Oi Gaetano.
Explica melhor o que vc quis dizer com 'monza com ac não tem ventilação forçada'.
O monza tem ventilação forçada com 4 velocidades, e vc pode ainda direcionar esse ar. Vc pode aquecer esse ar, mandar ar quente para os pés e ar gelado para as saídas do painel, enfim, pode quase tudo. Infelizmente só não pode controlar a temperatura da saída do ar condicionado, embora algumas fontes dizem que vc pode ligar o ar quente mesmo com ar condicionado ligado, para dosar a temperatura. Acho isso um desperdício, mas é o que dizem que fazem os carros modernos, com controle digital de temperatura do ar condicionado.
Qdo comprei meu atual monza 94, notei que não ventilava. Abri o capô, tirei aquela cobertura plástica que cobre a entrada de ar da ventilação e verifiquei que a borboleta que só deveria fechar qdo vc comanda ar condicionado máximo, estava fechada, vedada com massa de calafate e ainda invertida, de modo a não abrir nem com reza brava.
Refiz a 'cagada' e tudo voltou a funcionar perfeitamente, como era no meu outro monza 94/95
Uma maneira de se descobrir se a ventilação do Monza está funcionando legal é trancar o carro todo (vidros e portas), ligar a ventilação na máxima e sair do carro.
- colocar a mao naquela saída de ar traseira. Deverá estar saindo ar.
- Liga-se o ar condicionado na posição baixa. Deverá continuar saindo ar.
- Liga-se o ar na posição alta. Deverá parar de sair ar lá atrás.
Se estiver saindo ar com o ar condicionado em alta ou não estiver saindo ar com ele em baixa ou ventilação, alguma coisa está impedindo a borboleta da entrada de ar de abrir e fechar.
Abraços