Aumento do percentual de mistura gasolina/etanol

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
ThiagoCwbr
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Aumento do percentual de mistura gasolina/etanol

Mensagem não lida por ThiagoCwbr »

Boa tarde pessoal!

Sou novo aqui no grupo, mas sempre que tinha dúvidas com o meu Monza, acompanhava por aqui.
Porém essa semana tivemos uma noticia, que acredito eu, pode afetar a maioria de nos apaixonados por Monza e carros antigos a gasolina.

"O Ministério de Minas e Energia do Brasil aprovou, na quarta-feira (25), o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30% (E30), com vigência a partir de agosto de 2025."
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aumento do percentual de mistura gasolina/etanol

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30%
Segundo meus conhecimentos sobre motores, combustíveis, octanagem, etc, permitam-me dizer que, aumentando o percentual de etanol na gasolina, melhora-se seu poder anti detonante. Por outro lado, diminui-se o poder calorífico da mistura, fazendo com que o motor gaste mais.
Uma das medidas que podem minimizar o problema é adiantar o ponto inicial da ignição. Quando eu comprei meu Chevette lá nos anos 1975, ainda não havia o Proálcool.
Nessa época a gasolina era quase pura, com míseros 2% de álcool.
Fui avançando o ponto de ignição e aumentando o giclê principal do carburador, á medida em que os governos e usineiros foram aumentando a quantidade de álcool, para o carro pelo menos não perder desempenho.
Como meu Monza é um EFI, a única maneira correta de lidar com isso seria reprogramar a memória permanente da UCE. Não sei se alguém aqui consegue fazer isso. Essa programação é que dosa a proporção de ar+combustível, o avanço dinâmico da centelha, etc. A mistura de ar+ gasolina para uma queima perfeita é bem diferente da mistura ar+etanol.
Como medida mais simples, acho que adiantando o ponto inicial, que originalmente é de 10 graus, deve compensar esse aumento do etanol. No EFI.
É só uma conversa, não garanto que funcione. Na teoria tem tudo para funcionar. :lol:

Boa sorte para nós todos com Monzas a gasolina.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder