AJUDA - A MINHA VENTOINHA DO AR NÃO ARMA!!!!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Leandroramosm
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

AJUDA - A MINHA VENTOINHA DO AR NÃO ARMA!!!!

Mensagem não lida por Leandroramosm »

Olá Monzeiros. Recentemente adquiri um Monza SL 1992.

E ele não funciona a ventoinha que desembaça o parabrisa, porque juntamente com o sistema de ar condicionado nada funciona. Tenho noções básicas de eletrônica, mas não nessa área de automóvel, então preciso de uma ajudinha, porque já gastei um dinheiro desde que adquiri esse carro, mas agora estou disposto a reparar tudo que funciona nele.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: AJUDA - A MINHA VENTOINHA DO AR NÃO ARMA!!!!

Mensagem não lida por tyo »

Primeiro então o seu Monza tem ar condicionado ms ele não funciona é isso? Nesse caso seu defeito como não funciona nenhuma velocidade do ventilador pode ser o próprio ventilador algum fusível, relê, chicote e por ai vai...
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leandroramosm escreveu: 18 Mar 2020, 22:48 Olá Monzeiros. Recentemente adquiri um Monza SL 1992.

E ele não funciona a ventoinha que desembaça o parabrisa, porque juntamente com o sistema de ar condicionado nada funciona. Tenho noções básicas de eletrônica, mas não nessa área de automóvel, então preciso de uma ajudinha, porque já gastei um dinheiro desde que adquiri esse carro, mas agora estou disposto a reparar tudo que funciona nele.
Verifique se a luz de carga da bateria acende ao ligar o contato de ignição e apaga assim que o motor entrar em funcionamento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leandroramosm

Desde que peguei esse carro, ele nunca apareceu essa luz de indicação de bateria, o painel está velho e estou estudando a troca por um painel com conta giros do SL/E
Mais completo, o fio marrom de 0.75 que sai do relé estava desconectado, aonde será que está a falta de alimentação para esse sistema?

Desde já agradeço a ajuda.
Leandroramosm

Então, eu fiz o teste e o compressor, e a ventoinha funcionam ligados diretamente na bateria, porém o fio que liga a ventoinha do ar estava desconectada. Conectei, mas ao girar o potenciômetro dentro do carro nada funciona, nenhum relé atracou, desse sistema de ar condicionado, a única coisa que funciona e uma luz laranja de um botão que eu aperto para cima e essa luz liga, acredito que seja para o ar circular no carro, mas fora isso nada mais. ( Preciso de uma descrição detalhada de quais relés arma esse sistema fusíveis , alimentação etc).
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Primeiro passo é resolver esse problema da lâmpada de carga da bateria.

Agora precisamos saber se esse ar condicionado é original de fábrica ou adaptado. No sistema de ar condicionado do Monza não há luz indicando que ligou o ar e, não há chave externa. O ar é ligado movendo a alavanca e colocando nas posições em que o ar condicionado é ativo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leandroramosm

Concordo plenamente. O painel do meu carro não esta em boas condições, é um painel básico sem rpm e estou analisando aqui a compra de um daquele com rpm por 150 r$ com todas as lâmpadas novas, agora apouco estava eu analisando a fiação do painel e tinha um fio azul claro com listra branco e o mesmo estava cortado. Também haviam um fio preto e um amarelo cortado e um soquete com uma lâmpada pendurados.
Liguei o azul claro com listra branca, mas a lâmpada de bateria não acendeu. Notei que no chicote do painel existe dois fios de cor azul claro, que me deixou em dúvida, porque fazendo pesquisas em vídeos do YouTube eles te relatam que esse fio azul claro com listra branca vai no alternador do carro e, faz ligar a luz do painel (luz de bateria).

Se puderem passar para mim a relação de cores e para que elas servem eu agradeço muito, porque ao finalizar a troca desse painel, com todas as suas funções funcionando, retornaremos ao real objetivo de desmistificar a situação do sistema de ar condicionado.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Leandro

Tenha muito cuidado ao fazer ligações onde você não tem certeza dos fios certos.
Você pode provocar um curto circuito que vai lhe dar muita dor de cabeça depois.
Veja essa figura. O soquete ligado aos fios preto e amarelo, nos Monzas EFI, é da luz de marcha ascendente.
Ela acende para avisar que é hora de trocar a marcha.
PAINEL CENTRAL MONZA 1.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder