"Esqueleto" do motor a alcool?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fastback
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"Esqueleto" do motor a alcool?

Mensagem não lida por Fastback »

Pessoal, lendo vários tópicos sobre conversão, adaptações e muita "tranqueraiada" por ai me trouxe a tona novamente minha vontade de "terminar" a conversão do meu Monza pra alcool.
Como muitos devem se lembrar, comecei pelo chip a alcool. Ficou até legal, o carro andava suave... Acho que até demais pro meu gosto, aí parti pra troca de bico (do bico a gasolina pro bico a alcool), que tem mais vazão e consequentemente melhorou sensivelmente o rendimento do carro mas, mesmo assim, longe do que era antes.
Lí em alguns tópicos que a conversão não dá perda de potência e, pelo menos pela minha experiência, foi o contrário. Logo que o carro começou a rodar com 100% de alcool no tanque, deu pra sentir que ele ficou um pouco mais frouxo. Claro, era de se esperar, afinal a taxa do motor a gasolina não é suficiente pra uma boa queima de alcool. Mesmo assim, estou querendo continuar a adaptação e partir pra parte principal, a taxa de compressão.
Eu posso simplesmente pegar os pistoes do Monza a alcool e, a grosso modo, socá-los no lugar dos pistões atuais? O que mais vai ser preciso mudar? Claro, a parte de refrigeração do motor também vai precisar de uma boa revisada, né? A termostática do Monza a gasolina é diferente da do alcool (pro motor trabalhar com temperatura mais amena)?
Também sei que os coletores de admissão são diferentes... O do alcool é aquecido e o da gasolina não. Dizem que o alcool entra muito frio e não "corre" direito pelo coletor o que consequentemente daria uma leve perda de rendimento. Nesse caso, uma troca de coletor também seria cogitada? Será que não teria como esquentar pelo menos a base da TBI ou dar um jeito de aquecer o alcool ainda na linha de combustível para que ele não entre tão frio no motor?


E, dando uma desviada no tópico mas, pra aproveitar e não criar tópico demais... Eu vi um tópico falando da rodafonica. Sempre ouço falar dela mas nunca soube o que é na verdade. Pra que ela serve e como funciona? Eu sempre quis arrancar aquela Rochester de lá pra dar lugar à uma megasquirt e partir pra injeção multiponto (acho que o TheRipper vai lembrar dessa, né meu filho? hehehe) mas meu grande medo é essa questão da distribuição e, principalmente, o controle sobre o ar condicionado... Pelo o que ví no diagrama da central, existe uma tomada pro ar condicionado mas eu não tenho idéia de pra que serve... Será que se eu usar a mega e tirar aquela tomada dali o ar vai parar de funcionar? Acredito que aquilo seja pra "compensar" o consumo a mais de energia por parte do compressor, não? Digo, um gerenciamento do funcionamento do compressor por parte da injeção e de acordo com a situação do motor? NEsse caso, daria pra substituir tudo pelo sistema usado nos Monzas carburados? (Falando nisso, como ele funciona? É a vácuo?)

Valeu galera! :)
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Marcel Murai
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Re: "Esqueleto" do motor a alcool?

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Ae Fast,
Eu tmbm vo converter o meu :P
Alcool R$ 1,01 Gasolina R$ 2,52 :smt011
Eu vo começar a correr atras das peças, primeiro o coletor, pistoes....Bico jah tenho.
Ah, a termostatica dos monzas EFI 2.0 são a mesma tanto do alcool tanto pra gasolina, pelo menos da marca Wahler são.

Eu vo ver se troco a central mais pra frente a fim de habilitar o aquecimento do coletor e o injetor automático :smt023
No meu tem os 2 chicotes prontos.

E futuramente trocar o cambio por um diferencial longo, penso logo num F-18. aí vou deixar bem próximo do Monza 2.0 Alcool Original com seus 116cv :mrgreen:

*** é claro, ia me esquecendo....depois de trocar os pistoes, Trocar Velas!! :mrgreen: BPR7EY :smt023
Abcs,
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2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
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Re: "Esqueleto" do motor a alcool?

Mensagem não lida por Fastback »

Marcel Murai escreveu:Ae Fast,
Eu tmbm vo converter o meu :P
Alcool R$ 1,01 Gasolina R$ 2,52 :smt011
Eu vo começar a correr atras das peças, primeiro o coletor, pistoes....Bico jah tenho.
Ah, a termostatica dos monzas EFI 2.0 são a mesma tanto do alcool tanto pra gasolina, pelo menos da marca Wahler são.

Eu vo ver se troco a central mais pra frente a fim de habilitar o aquecimento do coletor e o injetor automático :smt023
No meu tem os 2 chicotes prontos.

E futuramente trocar o cambio por um diferencial longo, penso logo num F-18. aí vou deixar bem próximo do Monza 2.0 Alcool Original com seus 116cv :mrgreen:

*** é claro, ia me esquecendo....depois de trocar os pistoes, Trocar Velas!! :mrgreen: BPR7EY :smt023
Abcs,
É amigo japa... Você ainda está com mais sorte que eu. Lá em Marília o Alcool estava a 1,33 contra a gasolina a 2,54. Já aqui, ele está custando 1,27 e a gasolina 2,86. Sinceramente, se eu colocar a conversão no chip, o bico novo, a "regulagem" que uma oficina fez e não valeu nada, o módulo hei e impulsora que queimaram depois de sair da oficina e a central a alcool que comprei por uma barganha no mercado livre, já tá tudo pago e dando lucro.
Antigamente, eu pegava um vale transporte de 20 reais na firma pra vir trabalhar. Se eu não colocasse pelo menos mais 10 em cima, a gasola não durava a semana inteira. Já hoje, com esses mesmos 20 reias, só que de alcool, ando o que andava antes e mais um pouco! :mrgreen:
Cara, falando em central a alcool, tu tocou num ponto que me intriga até hoje! Eu comprei uma central a alcool de um Monza 92 no mercado livre e coloquei no meu carro. Como ela tava dando mal contato no chicote (de vez em quando entrava no "modo de emergencia" acionando as ventoinhas e acendendo a luz da injeção), retirei e usei a minha central original apenas com o chip da central a alcool. Aí sim, tirando o chip a gasolina "mexido" e colocando o do alcool, o carro ficou redondinho mas, por ter trocado o chip e o chicote dos acessórios a alcool estarem prontinhos (tem até o soquete da bombinha injetora no cofre) achei que já com o chip novo iria funcionar. Mas, não funcionou... Será que se eu colocar a central a alcool no lugar novamente (claro, com seus devidos reparos), vai funcionar?! :smt023

Mas, resumindo o negócio, no meu caso, os pistões e o coletor já "resolveriam" o problema? :)
Falando no coletor, como é feito o aquecimento dele? Pela água do radiador ou algum tipo de resistência elétrica?

Abração!
Isaque&Rebeca:
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Re: "Esqueleto" do motor a alcool?

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Fastback escreveu:Será que se eu colocar a central a alcool no lugar novamente (claro, com seus devidos reparos), vai funcionar?! :smt023
Mas, resumindo o negócio, no meu caso, os pistões e o coletor já "resolveriam" o problema? :)
Falando no coletor, como é feito o aquecimento dele? Pela água do radiador ou algum tipo de resistência elétrica?
Abração!
Não se esqueça de colocar os devidos reles, fusiveis na caixa de fusiveis :mrgreen:

O coletor, na fase fria é aquecida pela resistencia, após quente eh mantida pela água do radiador. :smt023

Meu quando estava frio dava muuuuuito vazios em aceleração. Acredito que com o coletor já deixe o carro andável :D
Pistoes são mais pra melhor aproveitamento do alcool.

O chip original a alcool mantém o carro afogado na fase fria. O meu ficava tremendo muito. mas vc não tinha noção como tremia....acho que dava pra fazer um milkshake :smt005
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Re: "Esqueleto" do motor a alcool?

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Marcel Murai escreveu:Não se esqueça de colocar os devidos reles, fusiveis na caixa de fusiveis :mrgreen:
O coletor, na fase fria é aquecida pela resistencia, após quente eh mantida pela água do radiador. :smt023
Meu quando estava frio dava muuuuuito vazios em aceleração. Acredito que com o coletor já deixe o carro andável :D
Pistoes são mais pra melhor aproveitamento do alcool.
O chip original a alcool mantém o carro afogado na fase fria. O meu ficava tremendo muito. mas vc não tinha noção como tremia....acho que dava pra fazer um milkshake :smt005
Os reles já estão no lugar, engraçadinho... Inclusive a linha 30 (se não me engano), a de 12V direto tem sinal e todos os plugs dos outros pinos também estão lá. Ou seja, o chicote da central até o cofre está completo, inclusive o rele... Mas, ao dar partida no carro, mesmo com o motor frio, não há sinal.
No fundo, acredito que essa central seja diferente da do alcool, talvez ela não tenha esse circuito que acione as partes da partida a frio... =/

Quanto ao coletor, frio o meu também é uma tremenda ... mas, depois que esquenta fica show. O UNICO defeito do meu carro é que ao dar uma pisada duma vez, ele dá uma engasgada antes de ir de vez. =/ E, isso não teve oficina e regulagem que resolvesse.
Mesmo assim, o principal pra mim é a troca de pistões... Cara, quando coloco um pouco de gasolina misturada com o alcool o carro anda muito, fica notável a "afrouxada" que ele deu no alcool. Sem dizer que com os pistões taxados ele vai aproveitar muito mais o que já é bom, né? :)

Quem sabe mais pra frente não role até uma Megasquirt MPFI nele. hauahuhauhau O que mais me dá medo nisso tudo ainda é o ar condicionado e sua ligação com a central. Se não fosse esse detalhe, eu estaria bem mais animado e já bolando esquemas na cabeça.
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Re: "Esqueleto" do motor a alcool?

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Fastback escreveu:Quanto ao coletor, frio o meu também é uma tremenda ... mas, depois que esquenta fica show. O UNICO defeito do meu carro é que ao dar uma pisada duma vez, ele dá uma engasgada antes de ir de vez. =/ E, isso não teve oficina e regulagem que resolvesse....

Quem sabe mais pra frente não role até uma Megasquirt MPFI nele. hauahuhauhau O que mais me dá medo nisso tudo ainda é o ar condicionado e sua ligação com a central. Se não fosse esse detalhe, eu estaria bem mais animado e já bolando esquemas na cabeça.
Isso que eu ficava .....essas engasgadas! :smt011
Cara, vc não tem noção dos cagaços que tinha passado com essas falhadas. Uma vez atravessando a rodovia pra fazer retorno, o carro deu uma engasgada das feias...só ví o RPM apagando...luz da bateria e oleo tava piscando já. eee...o caminhao vindo...Afff!..... quase tive um troço.
Fiquei um bom tempo usando gasolina depois. mas não dá! ...eh muuuito caro.

Olha cara, até pensei em por MPFI no meu, cabeçote MPFI jah tenho.... problema é a roda fonica. e se for usar o Mega, precisa ver se tem algum comando que avise o mega que precisa corrigir a rotação quando liga o A/C.
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Re: "Esqueleto" do motor a alcool?

Mensagem não lida por Fastback »

Eu também já passei poucas e boas com essa engasgada. Até achei que fosse coisa "exclusiva" do meu carro, mesmo porque andei no do Thiago (que é convertido só no chip, que nem o meu era antes) e o dele não tem isso. A diferença é que o meu "anda mais" e o dele é mais suave pra andar, porém, sinto que no dele há uma perda de força um pouco maior que o meu.
Mesmo assim, a vantagem dessa engasgada é que não é qualquer um que dirige teu carro. Minha esposa mesmo desistiu de "aprender a dirigir" nele porque "o acelerador é muito ruim, você tem que consertar isso". ahuahauahuahau A manha de dirigí-lo é ter calma com o acelerador. Por mais que você queira e precise acelerar, primeiro comece pisando suave pra depois sim ir afundando o pé gradativamente (aí já pode ser um pouquinho mais rápido). Mesmo assim, em situações extremas como atravessar vias (principalmente quando elas são inclinadas contra você), fazer ultrapassagens e afins pode se tornar algo perigoso como você mesmo presenciou se você esquecer de pegar leve com o carro. =/ Também já passei esse tipo de apuro mas, por sorte, consegui soltar o acelerador e retomar o processo antes que o motor morresse, a injeção também ajudou dando aquela oscilada no giro que manteve o motor ligado. SORTE!

Mas, cara, pra que serve exatamente a roda fonica? Perguntei isso em outro forum porque sempre ouço falar dela mas nunca soube o que era... É algum tipo de sensor que dá a posição do pistão de acordo com alguma peça no virabrequim? Aí ela ajuda a central no controle do ponto? Pelo menos em um tópico aí do forum o Carlos postou uma foto dum bloco com o furo pra adaptação do sensor... Não parece muito difícil.

E, quanto a Mega e o A/C, já até troquei algumas idéias com nosso amigo TheRipper que também ficou em dúvida nesse ponto. Mas, acho que se usarmos o sistema dos carburados deva resolver, não? Algum sistema a vácuo?

Sobre andar na gasolina... Dispenso comentários. Aqui custa 2,86. Precisa falar mais alguma coisa? :smt015

Ah, mais uma coisa, olhei no CEPChev e existem duas "marcas" de pistão pra Monza a alcool, a Metal Leve e outra que aparece como KS. Essa metaleve, pelos preços do site http://www.pecas-on-line.com.br/ custa em torno de 140 a 380 cada... Já a tal KS (indo pelo código em ambos os casos) custa em torno de 90 reais... Será que tem tanta diferença assim?! Vai ter que trocar biela ou coisa parecida ou são só os pistões e anéis mesmo?

Abração cara!
E, vamos pensar e trocar idéias sobre um MPFI a alcool pros nossos "semi-convertidos" hehehe
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Re: "Esqueleto" do motor a alcool?

Mensagem não lida por José Leal »

Fast, a roda fônica fica presa na polia do virabrequim, e serve para indicar para a central de IE o momento que deve enviar a centelha para os cilindros. Parece que ela tem 4 "falhas" nos dentes (que casam com o PMS de cada pistão), que são "lidos" pelo sensor de rotação. Ele manda essa informação para a central de IE e ela manda o sinal para a bobina disparar a centelha para o determinado cilindro.

A megasquirt pode trabalhar com roda fônica ou com o distribuidor.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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