Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pessoal, me deu na telha de retirar a tampa de válvulas do meu carro, pois o local onde o filtro de ar fica estava meio melado de óleo. Logo pensei que aquele filtrozinho que fica na tampa de válvulas estaria sujo...
Dito e feito, olhem como ele está:
Imagem
Imagem
Agora pergunto, existe esta peça p? ve?er,?mente este "filtro"?

E aqui a outra dúvida, no compartimento do filtro de ar, na parte de baixo existem duas saidas, uma delas vai pro "thermac", e a outra está com um parafuso, isso é normal? Ou deve ir algo conectado no local do parafuso?
Imagem

Fico no aguardo.

Abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Aproveitando que a tampa estava fora do carro, dei um talento nela :)
Lavei por dentro e por fora, vejam o resultado:
Imagem
A tampa ganhou um polimento por fora :D

Imagem
Esfreguei de tudo que foi jeito, usei óleo diesel e depois gasolina pra limpar... isso foi o máximo que consegui. Limpei usando escova de dentes e um pincel.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por José Leal »

Diego Paiva escreveu:E aqui a outra dúvida, no compartimento do filtro de ar, na parte de baixo existem duas saidas, uma delas vai pro "thermac", e a outra está com um parafuso, isso é normal? Ou deve ir algo conectado no local do parafuso?
Imagem

Fico no aguardo.

Abraços!
Diego, provavelmente essa mangueira tampada vai para o TBI ou para a portinhola comandada a vácuo que mistura o ar pelando (vindo do coletor de escape) com o ar quente captado pelo bico. :mrgreen: :mrgreen:

Se for para o TBI, veja se a entrada da mesma está tb tampada ou aberta. Se tiver aberta, vc sabe os problemas (entrada falsa de ar). Se for para a portinhola misturadora de ar, não tem problema.

Eu fiz uma adaptação dessas no Tipo, isolando a valvula thermac e fazendo uma nova admissão pegando ar frio do paralamas. Pretendo fazer o mesmo no Monza.

O trabalho feito na tampa de válvulas ficou muito bom. Será que se vc lavar o filtro com gasolina, não dissolve esse excesso de óleo?

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Valeu pela resposta, Zé.

Então, acho que vai para o distribuidor de vácuo... pois o que tem a mangueirinha vai pro thermarc, como havia falado.
Então o que eu devo fazer? Devo comprar uma mangueirinha dessas e ligar no distribuidor de vácuo? Realmente lá tem uma saída tampada.....
Se for só isso, amanhã compro a mangueirinha para ligar....

Quanto ao filtro, se lavar ele com gasolina deve melhorar. Mas não sei se fica 100%... se não achar um novo, vai ser o jeito limpar mesmo....
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por José Leal »

No meu carro, o distribuidor de vácuo só tem 2 mangueiras. Uma para o filtro cânister e outra para o comando do direcionamento do ar interno. As outras estão isoladas.

Na minha válvula thermac, a mangueira é ligada diretamente no TBI.

Como aí em Fortaleza é muito quente (assim como Goiânia), eu nem me preocuparia em ligar essa mangueira. Mas se vc faz questão, manda ver. Verifique antes se não tem nenhuma entrada de ar isolada no TBI. Se não tiver, essa mangueira é conectada na flauta de distribuição do vácuo mesmo.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por 500EF »

No caso das mangueiras, não sei ajudar, porque no meu o esquema é diferente...

Agora um detalhe, já que tirou a tampa de válvulas, o ideal é trocar a junta e daqui a alguns dias conferir o aperto, pois ela cede um pouco, senão o seu serviço de limpeza vai por água, ou melhor, óleo abaixo... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Não!! Troque este filtro!!! Eu troquei do meu novinho, original GM....é importado dos EUA... Genuine Parts..hehe

Cara....eu tentei limpar deixando uns dias no querosene.....putz...começava a soltar sujeira...e como passa depois do filtro de AR pela mangeuira de respiro isso aí vai pro motor. :shock:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Sobre o termac:

Antes de religar, veja por qual motivo o cara desligou....ninguem sai desligando as coisas sem mais nem menos......
Pode ser problema termac.....problema no atuador do bico da panela.....etc......deve estar vazando vácuo......veja antes isto...
Abcs,
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder