Duvidas sobre alternador

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por Tomcat »

Caros Irmãos Boa Tarde.

Gostaria de tirar dúvidas referente ao alternador 2 semana estou com esse problema a bateria do meu carro estar descarregando e ela é nova 70 amperes levei numa casa de bateria para fazer um teste e o mesmo constatou que a bateria estar boa por ela ser selada selada vi a data de fabricação a mesma é do 20/05/2015 e que ele fez um outro teste e constatou que o alternador não estar carregando na lenta.

Procede essa informação e disse para eu acelerar o carro e constatou que na alta estar carregando então desconectei o cabo para não puxar a carga restante.

Vou levar no auto-elétrico para checar tais informações mas ai vem outra duvida. O meu é um Bosch e acredito que nunca tenha mexido nele e se for problema mesmo no alternador gostaria de orientação pra essa duvida caso necessite em trocar o mesmo qual é o modelo exato de amperagem pois queria colocar o do Monza 96 ou se alguém já colocou do Astra ou do Vectra mais novos e ou como vi os novos já é 120 amperes caso se for essa amperagem os modelos até 96 qual é a amperagem exata usada no Monza e se usar uma amperagem maior isso pode ocasionar algum tipo de problema.

E como ainda não sei se o meu se tiver que trocar onde observo as informações técnicas no alternador.

Agradeço a ajuda de todos e desculpe-me caso as informações estiverem incompletas mas tentei ser o mais exato nelas

Cordialmente

Rogério N Silva
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por mspagiari »

Cara, tem q medir com multimetro, se vc tiver. A tensão q chega na bateria, tem q ser no minimo uns 13,5v na lenta, pelo menos no meu não sobe muito ao acelerar,talvez chegue a 13,8v... Pode ser o regulador de voltagem do alternador ou correia frouxa tb, tente medir com multimetro pra verificar. Se estiver com mais de 14,4 v, creio q possa danificar a parte elétrica.
O meu alternador ainda é original. Precisa ver se não tem algo roubando corrente tb, radio, alarme, etc...

Pode ser mau contato nos cabos da bateria tb...

Mas o multimetro é essencial, ou leve a um auto elétrico bom.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por Tomcat »

Obrigado Mspagiari vou fazer o que me disse. Com relação a carga ela fica em torno de 13.1 a 13.2 segundo o teste e andando com o carro fica em média 12.9 a 13.2 segundo o aparelho.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4252
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tomcat

Essas voltagens que vc citou são baixas demais. Sua bateria estará sempre descarregada. O ideal é em torno de 14 volts, em qualquer rotação.
Por outro lado, se o seu alternador está carregando só em alta rotação, a luz de bateria do painel pode estar queimada ou com problemas no seu circuito.
A luz de bateria acende ao ligar a chave de ignição?
Ah, o Monza tem alto índice de problemas no cabo que sai do alternador e vai para o motor de arranque. Eu já substituí um alternador sem necessidade, pois o problema era no cabo. E isso (problema no cabo) ocorreu no meu Monza anterior e duas vezes no Monza atual. Acabei instalando um cabo extra para resolver o problema.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por mspagiari »

O meu fica em 13,5, dando uma aceleradinha uns 13,8 v.... com o carro ligado...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
ta muito baixa esta voltagem, seu regulador de voltagem acho que foi pro saco, e fica mais dificil ainda com uma bateria desta amperagem.

A gente fala que foi o regulador que foi pro saco, na verdade o q c desgasta sao os carvões (escova) do regulador, porem bem dificil achar quem troque apenas os carvões .

é uma peça bem barata, em torno de 30 conto da marca Bosch no mercado livre, encontra em qq auto eletrico
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por Tomcat »

Obrigado a todos pela ajuda dada.

Um detalhe que esqueci de mencionar a luz vermelha do painel no medidor de bateria acende assim que liga o carro mas apaga quando ele estar em funcionamento e quando desligo o carro na primeira volta acende a luz e na segunda volta que desliga o carro por completo.

Então o certo é estar medindo em 14volts???

E caso isso é uma questão de curiosidade minha vi em alguns tópicos pessoal colocando o do omega e que o mesmo é plug and play só que vi que a corrente dele é 140 waths e o vectra puxa 120 waths e no evento de sábado passado vi alguns com esses modelos de alternado marcando 120 e 140 modelos novos bem diferente dos originais que eu tenho ai uma dúvida.

Por ser uma amperagem maior que a original do carro existe algum risco tipo aquecimento no fios ou até mesmo no motor por ele estar trabalhando acima do especificado no manual ou não.

Porque no manual pelo menos no meu indica uma bateria de 70A quando comprei o carro ele tinha uma de 55V isso porque o carro é completo com ar-condicionado e CB. OU é relativo a potência entre a bateria e o alternador??

Espero ter sido mais claro possível ou caso falte alguma informação peço desculpas mas com a ajuda de todos serei mais claro e objetivo possivel.

Cordialmente

Rogério N Silva
Avatar do usuário
HUGOcaxote2 0
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Abr 2016, 21:57
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por HUGOcaxote2 0 »

No próprio painel do meu Monza (sl/e 90) e em alguns outros modelos também, Possui um voltímetro de ponteiro, muita gente não dá importância, mas é bom ter a certeza de que ele está sempre funcionando bem.
Pra quem tiver Monza com o ponteiro do voltímetro consulte o manual para saber sobre as escalas
Ao ligar a ignição o ponteiro subirá até a marca onde a tensão da bateria está correta, no meio da escala, em torno de 12,6 volts
Ao dar a partida, o motor de partida causará uma queda de tensão, o ponteiro cairá até o limite do vermelho, caso ele entre muito no vermelho significa que a queda de tensão está maior que o normal
E só com o motor em funcionamento o ponteiro subirá até onde a tensão do alternador está correta de aproximadamente 13,8 volts

Não são todos os monzas que tem este ponteiro no painel mas se tiver, é bom saber da sua importância pois qualquer problema envolvendo bateria e alternador ele vai acusar.

Se o painel do seu Monza não tem o "ponteiro da bateria" que na verdade é um voltímetro, faça você mesmo os testes, com um multímetro de 20 conto e alguns vídeos no you tube é fácil de aprender a testar, ou então leve a algum auto elétrico
Abraços
MONZA 1990 2.0 - Último dos Caxóte - Carburado é o que há. :smoke:
Responder