Melhorias gerais Monza SL 1.8

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Talentz
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Jul 2024, 05:19
Cidade: -
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Melhorias gerais Monza SL 1.8

Mensagem não lida por Talentz »

Olá, o meu nome é Germán. Sou chileno e novo no grupo.
Tenho um Monza SL 1.8 1992 e gostaria de saber se vocês têm alguma recomendação de melhorias para torná-lo mais rápido. Além disso, dirigi o carro a 150 km/h e notei algumas vibrações a partir de 120 km/h.
Vocês tem alguma ideia de porquê isso pode acontecer?

Esclareço que não sei português, mas utilizo o Google Tradutor.
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 146
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Melhorias gerais Monza SL 1.8

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Olá, boa tarde.

Hoje mesmo respondi uma pergunta semelhante num Fórum, no Facebook, acerca do desempenho/velocidade máxima de um Monza.

Pelo ano e modelo do seu veículo na descrição do seu perfil, deve ser equipado com sistema EFI - injeção eletrônica de combustível acionada por um único injetor.

Vou te dizer o que falei por lá:

Um Monza carburado atinge velocidade máxima na casa dos 165 a 168 km/h. Já um Monza injetado, EFI, atinge algo próximo entre 180 a 184 km/h. Ou seja, não espere ele atingir velocidade próximas ou superiores a 200 km/h, pois o carro não comporta tanta velocidade assim. Principalmente no que tange ao conjunto motriz e transmissão originais.

Vibração pode ser coxim do motor, ou câmbio, ruins, arriados. Rodas desbalanceadas ou empenadas, cubos de roda com empeno, podem provocar vibrações em altas velocidades.

Quanto a melhorar o desempenho, tem várias opções: aumentar taxa de compressão, por meio de rebaixo no cabeçote, instalar turbina no motor, trocar o conjunto motriz, mudar a injeção, dentre outras tentativas, mas todas estas tem seu custo e podem, ou não, dar certo.

Enfim, se o seu Monza é todo original, ele for EFI (aqui no Brasil, todos os modelos 92 em diante saíram com injeção eletrônica), sugiro trocar o regulador de pressão de combustível pelo da marca DS (creio que aí tenha a venda) e regular a pressão do sistema de alimentação em 2,2 bar. Originalmente é 2,0 bar. Com 2,2 bar ele alimenta um pouco melhor. Eu uso essa pressão no meu carro faz uns quatro anos e em todos os Monzas/Kadett que mexo faço essa alteração.

O ponto de ignição seria bom aferir com uma pistola estroboscópica e ver se ele está em 10º APMS, ou a graduação compatível com o combustível de vocês aí no Chile. Dica: se quer mais desempenho na alta, não adiante o ponto. Mantenha ele no avanço inicial original, ou atrase um pouco (coisa de 3 a 4 graus). Se adiantar a ignição, ele melhora na baixa, dentro da cidade, mas piora na alta. Particularmente, prefiro usar avanço original ou mais atrasado.

Faça uma limpeza no bico injetor, com uma máquina apropriada para tanto.

Tem também a opção de trocar o Sensor de Posição de Borboleta por um da marca DS (mesma do regulador de pressão). Esse sensor é o único no mercado que é eletrônico. Os demais, inclusive o original, é por pista resistiva. O sensor eletrônico melhora significativamente a resposta do acelerador (se torna instantânea ao comando do motorista) e sua instalação não depende de nenhuma adaptação. Tira um, coloca outro. Detalhe: esse sensor eletrônico não costuma dar problemas, devido a sua construção eletrônica. Eu uso um desse no meu carro, há uns dois anos e não tenho queixas. Funcionamento excepcional! E a resposta das acelerações ficaram mais rápidas.

Por fim, revise cabos de velas, velas, tampa e rotor do distribuidor. Se algum item tiver ruim, troque.

----

Se o seu Monza for carburado, veja o seguinte:

A primeira opção é revisar o sistema de avanço centrífugo do distribuidor. Veja se as molas dos contrapesos estão em ordem. Não pode estar faltando molas ou quebradas. Senão, o carro não funciona bem. O avanço a vácuo não interfere muito no desempenho. Mas é bom verificá-lo também. Além do mais, veja as velas, cabos, tampa e rotor do distribuidor. Se algum item tiver ruim, troque.

No carburador, é bom estar tudo limpo, livre de sujeiras. A sujeira é o maior vilão de um carburador. Se estiver tudo em ordem, sugiro que faça a troca dos giclês do primeiro e segundo corpo pela medida mais próxima maior ao que está nele. Isso considerando que ele está com os giclês, injetor, venturis, difusores, válvula estilete (agulha) nas calibrações (medidas) originais do carro. Colocado os giclês maiores, ande com o veículo e veja se teve melhora. Só não pode deixar o motor com excesso de combustível. Lembrando que ao aumentar os giclês, aumenta-se o consumo teoricamente. Como diz o velho ditado: "cavalo quanto mais corre, mais água bebe :lol: :lol: "


Bom. Espero ter ajudado. Depois nos conte, o resultado!

Boa sorte!
FelipeLichirgu
Responder