Para os entendidos em Turbo
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Para os entendidos em Turbo
Fala galera tudo tranquilo?
To com um amigo meu q tá sem motor no monza dele.
Ele quer turbinar o monza, o preparador dele falou pra ele q turbo é melhor o motor 1.8 aguenta até 1,3kg de pressão sendo q será 0,7 no pé pra não forçar muito e 0,6 no booster.
O preparador sugeriu uma turbina lacon s2a com caixa fria .50 e caixa quente .48 só não sei o tamanho dos rotores assim q eu souber eu passo.
Eu sugeri um comando 270º/276º 7,0mm levante 110º lob-center pro cara, só q o preparador disse q não tem necessidade.
Fica ai minha pergunta o que vcs sugerem, Motor 1.8 ou 2.0?
1,3 kg é muita pressão o motor GM sem forjar aguenta?
Um comando nessas especificações não melhoraria o rendimento do carro podendo até mesmo diminuir um pouco a pressão de turbo?
Se vcs tiverem alguma sugestão será bem vinda agradeço a todos abraços!!!!! :smt023
To com um amigo meu q tá sem motor no monza dele.
Ele quer turbinar o monza, o preparador dele falou pra ele q turbo é melhor o motor 1.8 aguenta até 1,3kg de pressão sendo q será 0,7 no pé pra não forçar muito e 0,6 no booster.
O preparador sugeriu uma turbina lacon s2a com caixa fria .50 e caixa quente .48 só não sei o tamanho dos rotores assim q eu souber eu passo.
Eu sugeri um comando 270º/276º 7,0mm levante 110º lob-center pro cara, só q o preparador disse q não tem necessidade.
Fica ai minha pergunta o que vcs sugerem, Motor 1.8 ou 2.0?
1,3 kg é muita pressão o motor GM sem forjar aguenta?
Um comando nessas especificações não melhoraria o rendimento do carro podendo até mesmo diminuir um pouco a pressão de turbo?
Se vcs tiverem alguma sugestão será bem vinda agradeço a todos abraços!!!!! :smt023
Monza 2.0 Turbão...!!!
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Re: Para os entendidos em Turbo
Vai de 2.0, com certeza.
Mas tenha em mente que o que faz quebrar é torque, e não pressão do turbo (tampouco potência). Se ele estiver com taxa de 7:1, 1,3BAR pode até ser pouco, se usar taxa de 12:1, vai quebrar na hora. E tudo também depende do acerto, tem gente por aí rodando com "2 kilão" rendendo 250cv no motor, com mistura extremamente gorda e ponto atrasado.
Em geral, consegue-se chegar em média aos 250cv no 2.0 com comando original sem muito risco de quebra instantânea, acima disso é perigoso. Não estou dizendo isso por achismo, não tenho experiência com turbo, mas tenho um amigo que é preparador experiente e já montou dezenas de carros (a maioria GM) muito fortes e afirma categoricamente que acima dos 250cv é bem arriscado. Sobre o comando, é sempre bem vindo, pois com ele se consegue deslocar a faixa de torque máximo para um regime mais alto, o que na prática seria aumentar a potência sem aumentar a PME (pressão média efetiva) em cima de pistões e bielas. O problema é achar um comando de qualidade pro Monza, os nacionais geralmente esfarelam em pouco tempo.
Mas tenha em mente que o que faz quebrar é torque, e não pressão do turbo (tampouco potência). Se ele estiver com taxa de 7:1, 1,3BAR pode até ser pouco, se usar taxa de 12:1, vai quebrar na hora. E tudo também depende do acerto, tem gente por aí rodando com "2 kilão" rendendo 250cv no motor, com mistura extremamente gorda e ponto atrasado.
Em geral, consegue-se chegar em média aos 250cv no 2.0 com comando original sem muito risco de quebra instantânea, acima disso é perigoso. Não estou dizendo isso por achismo, não tenho experiência com turbo, mas tenho um amigo que é preparador experiente e já montou dezenas de carros (a maioria GM) muito fortes e afirma categoricamente que acima dos 250cv é bem arriscado. Sobre o comando, é sempre bem vindo, pois com ele se consegue deslocar a faixa de torque máximo para um regime mais alto, o que na prática seria aumentar a potência sem aumentar a PME (pressão média efetiva) em cima de pistões e bielas. O problema é achar um comando de qualidade pro Monza, os nacionais geralmente esfarelam em pouco tempo.
Editado pela última vez por TheRipper em 29 Jan 2009, 01:42, em um total de 1 vez.
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Re: Para os entendidos em Turbo
complementando oque o theripper falou sobre comando, ainda tem a vantagem da duração do comando e alem do levante, um comando 288 vai ter mais duração na admissao, ou seja vai entrar mais mistura na camera, mas tudo tem um limite, so o preparador deve saber o limite e a experiencia dele.
se isso é bom num aspirado, imagina num turbo alimentado. da pra faze bastante coisa hj em dia
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PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: Para os entendidos em Turbo
Aí vai de gosto / tipo de uso que o carro vai ter.
O turbo sozinho já joga o torque e a potência para cima a partir do momento em que ele entra, e se estiver bem dimensionado, consegue manter a curva subindo até a rotação de corte (ou pelo menos, bem perto dela).
Eu preferi deixar o motor original para poder usar o carro normalmente (consumindo e tendo pegada normal em baixas) e deixar para o turbo fazer o resto e de forma bem progressiva quando eu quiser, controlando apenas pelo acelerador.
O turbo sozinho já joga o torque e a potência para cima a partir do momento em que ele entra, e se estiver bem dimensionado, consegue manter a curva subindo até a rotação de corte (ou pelo menos, bem perto dela).
Eu preferi deixar o motor original para poder usar o carro normalmente (consumindo e tendo pegada normal em baixas) e deixar para o turbo fazer o resto e de forma bem progressiva quando eu quiser, controlando apenas pelo acelerador.

Eduardo Rettore
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Re: Para os entendidos em Turbo
O carro será usado para andar em situações normais umas 4 vezes por semana trajetos curtos coisa de 100 km no maximo por semana...
E de vez em quando umas aceleradas fortes, eu axei que o motor 2.0 seria mais bem vindo devido ao alto torque em baixas rotações e adicionando o comando com um leve trabalho no cabeçote para o motor respirar melhor.
1,3 kg é muita pressão para o GM???
E de vez em quando umas aceleradas fortes, eu axei que o motor 2.0 seria mais bem vindo devido ao alto torque em baixas rotações e adicionando o comando com um leve trabalho no cabeçote para o motor respirar melhor.
1,3 kg é muita pressão para o GM???
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Re: Para os entendidos em Turbo
Já comentei sobre a questão da pressão.
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Re: Para os entendidos em Turbo
Concordo com o Ripper. Não sei porque as pessoas insistem em medir o quanto um carro turbo é forte pela pressão... Tem muito carro com "doiskilão" ou "doikilimeio" rodando por aí que toma bucha de carro com metade da pressão bem acertado.
Pergunte ao seu amigo quanto ele quer ter DE POTÊNCIA. Esqueça pressão. A pressão é definida para entregar a potência que você quer ter e não o contrário.
Se ele disser que fica satisfeito com até uns 250cv (garanto que já fica bem divertido. E a menos que ele encontre com um Audi R8 por aí, dificilmente vai ficar para trás na estrada), pode usar um motor 2.0 com taxa de gasolina, rodando no álcool com menos de 1 bar que já atende. E sem alterar comando nem nada.
Pergunte ao seu amigo quanto ele quer ter DE POTÊNCIA. Esqueça pressão. A pressão é definida para entregar a potência que você quer ter e não o contrário.
Se ele disser que fica satisfeito com até uns 250cv (garanto que já fica bem divertido. E a menos que ele encontre com um Audi R8 por aí, dificilmente vai ficar para trás na estrada), pode usar um motor 2.0 com taxa de gasolina, rodando no álcool com menos de 1 bar que já atende. E sem alterar comando nem nada.

Eduardo Rettore
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Re: Para os entendidos em Turbo
Bem nem vou comentar, já foi dito tudo! :smt023
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo