Consumo nas nuvens

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafael Honorio
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Consumo nas nuvens

Mensagem não lida por Rafael Honorio »

Boa tarde, tenho um Monza GLS 95 EFI gasolina...
Comprei o carro a algum tempo e desde então venho lutando com o consumo do mesmo, o dono anterior usava o carro no álcool com o bico original a gasolina, e quando peguei o carro refiz todo o motor, coloquei bomba de combustível nova, filtro, troquei sensores de temperatura, óleo, HEI, todas as mangueiras que notei ressecamento, mas o consumo continuou pesado, coisa de 4,5km por litro...
Imaginei que o bico injetor estava condenado pelo uso do álcool, então caí na besteira de comprar um paralelo a gasolina, que nem chegou a regular marcha lenta, guardei o mesmo e continuei com o antigo, acabei encontrando um bico a gasolina original em ferro velho com o mesmo sintoma, o dono andava no álcool, comprei o tal do bico e carro regulou a marcha, ficou uma beleza, mas o consumo continua o mesmo, passei uma revisão elétrica na semana passada, troquei todo o painel do veículo e pedi que revisasse toda a fiação interna, refizesse qualquer conexão mal feita ou remendada passasse o carro no aparelho, segundo o auto elétrico o problema não estava no bico e sim na pressão que estava muito baixa, quando peguei o carro, o bendito andou 1km e a marcha lenta desregulou novamente...
Enfim, eu mesmo regulei a marcha lenta em 1500, ela se manteve, exceto algumas vezes que me parece quando o motor funciona mais de meia hora, ele oscila para 2000 até em ponto morto, sem dizer que o consumo continua o mesmo...

Não imagino mais o que fazer, se puderem me dar uma luz no problema, ou me indicar alguém REALMENTE especializado em São José do Rio Preto SP, para conferir agradeço infinitamente :wink:
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Re: Consumo nas nuvens

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Não costumo entrar em conversa sobre consumo de combustível, pois há muitos fatores no carro, forma de condução pista e topografia onde o carro circula, que podem afetar o consumo.

Disse que passaram o aparelho, mas não sabem os os dados, especialmente o tempo de injeção e a relação A/F do sistema de IE.
Disse que você mesmo ajustou a marcha lenta em 1500 rpm, o que é muito alto para o EFI e, fiquei curioso, que não tem ajuste no sistema, a não ser que altere a programação. Há um parafuso no TBI que fica tampado e já mais deve ser mexido, pois o ajuste é de fábrica e já vem tampado justamente para ninguém mexer.

Se mexeu nesse parafuso, vai complicar mais ainda a situação.

Infelizmente na sua região não tenho como indicar alguém, pois sou da capital Paulista.

Fique atento ao tempo de injeção e a relação A/F, que são valores indicados pelo sistema de IE e, estando errados mostram que algo não anda bem com a IE ou vim a ignição. O sistema de IE e de Ignição em ordem, deve procurar o problema em outro local, pneus, suspensão, forma de condução...
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafael Honorio

Provável que seja esse mesmo parafuso...
Como não tenho conhecimento mecânico profundo, o mecânico que fez o motor regulou o carro por lá e me ensinou a mexer nele...
No caso o que e preciso para deixar na regulagem original então?
No caso se eu deixar em 1000 ou um pouco menos a trepidação e tamanha que da medo, e o carro afoga em seguida...
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Qual a pressão de combustível que está regulado? A marcha lenta e consumo altos indicam entrada falsa de ar tem de verificar isso.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Rafael Honorio

Pode ser também, onde e quais mangueiras verifico essa entrada falsa de ar?
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Cara, como você mexeu nesse parafuso e o mecânico também, agora vai ficar bem mais difícil de saber o que é o problema, porquê foi colocado um defeito no carro. É muito complicado esses "mecânicos" que fuçam em coisas sem saber. Mas enfim, agora não tenho nem como te dizer se tem entrada de ar mesmo, mas verifique na junta do coletor na junta do TBI e nas mangueiras de vácuo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Agora para regular esse defeito colocado tem de usar um multímetro e ir medindo a tensão no TPS, até ficar certo em todas as faixas de abertura da borboleta.E realmente com esse parafuso fuçado o consumo vai ser alto mesmo .
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Club
Ano: 1994

Mensagem não lida por mspagiari »

Verificou a tensão no potenciômetro (se não souber pesquise aqui no fórum)? Se já verificou as mangueiras, o cabo do acelerador tb pode estar agarrando e não retornando, pode ser muita coisa, principalmente mangueiras.

Qdo comprei o meu o potenciômetro estava em mais de 5 volts e o carro bem acelerado e bebendo. Revisionei as mangueiras e regulei para 2,90 volts o potenciômetro, o consumo melhorou muito, faz 7 na cidade e 11 na estrada.

Agora o meca nico mexer ali no parafuso foi demais, é o q falo, tenho medo de mexanicos... pior q depois eles nem assumem a zica...

Só levo em mexanico qdo não consigo resolver ou qdo é serviço pesado (freios, suspensão)...

boa sorte.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Responder