EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Takegava
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo

Mensagem não lida por Takegava »

Boa tarde pessoal.

Meu problema começou a cerca de 2 dias. Pesquisei muito na internet, vi alguns sintomas que são iguais e outros não
Pedo rodovia todos os dias pra trabalhar, e mantenho a manutenção do monza em dia.

2 dias atrás, ao chegar no trabalho, o monzão começou a oscilar as RPM, caindo pra baixo dos 1000 giros, e começou a acender a luz da injeção..
achei que poderia ser o combustível de um posto que abasteci recentemente e disseram que á álcool de péssima qualidade. Como o carro estava com 1/8 de tanque, enchi o tanque em um posto de bandeira, porém o problema continua. Oscilando rpm, luz da injeção acendendo e depois que enchi o tanque, percebi que o consumo aumentou muuuuuito... com um tanque cheio de álcool eu rodava mais de 300 km.. Rodei atualmente 158 km e o carro está apenas com 1/4 de tanque

Peças trocadas recentemente: Jogos de velas, velas, copo do distribuidor, sensor MAP, Bobina Impulsora, Módulo HEI, Bobina de Ignição, Sensor de Velocidade, Kit da TBI e Hidrovácuo.. todos novos, trocados de agosto de 2015 pra cá... Tudo original, só peças originais Delphi (peças elétricas), Vargas (hidrovácuo), Bosch (velas e cabos). Somente o sensor de velocidade que não é original. Semana passada troquei Óleo, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível. O filtro de ar está bom

Pelo que vi no forum, poderia ser algo com o sensor de velocidade, ou atuador de marcha lenta... Há mais alguma possibilidade?
TAKEGAVA
Monza Classic SE 88/89 - 2.0 Álcool - VENDIDO
Monza SL/E 1993 - EFI 2.0 Álcool - Completo - ATUAL
Fotos ~~> http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=5&t=7651
Takegava
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo

Só pra acrescentar uma informação:

Na rodovia, em 4ª e 5ª marcha, ou nas outras marchas, com RPM acima de 1500, o carro não oscila... Anda normalmente na pista.
Oscila mais em 1ª e 2ª
TAKEGAVA
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Takegava, faça o teste lampejante e descubra qual é o sensor e qual é o defeito

viewtopic.php?f=15&t=32696&start=10#p394784
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Takegava
Membro GL (Ní­vel 2)

Farei hoje a noite e posto amanhã o resultado
TAKEGAVA
Takegava
Membro GL (Ní­vel 2)

Boa tarde pessoal.
Consegui resolver achar a causa do problema do Monzão :D :D

Bom.. os problemas eram 2
1 - O carro estava falhando muito em ponto porto porém andava normalmente na pista
2 - Na cidade, depois que o motor do carro aquecia, ele saía engasgando ao pisar no acelerador

Como mandei fazer revisão na TBI mês passado, por causa do excesso de sujeira, comecei por lá..
O problema número 1 foi resolvido imediatamente após reapertar a TBI no lugar, que não sei por qual motivo, estava solta, frouxa.. E visto que o problema começou do nada, andando normalmente... devem ter apertado pouco os parafusos e a vibração do motor deve ter soltado, sei lá :oops:

Em relação ao problema 2, como era somente quando o carro aquecia, esperei aquecer o motor e ligar a ventoinha... Achei que era excesso de combustível, devido ao cheiro que ficava dentro do carro... Então percebi, que quando o motor aquecia e eu acelerava, não estava entrando etanol na TBI, era falta de combustível na mesma... Mas como ainda tinha o cheiro forte de etanol, comecei a vasculhar, e vi que depois que o carro aquece, o etanol começa a merejar pelo regulador de pressão, pra fora da TBI, ao invés de jogar no pro bico.. E como o etanol vaza todo fica o cheiro...

Já agendei a troca do regulador de pressão na oficina e deve ser realizado o trabalho amanhã ou quarta.

Obrigado a todos, e espero que meu problema possa ajudar a solucionar casos parecidos aqui no fórum
TAKEGAVA
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Deixe em teste por mais tempo. O TBI solto e o regulador de pressão vazando não vai acender a luz de anomalia da IE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Por falar em marcha lenta oscilando, este fim de semana meu Monza GLS 96 gasolina começou com esse sintoma. Sintoma que sempre ocorre entre e e 3 anos de uso, lembrando que uso o carro todos os dia. Esse sintoma, no meu GLS 96, SL/E 92 gasolina e Club 94 álcool de amigos sempre foi por conta de suleira no eixo do atuador de marcha lenta.
A ultima limpeza e revisão feita no TBI do meu Monza foi em 2013 para inspeção da Controlar (tenho dúvidas se não foi em 2012, rs!).
Bom, tinha compromisso esse fim de semana e está chovendo muito, então apenas removi o atuador de marcha lenta, estava muito sujo e fiz a limpeza. Não resolveu meu problema.
Hoje, fui na oficina de um amigo e coloquei o scanner para fazer testes. Não acusou erro ou código de falha na memória, como nunca ocorreu com esse sintoma.
Coloquei em teste de cada sensor no modo gráfico e todos trabalhando corretamente e, o atuador de marcha lenta travado no máximo.
Removi apenas o atuador de marcha lenta e no equipamento de teste desse componente, onde faz o movimento de avanço e recuo do eixo, percebia uma grande lentidão. Parecia estar engripado.
Apliquei um desengripante e logo soltou, fazendo os movimentos mais rápidos. Recolocado no carro, ficou bom até o momento. No scanner atuava corretamente em marcha lenta e acelerando.
Mas ainda é cedo para confirmar se está 100% solucionando ou não. Vou rodar mais uns dias para comprovar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994