Preciso de um favor - impedância do bico branco
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
Preciso de um favor - impedância do bico branco
Alguma alma caridosa poderia me fazer o favor de medir a impedância do famoso "bico branco" do Monza EFI? O carro começou a afogar do nada, e já queimei dois FET Drivers da minha injeção programável. Estou achando que o bico está em curto, deu 1,1 Ohms no multímetro, achei muito pouco :smt017
Agradeço a quem puder me ajudar!
Agradeço a quem puder me ajudar!
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Re: Preciso de um favor - impedância do bico branco
Cumpadi TheRipper, não sei se meu injetor esse "bico branco" ae até pq a cabeça do injetor onde tem o conector é azul claro ... :smt005
Mas medindo aqui deu exatamente 2.4ohms ,portando 1.3ohms de diferença do seu...
mas diz qual FET ta queimando ?
tem certeza q é um FET , pq eles tem propriedades diferentes de um transistor comum ...
diz ae o código dele ...
Abraço e boa sorte ... :smt017
Mas medindo aqui deu exatamente 2.4ohms ,portando 1.3ohms de diferença do seu...
mas diz qual FET ta queimando ?
tem certeza q é um FET , pq eles tem propriedades diferentes de um transistor comum ...
diz ae o código dele ...
Abraço e boa sorte ... :smt017
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
-
Luiz Henrique, obrigado! O seu bico é o pra gasolina, certo? Creio que a impedância seja a mesma, ou pelo menos bem próxima.
O componente que está queimando tem a seguinte descrição no manual da injeção: 34151 FET driver - 8 Pin DIP
Valeu! :smt023
O componente que está queimando tem a seguinte descrição no manual da injeção: 34151 FET driver - 8 Pin DIP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
TheRipper escreveu:Luiz Henrique, obrigado! O seu bico é o pra gasolina, certo? Creio que a impedância seja a mesma, ou pelo menos bem próxima.
Sim é EFI gasolina ...
Ahhh ,esse é um integrado mosfet com duas entradas lógicas e duas saidas drive ...
Mas Ripper , a corrente de controle dele acho q é muito baixa pra suportar um bico injetor , não conheço o circuito, mas acredito deve haver um FET ou Transistor de potência como power driver pros bicos .
Não esqueça de verificar tb resistores de polarização e diodos no circuito ...
podendo ajudar, tamos ae ...abraço e boa sorte :smt023
-
Aparentemente queimou esse integrado :smt017Luiz Henrique escreveu:TheRipper escreveu:Luiz Henrique, obrigado! O seu bico é o pra gasolina, certo? Creio que a impedância seja a mesma, ou pelo menos bem próxima.
Sim é EFI gasolina ...
Ahhh ,esse é um integrado mosfet com duas entradas lógicas e duas saidas drive ...
Mas Ripper , a corrente de controle dele acho q é muito baixa pra suportar um bico injetor , não conheço o circuito, mas acredito deve haver um FET ou Transistor de potência como power driver pros bicos .
Não esqueça de verificar tb resistores de polarização e diodos no circuito ...
podendo ajudar, tamos ae ...abraço e boa sorte :smt023
Dê uma olhada no circuito:

PWM0-1 e PWM1-1 são sinais vindos do processador para acionamento dos bicos (são duas bancadas, mas eu só estava usando uma), VCC é um sinal de 5 volts.
Quando troquei o "U7", na bancada de testes os bicos voltaram a pulsar normalmente, mas quando coloquei no carro, funcionou por alguns segundos apenas, e voltando à bancada, nenhuma das duas bancadas pulsavam, apesar de eu ter usado apenas uma no carro.
Valeu.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Ripper, justamente como pensei o 34151 não aciona diretamente os bicos !!!
Vendo o circuito da pra ter uma idéia de como funciona ...
. Os sinas de tempo de injeção são polarizados por R30 e R31 e então aplicados as entradas lógicas inputA e inputB , o 34151 funciona então como um driver amplifier emitindo esses pulsos em outA e outB de maneira compatível através de R12 e R17 as portas (gate) de Q2 e Q7 (Ifriz34n) que é um Power Mosfet .
. O source (3) é aterrado ao circuito ou negativo da alimentação , ao receber o pulso de outA e outB o FET chaveia internamente mandando o negativo pro bico injetor através do drain (2)
. O circuito formato por D22, D23 e seu adjacentes servem proteção e despolarizar o circuito .
Esse lance d U7 queimar é estranho mesmo ,e mais ainda q nos testes em bancada os bicos terem funcionado normalmente .
Já verificou se os cabos , fios , conectores do mega squirt no carro estão todos corretos e sem falhas ?! da uma conferida ...
Compre um IFRZ34N , retire os que estão no circuito e compare as medições , use um multimetro analógico , digital náo serve pra isso , ele tem uma leitura diferente e tem um diodo zener internamente , por isso a melhor coisa e fazer a comparação...
Solte os diodos e resistores do circuito (uma perna somente) e veja se não há fugas , curtos ou se algum está aberto ...
Solte e meça Q1 (TIP42) é transistor PNP comum fácil de se medir ...
E se possível tente conseguir um bico injetor q tenha certeza q esteja bom para fazer os testes, não sei se seu bico está dentro dos parametros aceitos pelo circuito , já q deu uma leitura bem diferente do meu ...ok !
Espera ter ajudado em algo ...qq novidade manda ae ... abraço e boa sorte .... :smt023
Vendo o circuito da pra ter uma idéia de como funciona ...
. Os sinas de tempo de injeção são polarizados por R30 e R31 e então aplicados as entradas lógicas inputA e inputB , o 34151 funciona então como um driver amplifier emitindo esses pulsos em outA e outB de maneira compatível através de R12 e R17 as portas (gate) de Q2 e Q7 (Ifriz34n) que é um Power Mosfet .
. O source (3) é aterrado ao circuito ou negativo da alimentação , ao receber o pulso de outA e outB o FET chaveia internamente mandando o negativo pro bico injetor através do drain (2)
. O circuito formato por D22, D23 e seu adjacentes servem proteção e despolarizar o circuito .
Esse lance d U7 queimar é estranho mesmo ,e mais ainda q nos testes em bancada os bicos terem funcionado normalmente .
Já verificou se os cabos , fios , conectores do mega squirt no carro estão todos corretos e sem falhas ?! da uma conferida ...
Compre um IFRZ34N , retire os que estão no circuito e compare as medições , use um multimetro analógico , digital náo serve pra isso , ele tem uma leitura diferente e tem um diodo zener internamente , por isso a melhor coisa e fazer a comparação...
Solte os diodos e resistores do circuito (uma perna somente) e veja se não há fugas , curtos ou se algum está aberto ...
Solte e meça Q1 (TIP42) é transistor PNP comum fácil de se medir ...
E se possível tente conseguir um bico injetor q tenha certeza q esteja bom para fazer os testes, não sei se seu bico está dentro dos parametros aceitos pelo circuito , já q deu uma leitura bem diferente do meu ...ok !
Espera ter ajudado em algo ...qq novidade manda ae ... abraço e boa sorte .... :smt023
-
Luiz, ajudou muito, depois vou verificar um por um todos os componentes.
Obrigado :smt023
Obrigado :smt023
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Fala Ripper...
Conseguiu resolver o problema ae ????
Conseguiu resolver o problema ae ????