Motor rateando na lenta depois de quente
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Motor rateando na lenta depois de quente
"Bem amigos, meu monza começou a apresentar um problema em marcha lenta e em baixa rotação. Depois do motor ligando um tempo ele começa a dar uma pequena rateada em marcha lenta quase imperceptivel não da para ver nem oscilação no rpm no painel apenas se percebe na descarga tipo um som embolado pensei que poderia ser vela troquei melhorou um pouco, mas continua em marcha lenta. ontem fui abrir o reservatorio de agua do motor e percebi que esse ratear desaparece ao abrir o reservatorio oque pode ser. Esse defeito so apresenta em marcha lenta quando acelero o carro corresponde normalmente"
- Felipe Lichirgu
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1993
Re: Motor rateando na lenta depois de quente
Rodrigo e Carla,
Boa tarde.
1º - Verifica se não tem ar no 'pé' do sensor da temperatura (CTS) que fica acima da válvula termostática -- Como verificar? R: Com o motor frio, abra o reservatório de expansão, com uma chave de boca 19mm solte umas duas voltas e meia no sensor da temperatura e veja se vai sair líquido dele, se sair, tá ok, rosqueia o sensor e aperta o mesmo. Se não sair líquido deixe aberto, até começar sair e quando começar feche-o.
2º - A valvula termostática tá funcionando certo? Ventoinha arma no meio da escala do painel, e desliga um pouco abaixo? Com o motor quente, reparou se o radiador também esquenta?
3º - Leva numa oficina mecânica e peça pra medir a compressão dos cilindros com manometro. Tem que dar 180 psi (motor gasolina) em cada cilindro, com variação máxima de 15-20 psi (pra mais ou pra menos) entre os cilindros, ou se tiver o instrumento e capacidade técnica você mesmo poderá fazer o procedimento.
Qualquer coisa, estamos a disposição.
Att.,
Felipe Lichirgu
Boa tarde.
1º - Verifica se não tem ar no 'pé' do sensor da temperatura (CTS) que fica acima da válvula termostática -- Como verificar? R: Com o motor frio, abra o reservatório de expansão, com uma chave de boca 19mm solte umas duas voltas e meia no sensor da temperatura e veja se vai sair líquido dele, se sair, tá ok, rosqueia o sensor e aperta o mesmo. Se não sair líquido deixe aberto, até começar sair e quando começar feche-o.
2º - A valvula termostática tá funcionando certo? Ventoinha arma no meio da escala do painel, e desliga um pouco abaixo? Com o motor quente, reparou se o radiador também esquenta?
3º - Leva numa oficina mecânica e peça pra medir a compressão dos cilindros com manometro. Tem que dar 180 psi (motor gasolina) em cada cilindro, com variação máxima de 15-20 psi (pra mais ou pra menos) entre os cilindros, ou se tiver o instrumento e capacidade técnica você mesmo poderá fazer o procedimento.
Qualquer coisa, estamos a disposição.
Att.,
Felipe Lichirgu
FelipeLichirgu
-
- Membro GL (Nível 2)
Obrigado Felipe. Vou fazer isso eu estou com medo de ter queimado a junta do cabeçote pois, conversando com um amigo ele me disse que poderia ser junta, mas eu disse que o oleo não esta contaminado mas ele disse que pode queimar e ir para o escapamento
-
- Membro GL (Nível 2)
Poxa meu amigo. Fiz oque vc falou, mas estou achando que é junta sim pois sempre que acelerava o carro ele esguichava agua pelo sensor
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
pra ver se é junto de um modo em casa faça assim:
1- com o motor FRIO abra a tampa do reservatório
2-de a partida e observe se a água borbulha
se borbulhar é a junta.
1- com o motor FRIO abra a tampa do reservatório
2-de a partida e observe se a água borbulha
se borbulhar é a junta.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
- Membro GL (Nível 2)
"Obrigado amigo irei fazer isso hoje chegando em casa. Alguem tem alguma noção de quanto fica o prejuizo se for junta?"
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
amigo uns 500 reais eu acho com peças mão de obra e retifica do cabeçote.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
- Membro GL (Nível 2)
Obrigado cara tirei as velas dele a 4° ta enferrujada