Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
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Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
Boa noite amigos mineiros, estou começando um projeto no meu Monza 92, instalar injeção do Astra 99 com chave codificada.
Consegui com um amigo a injeção completa do Astra, com tudo que tem direito, inclusive a chave codificada.
Vou ter que fazer algumas mudanças no chicote para adequar ao sistema elétrico do Monza, já não aguento mais passar raiva com a injeção EFI original.
Até o momento o custo está sendo de 1.000,00 pela injeção completa, incluindo o chicote elétrico de toda a frente do carro. A única coisa que terei que comprar será o reservatório do hidráulico que é separado da bomba e o carro tinha direção eletro-hidráulica, que já tinha sido vendida.
Fico aberto a sugestões, críticas e ajuda de quem já tenha feito esse tipo de serviço.
No decorrer da instalação posto fotos aqui.
Consegui com um amigo a injeção completa do Astra, com tudo que tem direito, inclusive a chave codificada.
Vou ter que fazer algumas mudanças no chicote para adequar ao sistema elétrico do Monza, já não aguento mais passar raiva com a injeção EFI original.
Até o momento o custo está sendo de 1.000,00 pela injeção completa, incluindo o chicote elétrico de toda a frente do carro. A única coisa que terei que comprar será o reservatório do hidráulico que é separado da bomba e o carro tinha direção eletro-hidráulica, que já tinha sido vendida.
Fico aberto a sugestões, críticas e ajuda de quem já tenha feito esse tipo de serviço.
No decorrer da instalação posto fotos aqui.
- dutra s a
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Re: Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
Michel, qual seria os problemas a ponto de estar com raiva da injeção EFI?
Fiquei curioso, rsrs!
abs estamos ai
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Re: Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
Bom dia Dutra, já foi necessário trocar todos os sensores e atuadores do sistema de injeção em 3 anos que tenho o carro, já desmontei e revisei todo o chicote da injeção, já troquei tampa do distribuidor, rotor, cabos e velas, e sempre tem algo novo aparecendo.
De uns meses pra cá ele acende a luz da injeção andando e logo apaga, nesse período da luz acesa o carro perde força e rendimento, pelo código lampejante não acusa nada, na minha região não consegui ninguém que tenha scanner para ler os parâmetros da injeção para achar o defeito e ainda depois que esquenta o carro falha muito em baixa rotação.
Obs: procuro sempre usar peças de primeira linha, e já troquei o módulo da injeção pelo do carro de um amigo que não usa o sistema de acionamento das ventoinhas originais, pois o meu módulo não estava acionando as ventoinhas.
Gosto muito desse carro para desfazer dele por causa de problemas na injeção.
Meu carro roda na gasolina e GNV, já retirei todo o sistema de GNV para fins de teste, só me mostrou que o carro não é beberrão como dizem por aí.
De uns meses pra cá ele acende a luz da injeção andando e logo apaga, nesse período da luz acesa o carro perde força e rendimento, pelo código lampejante não acusa nada, na minha região não consegui ninguém que tenha scanner para ler os parâmetros da injeção para achar o defeito e ainda depois que esquenta o carro falha muito em baixa rotação.
Obs: procuro sempre usar peças de primeira linha, e já troquei o módulo da injeção pelo do carro de um amigo que não usa o sistema de acionamento das ventoinhas originais, pois o meu módulo não estava acionando as ventoinhas.
Gosto muito desse carro para desfazer dele por causa de problemas na injeção.
Meu carro roda na gasolina e GNV, já retirei todo o sistema de GNV para fins de teste, só me mostrou que o carro não é beberrão como dizem por aí.
- dutra s a
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Re: Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
Boa tarde Michel.
De fato eu reconheço estes tipos de problemas, pois já passei por todos e mais um pouco kkkkk! Eu arrumava uma coisa aqui e depois aparecia mais 3 em outros pontos e, fica difícil mesmo sem um scanner para pegar o defeito na hora que acontece.
Muito foi dito aqui sobre trocas de peças sem o devido teste, mesmo com um simples multímetro onde muitas vezes se acaba criando um problema onde não tem. Como você já verificou sem estar com o sistema GNV instalado e não achou nada, então acredito que na instalação podem ter danificado algo onde pode refletir em muitas outras coisas e fica camuflado, pois acontece muito isso com instalação de GNV.
O código lampejante só vai aparecer quando o problema persiste, pois a injeção EFI se auto corrige quando sanado e nisso ao ver o código não irá aparecer nada, não é como muitas injeções que fica gravado o código e se precisa do scanner para apagar e as vezes o carro só anda melhor depois que apaga, o bom da injeção EFI é isso, se auto corrige.
Sobre perder rendimento ao ascender a luz da injeção deveria verificar mais afundo o CTS, MAP, ,TPS e potenciômetro de CO, eles são interligados via positivo e terra. Eu diria que seria os principais para ajuste e a partir dai verificar VSS, pressão de combustível, ponto de correia, da ignição e velas adequadas, também o aterramento geral, principalmente o do módulo da injeção EFI (no caso do Monza EFI é mais fácil de fazer essas manutenções).
Muito já foi dito aqui sobre o mau contato em conectores, tomadas e etc... Com as vibrações um mínimo mau contato interfere em tudo, mas já que está querendo trocar por uma injeção mais moderna, deve se atentar as ligações a mais para funcionar como o veículo original dessa injeção. Lembrando que essa injeção do Astra foi ajustada para trabalhar com o motor, avanço e tempo de ignição e comando do Astra.
OBS : O Monza EFI muito bem ajustado não é beberrão.
abs estamos ai
De fato eu reconheço estes tipos de problemas, pois já passei por todos e mais um pouco kkkkk! Eu arrumava uma coisa aqui e depois aparecia mais 3 em outros pontos e, fica difícil mesmo sem um scanner para pegar o defeito na hora que acontece.
Muito foi dito aqui sobre trocas de peças sem o devido teste, mesmo com um simples multímetro onde muitas vezes se acaba criando um problema onde não tem. Como você já verificou sem estar com o sistema GNV instalado e não achou nada, então acredito que na instalação podem ter danificado algo onde pode refletir em muitas outras coisas e fica camuflado, pois acontece muito isso com instalação de GNV.
O código lampejante só vai aparecer quando o problema persiste, pois a injeção EFI se auto corrige quando sanado e nisso ao ver o código não irá aparecer nada, não é como muitas injeções que fica gravado o código e se precisa do scanner para apagar e as vezes o carro só anda melhor depois que apaga, o bom da injeção EFI é isso, se auto corrige.
Sobre perder rendimento ao ascender a luz da injeção deveria verificar mais afundo o CTS, MAP, ,TPS e potenciômetro de CO, eles são interligados via positivo e terra. Eu diria que seria os principais para ajuste e a partir dai verificar VSS, pressão de combustível, ponto de correia, da ignição e velas adequadas, também o aterramento geral, principalmente o do módulo da injeção EFI (no caso do Monza EFI é mais fácil de fazer essas manutenções).
Muito já foi dito aqui sobre o mau contato em conectores, tomadas e etc... Com as vibrações um mínimo mau contato interfere em tudo, mas já que está querendo trocar por uma injeção mais moderna, deve se atentar as ligações a mais para funcionar como o veículo original dessa injeção. Lembrando que essa injeção do Astra foi ajustada para trabalhar com o motor, avanço e tempo de ignição e comando do Astra.
OBS : O Monza EFI muito bem ajustado não é beberrão.
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Re: Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
Boa noite amigos.
Depois de um tempo sumido aqui, hoje trago algumas atualizações do projeto. Comecei hoje a fazer a substituição do sistema de injeção e me deparei com algumas dificuldades, mas aos poucos estou resolvendo. Hoje já fiz a instalação de algumas partes da injeção (quase todas na verdade), ainda não tenho fotos, pois parei de mexer no carro já estava escuro, amanhã retornarei para o projeto e trago algumas fotos para vocês.
Um dos problemas que me deparei foi o respiro do motor, que no Monza fica na gaiola de válvulas, já no Astra é na tampa de válvulas. Outro problema é que ainda não consegui o esquema elétrico do sistema de imobilizador, para fazer a correta instalação do mesmo. Se alguns dos amigos tiver esse esquema e puder me ajudar, eu agradeço.
Boa noite a todos.
Depois de um tempo sumido aqui, hoje trago algumas atualizações do projeto. Comecei hoje a fazer a substituição do sistema de injeção e me deparei com algumas dificuldades, mas aos poucos estou resolvendo. Hoje já fiz a instalação de algumas partes da injeção (quase todas na verdade), ainda não tenho fotos, pois parei de mexer no carro já estava escuro, amanhã retornarei para o projeto e trago algumas fotos para vocês.
Um dos problemas que me deparei foi o respiro do motor, que no Monza fica na gaiola de válvulas, já no Astra é na tampa de válvulas. Outro problema é que ainda não consegui o esquema elétrico do sistema de imobilizador, para fazer a correta instalação do mesmo. Se alguns dos amigos tiver esse esquema e puder me ajudar, eu agradeço.
Boa noite a todos.
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Re: Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
Boa tarde galera, hoje consegui adiantar bem o trampo lá no carro, só faltou a mangueira pro reservatório do hidráulico (que vou adquirir amanhã) e não veio a central de controle do arrefecimento (a rapaz que me vendeu o kit da injeção vai arrumar).
Segue imagens da instalação (não reparem a bagunça ainda falta acabamentos ).
Segue imagens da instalação (não reparem a bagunça ainda falta acabamentos ).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
Opa, beleza?
Como fez o esquema do sensor de rotação? Seu motor já tinha o furo do sensor e a roda fônica no virabrequim, ou colocou uma externa?
Fiz isso no meu Kadett, tirei a EFI e coloquei a MPFI do Kadett 98, foi a melhor coisa que fiz, agora o carro anda mais e gasta menos.
Aproveitei e troquei o motor por um que tem o furo do sensor de rotação no bloco e a roda fônica no virabrequim.
O problema da EFI é que, apesar de ser antiga, ainda se acha quase todas as peças da injeção novas, originais ou de marcas de boa qualidade, menos o bico injetor, que hoje em dia só tem porcaria, sem falar que é uma injeção sem sonda lambda e não tem feedback do que acontece na queima, e não controla a quantidade de combustível de forma precisa nas várias situações de uso do motor. No lugar da lambda, tem o potenciômetro de CO do EFI que é fixo e para regular precisa ter um analisador de gases, que quase ninguém tem.
Agora vou colocar uma injeção programável para ter injeção sequencial, trocar os bicos por bicos mais modernos e aumentar a pressão diferencial da linha, para ter uma pulverização melhor.
Uso o carro no dia a dia, qualquer economia de combustível vale a pena.
Como fez o esquema do sensor de rotação? Seu motor já tinha o furo do sensor e a roda fônica no virabrequim, ou colocou uma externa?
Fiz isso no meu Kadett, tirei a EFI e coloquei a MPFI do Kadett 98, foi a melhor coisa que fiz, agora o carro anda mais e gasta menos.
Aproveitei e troquei o motor por um que tem o furo do sensor de rotação no bloco e a roda fônica no virabrequim.
O problema da EFI é que, apesar de ser antiga, ainda se acha quase todas as peças da injeção novas, originais ou de marcas de boa qualidade, menos o bico injetor, que hoje em dia só tem porcaria, sem falar que é uma injeção sem sonda lambda e não tem feedback do que acontece na queima, e não controla a quantidade de combustível de forma precisa nas várias situações de uso do motor. No lugar da lambda, tem o potenciômetro de CO do EFI que é fixo e para regular precisa ter um analisador de gases, que quase ninguém tem.
Agora vou colocar uma injeção programável para ter injeção sequencial, trocar os bicos por bicos mais modernos e aumentar a pressão diferencial da linha, para ter uma pulverização melhor.
Uso o carro no dia a dia, qualquer economia de combustível vale a pena.
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Re: Instalação da injeção do Astra 99 no Monza 92, com chave codificada
Renato, de fato eu concordo com você em algumas coisa, mas tem outras que não, rsrsr!
Deveria ter sim uma sonda e até mesmo junto com o regulador de mistura, luz de aviso da bateria com piloto integrada com a bóia do tanque e por ai vai (seria uma I.E. mais completa), porém, tendo a sonda continuaria a ter mais problemas de consumo e desempenho por conta da qualidade de combustível da época e, de hoje, contando com a quantidade de álcool que vinha e vem, aumentando nos casos dos a gasolina EFI.
Também é precisa, é uma I.E. original e ajustável por conta do regulador de mistura que altera tudo, tps também, sendo que estando tudo no devido sincronismo o carro funciona perfeitamente com essa EFI e, por falta de sonda é só instalar uma e temos então uma sonda para ir monitorando toda vida (de preferencia uma sonda banda larga), pois ao manter o valor de regulador de CO e demais ajustes, ela já sabe como se comportar em todos os regimes (ela não precisa se confundir se é para mandar mais ou menos combustível esperando por sonda).
Uma I.E. prog é outro assunto, pois tem milhões de recursos para muitos ajustes, porém a lenta nunca vai ser redonda igual a de fábrica, mas...
abs estamos ai
Deveria ter sim uma sonda e até mesmo junto com o regulador de mistura, luz de aviso da bateria com piloto integrada com a bóia do tanque e por ai vai (seria uma I.E. mais completa), porém, tendo a sonda continuaria a ter mais problemas de consumo e desempenho por conta da qualidade de combustível da época e, de hoje, contando com a quantidade de álcool que vinha e vem, aumentando nos casos dos a gasolina EFI.
Também é precisa, é uma I.E. original e ajustável por conta do regulador de mistura que altera tudo, tps também, sendo que estando tudo no devido sincronismo o carro funciona perfeitamente com essa EFI e, por falta de sonda é só instalar uma e temos então uma sonda para ir monitorando toda vida (de preferencia uma sonda banda larga), pois ao manter o valor de regulador de CO e demais ajustes, ela já sabe como se comportar em todos os regimes (ela não precisa se confundir se é para mandar mais ou menos combustível esperando por sonda).
Uma I.E. prog é outro assunto, pois tem milhões de recursos para muitos ajustes, porém a lenta nunca vai ser redonda igual a de fábrica, mas...
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