Monza sle 89 1.8 ventoinha nao desliga. Motor nao resfria
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Monza sle 89 1.8 ventoinha nao desliga. Motor nao resfria
Seguinte. Coloquei um led dentro do carro q liga junto com o cebolao do radiador. Pq estava desconfiado de qt tempo a ventoinha estava ficando ligada enquanto estou em movimento. E realmente ela fica o tempo todo ligada. Inclusive em rodovias. Quando ela desliga passa uns 20 segundos ela liga dinovo. E nisso fica 10 minutos ligada e se desligar. Tem ves q nao desliga. Olha oq ja fiz no carro. Troquei cebolao 92/87 alcool v.t. 92 alcool. Varetei o radiador. E uso adtivo. Bomba dágua original. Acho q so isso. Ja olhei se tem agua no oleo. E n tem. A agua nao diminui. Ele nao passa da temperatura normal. N sei em longas distancias. Q ai q esta meu medo. A ventoinha nao descançar e queimar... Mes ajudem.... 

monza primeiro carro. primeiro companheiro de luta. vc pode ate achar besteira, mas o meu monzao fala!!!
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Monza sle 89 1.8 ventoinha nao desliga. Motor nao resfri
a unica coisa que me veio a cabeça foi esta resposta do Carlos Freire aqui neste topico.Re: Cebolão
Mensagempor Carlos A. Freire » 20 Dez 2009, 18:14
É bom lembrar que se colocar um interruptor térmico (cebolão) com temperatura menor (85ºC) e usar uma válvula termostática com início de abertura aos 92ºC, quando a ventoinha acionar, ela praticamente não vai desligar mais enaquanto o motor estiver funcionando.
Abs,
Carlos Freire
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=11434
nao me vem nada mais para te ajudar amigo :smt017
boa sorte :smt023
-
- Membro SL (Nível 1)
Hmmm vlw. Mas ja pensei nisso. Mas a vt estava correta. Ate fiz um teste pq o meu cebolao é 92 ai o certo é a vt 92 ai colokei uma vez a do monza a gasolina q é mais fria. Pra ver se dava uma folga. Pq ela é 87. Mas n adiantou. Ficou do mesmo jeito
monza primeiro carro. primeiro companheiro de luta. vc pode ate achar besteira, mas o meu monzao fala!!!
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
Pode ser a válvula Termostática travada fechada, foi a única coisa que você não mencionou que conferiu no carro, retire ela e faça um teste de funcionamento, em casa mesmo dá para fazer o teste. Veja se está correta para o carro. Nas oficinas que mexem com radiador (no seu caso você varetou o radiador) eles não conferem esse item. Pode rodar sem a V.T. por um tempinho para ver se a ventoinha volta a funcionar normal de novo, existe muita gente que roda sem a válvula, """mas o consumo aumenta e o carro perde potência, e além do desgaste maior das peças moveis por rodar mais frio"""
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
-
- Membro SL (Nível 1)
A v.t. é nova... Conversei com um amigo meu hj. E ele me deu uma dica... Arrumar alguem q tenha um sensor de temperatura pra verificar o seguinte... O carro chega a 92graus a ventoinha dispara. Ai vamos ver se a temperatura abaixa pra menos de 87 graus. Se abaixar e a ventoinha nao parar o problema é a cebolinha... Agora se nao esfriar. Permanecer em 90 92 graus. Ai n tenho nem ideia do que possa ser. Pq poderia ser cabeçote mas a agua n abaixa e tbm n mistura no oleo ou algum sintoma parecido.... Vamos la. A saga continua... Kkkk o ruim e bom é q vc vai trocando peça trocando e n acha o problema. O bom q vc vai arrumando o carro forçado kkkk
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Só precisa para isso um termômetro de mira a laser. Com ele pode verificar a temperatura em várias partes, inclusive na entrada e saída do radiador, na VT e no interruptor térmico.
Assim se avalia melhor esses pontos e verifica se está mesmo se o radiador está trocando calor.
Na sua avaliação, já deve ter procurado obstruções interna e externa no radiador, mas tem que ver duas coisas, se a ventoinha está girando no sentido correto (deve puxar o ar para o motor e não empurrar para fora) e se está girando em boa velocidade para o arrefecimento. Se estiver girando menos, pode ser defeito do motor ou problemas com alimentação de força ou aterramento.
Abs,
Carlos Freire
Assim se avalia melhor esses pontos e verifica se está mesmo se o radiador está trocando calor.
Na sua avaliação, já deve ter procurado obstruções interna e externa no radiador, mas tem que ver duas coisas, se a ventoinha está girando no sentido correto (deve puxar o ar para o motor e não empurrar para fora) e se está girando em boa velocidade para o arrefecimento. Se estiver girando menos, pode ser defeito do motor ou problemas com alimentação de força ou aterramento.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
.
Nosso carro é identico, faça as verificaçoes ja citadas que assino embaixo, o ideal mesmo é pegar uma pistola de temperatura laser :

O cara que mexeu no seu radiador deve ter uma pra te emprestar .
Vc verificou c começa a cair agua dentro do reservatorio de expansao assim que aciona a ventoinha ? (antes de acionar nao é pra cair - vt fechada)
vc falou que a sua VT é nova : peças novas tambem apresentam defeito , qual marca da sua ? c ficar dificil a pistola, tira a VT (infelizmente vai perder o liquido de arrefecimento) e faz o teste com o carro ligado (nunca ande sem VT , principalmente em carro alcool) .(tem que ter critério para fazer este procedimento, c ñ souber fazer pergunte)
Verifique c as mangueiras de agua quando aciona a ventoinha nao ficam "duras" igual pedra, c sim, pode abrir que é cabeçote, aconteceu comigo, nao misturava agua no oleo, a pressao vazava pra dentro do sistema de refrigeraçao gerando absurda pressao nas mangueiras , remova as velas e observe algum resquicio de agua , c tiver duvidas mostre fotos das velas .
observe com atençao e criterio cada item indicado pelos amigos acima e complemente com o que te falei que vc mata a charada :smt023
boa sorte
Nosso carro é identico, faça as verificaçoes ja citadas que assino embaixo, o ideal mesmo é pegar uma pistola de temperatura laser :

O cara que mexeu no seu radiador deve ter uma pra te emprestar .
Vc verificou c começa a cair agua dentro do reservatorio de expansao assim que aciona a ventoinha ? (antes de acionar nao é pra cair - vt fechada)
vc falou que a sua VT é nova : peças novas tambem apresentam defeito , qual marca da sua ? c ficar dificil a pistola, tira a VT (infelizmente vai perder o liquido de arrefecimento) e faz o teste com o carro ligado (nunca ande sem VT , principalmente em carro alcool) .(tem que ter critério para fazer este procedimento, c ñ souber fazer pergunte)
Verifique c as mangueiras de agua quando aciona a ventoinha nao ficam "duras" igual pedra, c sim, pode abrir que é cabeçote, aconteceu comigo, nao misturava agua no oleo, a pressao vazava pra dentro do sistema de refrigeraçao gerando absurda pressao nas mangueiras , remova as velas e observe algum resquicio de agua , c tiver duvidas mostre fotos das velas .
observe com atençao e criterio cada item indicado pelos amigos acima e complemente com o que te falei que vc mata a charada :smt023
boa sorte
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Membro SL (Nível 1)
Deco. Isso q vc falou tem muito sentido... Assim q comprei ele. Deu um problema em uma viagem q fiz. Pq ele n tinha v.t. e o cebolao era do gasolina . pensa....
Aconteceu q o fio da ventoinha esquentou muito. Derreteu e ela parou de funcionar. Como estava em alta velocidade, nao percebi, mas tbm n esquentou. Mas quando parei na cidadezinha. O radiador simplesmente estourou cpm tanta pressao. Levei na mecanica o cara arrumou o radiador colocou agua, e ate ai n sabiamos q era a ventoinha. Ai ele ligou o carro pra ver se a ventpinha disparava. O que nao aconteceu e estorou o cano dágua q fica atras do motor. Esse teste das velas que eu fasso pra ver se tem pressao do motor pra agua?
Vou fazer mais testes. A v.t. n me lembro a marca. Mas e marca boa...
Aconteceu q o fio da ventoinha esquentou muito. Derreteu e ela parou de funcionar. Como estava em alta velocidade, nao percebi, mas tbm n esquentou. Mas quando parei na cidadezinha. O radiador simplesmente estourou cpm tanta pressao. Levei na mecanica o cara arrumou o radiador colocou agua, e ate ai n sabiamos q era a ventoinha. Ai ele ligou o carro pra ver se a ventpinha disparava. O que nao aconteceu e estorou o cano dágua q fica atras do motor. Esse teste das velas que eu fasso pra ver se tem pressao do motor pra agua?
Vou fazer mais testes. A v.t. n me lembro a marca. Mas e marca boa...