EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
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EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
Boa tarde pessoal.
Meu problema começou a cerca de 2 dias. Pesquisei muito na internet, vi alguns sintomas que são iguais e outros não
Pedo rodovia todos os dias pra trabalhar, e mantenho a manutenção do monza em dia.
2 dias atrás, ao chegar no trabalho, o monzão começou a oscilar as RPM, caindo pra baixo dos 1000 giros, e começou a acender a luz da injeção..
achei que poderia ser o combustível de um posto que abasteci recentemente e disseram que á álcool de péssima qualidade. Como o carro estava com 1/8 de tanque, enchi o tanque em um posto de bandeira, porém o problema continua. Oscilando rpm, luz da injeção acendendo e depois que enchi o tanque, percebi que o consumo aumentou muuuuuito... com um tanque cheio de álcool eu rodava mais de 300 km.. Rodei atualmente 158 km e o carro está apenas com 1/4 de tanque
Peças trocadas recentemente: Jogos de velas, velas, copo do distribuidor, sensor MAP, Bobina Impulsora, Módulo HEI, Bobina de Ignição, Sensor de Velocidade, Kit da TBI e Hidrovácuo.. todos novos, trocados de agosto de 2015 pra cá... Tudo original, só peças originais Delphi (peças elétricas), Vargas (hidrovácuo), Bosch (velas e cabos). Somente o sensor de velocidade que não é original. Semana passada troquei Óleo, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível. O filtro de ar está bom
Pelo que vi no forum, poderia ser algo com o sensor de velocidade, ou atuador de marcha lenta... Há mais alguma possibilidade?
Meu problema começou a cerca de 2 dias. Pesquisei muito na internet, vi alguns sintomas que são iguais e outros não
Pedo rodovia todos os dias pra trabalhar, e mantenho a manutenção do monza em dia.
2 dias atrás, ao chegar no trabalho, o monzão começou a oscilar as RPM, caindo pra baixo dos 1000 giros, e começou a acender a luz da injeção..
achei que poderia ser o combustível de um posto que abasteci recentemente e disseram que á álcool de péssima qualidade. Como o carro estava com 1/8 de tanque, enchi o tanque em um posto de bandeira, porém o problema continua. Oscilando rpm, luz da injeção acendendo e depois que enchi o tanque, percebi que o consumo aumentou muuuuuito... com um tanque cheio de álcool eu rodava mais de 300 km.. Rodei atualmente 158 km e o carro está apenas com 1/4 de tanque
Peças trocadas recentemente: Jogos de velas, velas, copo do distribuidor, sensor MAP, Bobina Impulsora, Módulo HEI, Bobina de Ignição, Sensor de Velocidade, Kit da TBI e Hidrovácuo.. todos novos, trocados de agosto de 2015 pra cá... Tudo original, só peças originais Delphi (peças elétricas), Vargas (hidrovácuo), Bosch (velas e cabos). Somente o sensor de velocidade que não é original. Semana passada troquei Óleo, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível. O filtro de ar está bom
Pelo que vi no forum, poderia ser algo com o sensor de velocidade, ou atuador de marcha lenta... Há mais alguma possibilidade?
TAKEGAVA
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Re: EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
Só pra acrescentar uma informação:
Na rodovia, em 4ª e 5ª marcha, ou nas outras marchas, com RPM acima de 1500, o carro não oscila... Anda normalmente na pista.
Oscila mais em 1ª e 2ª
Na rodovia, em 4ª e 5ª marcha, ou nas outras marchas, com RPM acima de 1500, o carro não oscila... Anda normalmente na pista.
Oscila mais em 1ª e 2ª
TAKEGAVA
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- waldir
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Re: EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
Takegava, faça o teste lampejante e descubra qual é o sensor e qual é o defeito
viewtopic.php?f=15&t=32696&start=10#p394784
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MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
Farei hoje a noite e posto amanhã o resultado
TAKEGAVA
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Re: EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
Boa tarde pessoal.
Consegui resolver achar a causa do problema do Monzão
Bom.. os problemas eram 2
1 - O carro estava falhando muito em ponto porto porém andava normalmente na pista
2 - Na cidade, depois que o motor do carro aquecia, ele saía engasgando ao pisar no acelerador
Como mandei fazer revisão na TBI mês passado, por causa do excesso de sujeira, comecei por lá..
O problema número 1 foi resolvido imediatamente após reapertar a TBI no lugar, que não sei por qual motivo, estava solta, frouxa.. E visto que o problema começou do nada, andando normalmente... devem ter apertado pouco os parafusos e a vibração do motor deve ter soltado, sei lá
Em relação ao problema 2, como era somente quando o carro aquecia, esperei aquecer o motor e ligar a ventoinha... Achei que era excesso de combustível, devido ao cheiro que ficava dentro do carro... Então percebi, que quando o motor aquecia e eu acelerava, não estava entrando etanol na TBI, era falta de combustível na mesma... Mas como ainda tinha o cheiro forte de etanol, comecei a vasculhar, e vi que depois que o carro aquece, o etanol começa a merejar pelo regulador de pressão, pra fora da TBI, ao invés de jogar no pro bico.. E como o etanol vaza todo fica o cheiro...
Já agendei a troca do regulador de pressão na oficina e deve ser realizado o trabalho amanhã ou quarta.
Obrigado a todos, e espero que meu problema possa ajudar a solucionar casos parecidos aqui no fórum
Consegui resolver achar a causa do problema do Monzão


Bom.. os problemas eram 2
1 - O carro estava falhando muito em ponto porto porém andava normalmente na pista
2 - Na cidade, depois que o motor do carro aquecia, ele saía engasgando ao pisar no acelerador
Como mandei fazer revisão na TBI mês passado, por causa do excesso de sujeira, comecei por lá..
O problema número 1 foi resolvido imediatamente após reapertar a TBI no lugar, que não sei por qual motivo, estava solta, frouxa.. E visto que o problema começou do nada, andando normalmente... devem ter apertado pouco os parafusos e a vibração do motor deve ter soltado, sei lá

Em relação ao problema 2, como era somente quando o carro aquecia, esperei aquecer o motor e ligar a ventoinha... Achei que era excesso de combustível, devido ao cheiro que ficava dentro do carro... Então percebi, que quando o motor aquecia e eu acelerava, não estava entrando etanol na TBI, era falta de combustível na mesma... Mas como ainda tinha o cheiro forte de etanol, comecei a vasculhar, e vi que depois que o carro aquece, o etanol começa a merejar pelo regulador de pressão, pra fora da TBI, ao invés de jogar no pro bico.. E como o etanol vaza todo fica o cheiro...
Já agendei a troca do regulador de pressão na oficina e deve ser realizado o trabalho amanhã ou quarta.
Obrigado a todos, e espero que meu problema possa ajudar a solucionar casos parecidos aqui no fórum
TAKEGAVA
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- Carlos A. Freire
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Re: EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
Deixe em teste por mais tempo. O TBI solto e o regulador de pressão vazando não vai acender a luz de anomalia da IE.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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- Carlos A. Freire
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Re: EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
Por falar em marcha lenta oscilando, este fim de semana meu Monza GLS 96 gasolina começou com esse sintoma. Sintoma que sempre ocorre entre e e 3 anos de uso, lembrando que uso o carro todos os dia. Esse sintoma, no meu GLS 96, SL/E 92 gasolina e Club 94 álcool de amigos sempre foi por conta de suleira no eixo do atuador de marcha lenta.
A ultima limpeza e revisão feita no TBI do meu Monza foi em 2013 para inspeção da Controlar (tenho dúvidas se não foi em 2012, rs!).
Bom, tinha compromisso esse fim de semana e está chovendo muito, então apenas removi o atuador de marcha lenta, estava muito sujo e fiz a limpeza. Não resolveu meu problema.
Hoje, fui na oficina de um amigo e coloquei o scanner para fazer testes. Não acusou erro ou código de falha na memória, como nunca ocorreu com esse sintoma.
Coloquei em teste de cada sensor no modo gráfico e todos trabalhando corretamente e, o atuador de marcha lenta travado no máximo.
Removi apenas o atuador de marcha lenta e no equipamento de teste desse componente, onde faz o movimento de avanço e recuo do eixo, percebia uma grande lentidão. Parecia estar engripado.
Apliquei um desengripante e logo soltou, fazendo os movimentos mais rápidos. Recolocado no carro, ficou bom até o momento. No scanner atuava corretamente em marcha lenta e acelerando.
Mas ainda é cedo para confirmar se está 100% solucionando ou não. Vou rodar mais uns dias para comprovar.
Abs,
Carlos Freire
A ultima limpeza e revisão feita no TBI do meu Monza foi em 2013 para inspeção da Controlar (tenho dúvidas se não foi em 2012, rs!).
Bom, tinha compromisso esse fim de semana e está chovendo muito, então apenas removi o atuador de marcha lenta, estava muito sujo e fiz a limpeza. Não resolveu meu problema.
Hoje, fui na oficina de um amigo e coloquei o scanner para fazer testes. Não acusou erro ou código de falha na memória, como nunca ocorreu com esse sintoma.
Coloquei em teste de cada sensor no modo gráfico e todos trabalhando corretamente e, o atuador de marcha lenta travado no máximo.
Removi apenas o atuador de marcha lenta e no equipamento de teste desse componente, onde faz o movimento de avanço e recuo do eixo, percebia uma grande lentidão. Parecia estar engripado.
Apliquei um desengripante e logo soltou, fazendo os movimentos mais rápidos. Recolocado no carro, ficou bom até o momento. No scanner atuava corretamente em marcha lenta e acelerando.
Mas ainda é cedo para confirmar se está 100% solucionando ou não. Vou rodar mais uns dias para comprovar.
Abs,
Carlos Freire
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Re: EFI - Oscilando Motor, Luz Injeção acessa, Alto consumo
Neste vídeo um teste bem interessante de motor de passo e válvula IAC:
https://youtu.be/f-5ehkybVtA
Abs
https://youtu.be/f-5ehkybVtA
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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