Lendo alguns tópicos do fórum resolvi criar este para esclarecer 100% das duvidas antes de realizar a conversão, pois envolve a compra de peças e tal, e por morar no interior tem de ser tudo pela internet, e não possui mecânico na cidade, sendo assim terei de fazer tudo eu mesmo, então tentarei explicar um pouco sobre a minha historia com meu Monza EFI 2.0 Gasolina 94.
Bom vamos la!
Recentemente a cerca de 2 meses, fiquei com meu tubarão parado por 45 dias devido a queima da junta do cabeçote, este que ocorreu pelo rompimento de uma mangueira e o vazamento da água cerca de uns 2 meses antes de queimar a junta, isso mesmo, levou 2 meses ate que misturasse a água no óleo, e quando queimou, misturou com eu tirando e manobrando o carro na frente de casa para colocar-lo de ré na garagem, conferi óleo antes e depois, então não rodei muito com o óleo misturado. Por não ter mecânico na cidade, e pagar um guincho para outra cidade ficaria caro e ainda mais caro a mão de obra, decidir fazer tudo eu mesmo, então comecei por desmontar o motor e tirar-lo do cofre, para limpeza e demais revisões, troquei bomba d'água, correia dentada, tensor, selos da água, os básicos, conferi os pistões sem folgas (estão na medida 1.0, achei estranho para um Monza único dono com apenas 160mil rodados, sim a quilometragem esta correta, conheço o carro minha vida inteira), coloquei válvula termostática, troquei o map, pois o mesmo sempre apresentava algum defeito, acendia a luz e dava voltagem alta e voltagem baixa no mesmo, apos a troca parou, troquei a tampa do distribuidor, sensor de velocidade, refiz vários conectores dos chicotes, enfim fiz uma revisão quase que geral, e também, o coletor de escape tava com 4 parafusos espanados e tava vazando o escape nele no cabeçote, concertei os mesmos, melhorou bastante, então exposto toda minha revisão hoje pensei o seguinte, porque não converter-lo a alcool?, o consumo hoje esta em media de 12/l.
Estou pensando em converter-lo a álcool por que a gasolina da minha cidade ta R$ 4,89

Se meu carro ta dando 12 por litro com 10 litros de gasolina faço 120km, com um total de R$ 48,90, certo.
no alcool, pelo que li creio que vai estar dando ali na casa dos 9km/l, sendo assim com os mesmos 48,90 de álcool vai da 15.77 litros e vou estar conseguindo percorrer 141,93
pois ainda há a possibilidade de ele da um pouco mais no alcool ou na gasolina, pois a gasolina da minha cidade e muito ruim, digamos que seja praticamente álcool, pois meu carro no frio ele falha mto mas depois que esquenta anda bastante.
Vamos alguns detalhes que pode me ajudar nessa conversão
Coletor de Admissão de combustível (tbi) = Aquecido, vem aquecimento das mangueiras de água, e vem um direto do coletor do escape que passa por dentro do cabeçote e vai ate certo ponto no coletor da tbi, tem uma tampa no mesmo entre os 2 cilindros centrais, nao sei bem pra que serve mas deve ajudar em algo.
Válvula termostática 89º
Sistema de vapor de combustível (instalar junto com a conversão)
Regulagem do CO (regulado para gasolina em 2.0v)
Regulagem de pressão de combustível
Cabeçote já foi taxado (não sei se pode me ajudar mas muda a compressão)
Motor não apresenta desgaste, não bate nada, ponto esta correto, distribuidor devo avançar cerca de 6 a 10 graus(para álcool), não tem vazamento de óleo nem de água, sistema elétrico completamente calibrado, conectores novos, motor girando bem leve, triscou a chave ja pega.
Bomba de combustível aparentemente esta boa, pois pelo que vi no fórum ela deve fazer um barulho mais alto antes da partida, filtros novos (ar, óleo e combustível), não sei se esta correto, mas uso o Óleo 20w50 da castrol gtx, contem aditivo anti-borra(pelo que vi posso usar um mais fino, ate mesmo porque os pistões nao apresenta folga e não baixa oleo).
outro detalhe, quando queimou a junta eu notei que a gaiola de válvulas estava quebrada em um dos parafusos e colada com Loccitite(por isso nao confio em mecânico) então troquei a mesma.
A modificação que penso em fazer
Troca do bico injetor pelo branco a álcool
Avanço no distribuidor
Regulagem do CO
Regulagem da pressão do combustível se necessário.
Então companheiros, minha duvida e a seguinte: Quero a opinião de vocês se vale a pena fazer, se estes meus cálculos estão correto, se há mais alguma coisa que vocês recomendam? Quais seriam meus benefícios em relação consumo x potencia x economia, pois calculo que vou gastar 100 temers pra fazer essa conversão, oque mais devo modificar?
se eu lembrar de mais alguma coisa que mexi eu falo aqui.
um detalhe que eu omiti acima é, meu intermediário esta furado, mas vou providenciar a troca do mesmo.