobram?
grato
At: Vilmar (Alemão)
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9180
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: retifica

Mensagem não lida por luiz sle »

alemãox escreveu:valeu luiz, nossa assim fica facil, mas toda retifica fazem isso? quanto a mais eles cobram?
Não sei quanto eles cobram. Talvez seja processo comum eles desmontarem e montarem as válvulas. Disso eu não lembro bem, faz muuuito tempo que mandei fazer isso no Monza.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
alemãox
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 05 Nov 2010, 20:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: retifica

Mensagem não lida por alemãox »

já estou montando a lista, alguem tem mais algum detalhe importante alem do que o David já passou? assim que eu tiver o orçamento eu posto a listagem com os valores.
grato
At: Vilmar (Alemão)
Responder