Como muitos devem se lembrar, comecei pelo chip a alcool. Ficou até legal, o carro andava suave... Acho que até demais pro meu gosto, aí parti pra troca de bico (do bico a gasolina pro bico a alcool), que tem mais vazão e consequentemente melhorou sensivelmente o rendimento do carro mas, mesmo assim, longe do que era antes.
Lí em alguns tópicos que a conversão não dá perda de potência e, pelo menos pela minha experiência, foi o contrário. Logo que o carro começou a rodar com 100% de alcool no tanque, deu pra sentir que ele ficou um pouco mais frouxo. Claro, era de se esperar, afinal a taxa do motor a gasolina não é suficiente pra uma boa queima de alcool. Mesmo assim, estou querendo continuar a adaptação e partir pra parte principal, a taxa de compressão.
Eu posso simplesmente pegar os pistoes do Monza a alcool e, a grosso modo, socá-los no lugar dos pistões atuais? O que mais vai ser preciso mudar? Claro, a parte de refrigeração do motor também vai precisar de uma boa revisada, né? A termostática do Monza a gasolina é diferente da do alcool (pro motor trabalhar com temperatura mais amena)?
Também sei que os coletores de admissão são diferentes... O do alcool é aquecido e o da gasolina não. Dizem que o alcool entra muito frio e não "corre" direito pelo coletor o que consequentemente daria uma leve perda de rendimento. Nesse caso, uma troca de coletor também seria cogitada? Será que não teria como esquentar pelo menos a base da TBI ou dar um jeito de aquecer o alcool ainda na linha de combustível para que ele não entre tão frio no motor?
E, dando uma desviada no tópico mas, pra aproveitar e não criar tópico demais... Eu vi um tópico falando da rodafonica. Sempre ouço falar dela mas nunca soube o que é na verdade. Pra que ela serve e como funciona? Eu sempre quis arrancar aquela Rochester de lá pra dar lugar à uma megasquirt e partir pra injeção multiponto (acho que o TheRipper vai lembrar dessa, né meu filho? hehehe) mas meu grande medo é essa questão da distribuição e, principalmente, o controle sobre o ar condicionado... Pelo o que ví no diagrama da central, existe uma tomada pro ar condicionado mas eu não tenho idéia de pra que serve... Será que se eu usar a mega e tirar aquela tomada dali o ar vai parar de funcionar? Acredito que aquilo seja pra "compensar" o consumo a mais de energia por parte do compressor, não? Digo, um gerenciamento do funcionamento do compressor por parte da injeção e de acordo com a situação do motor? NEsse caso, daria pra substituir tudo pelo sistema usado nos Monzas carburados? (Falando nisso, como ele funciona? É a vácuo?)
Valeu galera!