EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
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EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
Boa tarde aos colegas do fórum. Tenho um Monza 650, 92/93, injeção EFI a álcool e o carro é uma verdadeira relíquia, pois ficou guardado por 20 anos. Depois da aquisição, foi feita uma revisão básica, óleos, filtros, correias e tensores, velas, cabos de velas, porém, o carro sempre foi lerdo para desenvolver retomada de aceleração, um motor 2.0 precisa dar segurança para ultrapassagens em rodovias, coisa que esse Monza não dá, ele demora responder a aceleração, porém, depois de adquirida a velocidade ele mantém constante, na cidade não há falhas, porém, ele não tem uma aceleração de resposta rápida, gostaria da opinião dos senhores, se já passaram por algo parecido, pois é meu primeiro Monza e espero ficar com ele por muitos anos, mas essa lerdeza para andar, parece que estou andando num carrinho 1.0.
Grato aos participantes!
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- Carlos A. Freire
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Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
Boa tarde.
Em geral, falta de desempenho no Monza tem causa na correia dentada fora de ponto (sincronismo do motor) ou na baixa pressão da linha de combustível. Outra possibilidade é o erro no ajuste de CO.
Fique atento! É comum reparadores experientes errarem o ponto da correia do Monza e, pior, acharem que estão corretos.
Abs,
Carlos Freire
Em geral, falta de desempenho no Monza tem causa na correia dentada fora de ponto (sincronismo do motor) ou na baixa pressão da linha de combustível. Outra possibilidade é o erro no ajuste de CO.
Fique atento! É comum reparadores experientes errarem o ponto da correia do Monza e, pior, acharem que estão corretos.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
cdsouzabj
Seu Monza tem tudo para ser um carro com desempenho à altura de um motor 2 litros.
É EFI, ou seja, o combustível é dosado de maneira eletrônica, o que se traduz em funcionamento otimizado em todos os regimes, desde a marcha lenta, meia aceleração até aceleração total.
É a álcool, ou seja, tem mais potência e torque do que o Monza à gasolina.
Monzas anteriores a 1995 possuem uma caixa de marchas mais reduzida, o que facilita as acelerações. Não tenho certeza se no Monza com motor à álcool isso também é verdade. No Monza à gasolina é. Já tive Monza 95 e agora tenho um 94. Nesse último eu sinto mais força nas acelerações, embora gaste mais combustível (pouca coisa) em regime de cruzeiro, em estradas.
Como disse o Carlos Freire, é preciso dar uma olhada no sincronismo de válvulas (ponto da correia dentada) e no ponto inicial do distribuidor (com lâmpada estroboscópica). Uma análise de índice de CO com equipamento adequado também é recomendada.
Além disso, como você disse que o carro ficou 20 anos parado, é conveniente fazer uma revisão geral no sistema de freios. Troca de fluido, etc.
Rolamentos das rodas também têm de ser verificados. Muito tempo parado pode comprometer o bom rolar do carro. Ele pode ficar preso.
No mais, quando você resolver isso, certamente não vai mais achar que tem um motor mil no seu Monza.
Abs e boa sorte. Seja bem vindo ao fórum.
Seu Monza tem tudo para ser um carro com desempenho à altura de um motor 2 litros.
É EFI, ou seja, o combustível é dosado de maneira eletrônica, o que se traduz em funcionamento otimizado em todos os regimes, desde a marcha lenta, meia aceleração até aceleração total.
É a álcool, ou seja, tem mais potência e torque do que o Monza à gasolina.
Monzas anteriores a 1995 possuem uma caixa de marchas mais reduzida, o que facilita as acelerações. Não tenho certeza se no Monza com motor à álcool isso também é verdade. No Monza à gasolina é. Já tive Monza 95 e agora tenho um 94. Nesse último eu sinto mais força nas acelerações, embora gaste mais combustível (pouca coisa) em regime de cruzeiro, em estradas.
Como disse o Carlos Freire, é preciso dar uma olhada no sincronismo de válvulas (ponto da correia dentada) e no ponto inicial do distribuidor (com lâmpada estroboscópica). Uma análise de índice de CO com equipamento adequado também é recomendada.
Além disso, como você disse que o carro ficou 20 anos parado, é conveniente fazer uma revisão geral no sistema de freios. Troca de fluido, etc.
Rolamentos das rodas também têm de ser verificados. Muito tempo parado pode comprometer o bom rolar do carro. Ele pode ficar preso.
No mais, quando você resolver isso, certamente não vai mais achar que tem um motor mil no seu Monza.
Abs e boa sorte. Seja bem vindo ao fórum.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
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Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
.
Siga as orientações que os amigos acima sugeriram para você, e depois poste aqui os resultados .
Os Monzas 2.0 EFI álcool são muuuuuito potentes, tem muito torque e muito rápidos, impressiona qualquer um que andar mesmo quem tem carros novos, tem coisa muito errada aí, fiquei curioso com o diagnostico...
Boa sorte !
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Os Monzas 2.0 EFI álcool são muuuuuito potentes, tem muito torque e muito rápidos, impressiona qualquer um que andar mesmo quem tem carros novos, tem coisa muito errada aí, fiquei curioso com o diagnostico...
Boa sorte !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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- LeoStrop
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Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
Olha, tenho um Kadett 1.8 EFI a álcool, também é a minha primeira experiência com um Chevrolet dessa época.cdsouzabj escreveu: ↑27 Ago 2019, 16:21 Boa tarde aos colegas do fórum. Tenho um Monza 650, 92/93, injeção EFI a álcool e o carro é uma verdadeira relíquia, pois ficou guardado por 20 anos. Depois da aquisição, foi feita uma revisão básica, óleos, filtros, correias e tensores, velas, cabos de velas, porém, o carro sempre foi lerdo para desenvolver retomada de aceleração, um motor 2.0 precisa dar segurança para ultrapassagens em rodovias, coisa que esse Monza não dá, ele demora responder a aceleração, porém, depois de adquirida a velocidade ele mantém constante, na cidade não há falhas, porém, ele não tem uma aceleração de resposta rápida, gostaria da opinião dos senhores, se já passaram por algo parecido, pois é meu primeiro Monza e espero ficar com ele por muitos anos, mas essa lerdeza para andar, parece que estou andando num carrinho 1.0.
Grato aos participantes!
O meu carro também ficou muito tempo parado, só tem 45 mil km. Quando comprei, ele também apresentava essa demora na resposta, até criei um
tópico sobre isso aqui no fórum. Quando se pisava no acelerador ele chegava a desacelerar na hora e depois ia ganhando rendimento até que disparava pra frente.
Fui trocando peças, medi a pressão da bomba nova (tudo certo em 2 bar). Até que troquei o bico e ai as coisas mudaram muito, o carro ficou quase 100%, mas ainda se pisar no acelerador com tudo ele ainda dá uma hesitada antes de começar a render, mas nada parecido com antes. O que falta mexer ainda é o regulador de pressão do tbi, mas como havia medido a pressão da linha e estava ok, deixei isso pra quando eu fosse retirar o tbi pra fazer uma limpeza, ainda mais pq é o regulador original e não tem como mudar a regulagem.
Eu acho que pode ter algo relacionado com o tanque de combustível também, talvez um pré filtro sujo ou algo do tipo. Noto que quando eu faço uma curva mais rápida, se estiver um pouco abaixo de meio tanque, ao sair da curva se eu acelerar forte o carro não sai do lugar, tenho que esperar alguns segundos até a linha "encher de novo" e ai fica tudo normal.
Sugiro vc verificar a parte de combustível ( pressão, vazão, estanqueidade ). Talvez até colocar um produto no tanque que faça limpeza nas linhas.
Verifique também se o seu coletor de admissão está esquentando bem (ele tem uma resistência elétrica pra isso). Coletor gelado não vai deixar o carro render mesmo.
Mas o mais importante com carros que ficam bastante tempo parados: Ande com ele, não faça viagens curtas tipo ir na esquina e voltar. Tente pegar uma estrada e de umas esticadas de vez em quando.
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Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
Então, eu uso ele mensalmente para ir a Goiânia, moro a 200 km de lá, nesse momento ele está na oficina há mais de 10 dias, o mecânico conectou ele no scanner, todos os parâmetros normais, mas o problema continua, já foi feito testes de linha de combustível, pressões, bico injetor, velas, cabos, distribuidor, tbi completo, verificação do ponto do motor (correia dentada), e o problema persiste, dentro da cidade onde moro ao andar de 3ª marcha em giro baixo ele começa a engasgar, tenho que voltar pra 2ª, no asfalto ele demora deslanchar, mas quando ganha velocidade ele mantém, tem muita força para subir serras, mas se precisar baixar velocidade e em seguida precisar de retomada rápida para ultrapassar pode esquecer, não vai mesmo, parece um carro 1.0 mais frouxo do mundo!
- LeoStrop
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Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
Entendi,cdsouzabj escreveu: ↑03 Set 2019, 13:32 Então, eu uso ele mensalmente para ir a Goiânia, moro a 200 km de lá, nesse momento ele está na oficina há mais de 10 dias, o mecânico conectou ele no scanner, todos os parâmetros normais, mas o problema continua, já foi feito testes de linha de combustível, pressões, bico injetor, velas, cabos, distribuidor, tbi completo, verificação do ponto do motor (correia dentada), e o problema persiste, dentro da cidade onde moro ao andar de 3ª marcha em giro baixo ele começa a engasgar, tenho que voltar pra 2ª, no asfalto ele demora deslanchar, mas quando ganha velocidade ele mantém, tem muita força para subir serras, mas se precisar baixar velocidade e em seguida precisar de retomada rápida para ultrapassar pode esquecer, não vai mesmo, parece um carro 1.0 mais frouxo do mundo!
Esses tipos de problemas são os mais chatos de identificar, realmente tem que ir em item por item pra ver se está tudo em ordem.
Pode ser que o etanol não esteja vaporizando direito, verificou se o coletor de admissão esquenta bem? Pede para o seu mecânico verificar os conectores dos sensores também, se algum apresenta mal contato. Se tiver um bico igual o seu para fazer um teste , seria uma boa ajuda colocar no seu carro e testar pra ver s tem alguma diferença. Como está o consumo? O carro exala muito cheio de álcool quando dá essas engasgadas ou nas retomadas?
Já foi feito um teste de compressão nos cilindros?
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Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração
A saga continua, verificados e trocados para conferencia:
Medido pressão de combustível em todo sistema;
troca da bomba por outra para avaliar, nada ocorreu;
limpeza no tanque e pescador, não havia sujeira;
teste no bico injetor, teste com outro bico novo;
troca do regulador de pressão no TBI, testado 3 modelos diferentes;
troca sensor posição borboleta
troca do TBI completo para testes;
troca do módulo de injeção por outro devidamente ressetado para testes;
troca do chicote de injeção por outro de testes;
medição das taxas de compressão dos cilindros;
troca de velas e cabos para testes;
troca do distribuidor para testes;
No scanner tudo aparenta leitura dentro dos padrões, enfim, nenhuma resposta até agora, e o problema continua, o Monza parece um Corsa 1.0...
Medido pressão de combustível em todo sistema;
troca da bomba por outra para avaliar, nada ocorreu;
limpeza no tanque e pescador, não havia sujeira;
teste no bico injetor, teste com outro bico novo;
troca do regulador de pressão no TBI, testado 3 modelos diferentes;
troca sensor posição borboleta
troca do TBI completo para testes;
troca do módulo de injeção por outro devidamente ressetado para testes;
troca do chicote de injeção por outro de testes;
medição das taxas de compressão dos cilindros;
troca de velas e cabos para testes;
troca do distribuidor para testes;
No scanner tudo aparenta leitura dentro dos padrões, enfim, nenhuma resposta até agora, e o problema continua, o Monza parece um Corsa 1.0...