Análise do Sensor de Nível de Combustível – (Boia)
O acesso à boia nos Monzas EFI´s é debaixo do banco traseiro sob uma tampa plástica.
Com alguma frequência aqui no forum é relatado sobre a mobilidade excessiva do marcador de combustível no painel,
ou com sua imobilidade e até com leitura enganosa. :smt017
As causas podem ser várias e passamos a avaliar algumas.
Em primeiro lugar apresento o circuito num diagrama do Monza 90 que reflete os demais até 96.

Uma das causas é o aterramento por que ele é “puxado” da massa do veículo (lataria) a exemplo do aterramento da bomba de
combustível, e que uma oxidação no local vai interferir causando uma resistência e prejudicando o funcionamento.

Você pode medir o funcionamento do aterramento da boia com um multímetro. Escala 20 VDC - Caneta vermelha no positivo da bateria ou no acendedor de cigarros no centro dele onde está o positivo e a Caneta preta no terminal do fio marrom que você desconectou da boia, deve acusar a voltagem da bateria que deverá estar acima de 12,3V. Ou verifique com uma caneta de polaridade.
Ou também pode usar a escala de 20 Kohms. Caneta vermelha no terminal do fio negativo da boia e a Caneta preta na lataria do veículo ou num parafuso em contato com a lataria. O mostrador do multímetro deve mudar de 1 para 0.00 (zerar).
Examine também se os terminais conectados na boia estão limpos, sem oxidação ou rupturas.
O passo seguinte é examinar se a boia está funcionando.

Para tirar a boia gire da esquerda para a direita pelo ressalto.
ATENÇÃO
1º É ideal que o tanque esteja no mínimo na metade, de preferência próximo a ¾ para não haver muito espaço vazio no tanque e nem muito que possa derramar ao tirar a boia.
2º Se o seu motor é a gasolina, todo cuidado é pouco devido à evaporação da gasolina ser mais intensa que o álcool e mais comburente. Neste caso, extremo cuidado com faíscas elétricas e estáticas. Pensando no pior, evita explosão... e até penso que dá para abafar o tanque :smt010
3º Não use lâmpadas para testar a voltagem por que geram faíscas ao encostar nos terminais.
No Diagrama que segue, ao tirar a boia e conectar o multímetro nos terminais, movimentando o braço da boia poderá obter as leituras que seguem.
A boia sai de fábrica com a especificação de cheio = 80 a 90 ohms.
A seguir você pode testar o mostrador do painel utilizando-se de resistores de 1W mínimo, por que pode aquecer e 1/8W certamente queimará.
Com a chave de ignição ligada (sem dar a partida) Desconecte os fios da boia e insira um resistor de cada vez nos terminais fêmeas dos fios, dobrando as pernas do resistor como se fosse um clips aberto para que entre justo nos terminais.
Os valores comerciais dos resistores que nos interessam são:
91 ohms = branco, marrom, preto.
82 ohms = cinza, vermelho, preto.
43 ohms = amarelo, laranja, preto.
39 ohms = laranja, branco, preto.
3 ohms = preto, laranja, preto.
2 ohms = preto, vermelho, preto.

Se a agulha do mostrador do painel não estacionar mais ou menos nas posições das setas cinza, laranja e vermelha significa que deve ser examinada a trilha do painel em busca de rompimentos e oxidações.
Por ser trabalhoso tirar o painel, pelo menos na primeira vez, podem-se provocar danos na trilha, por isso solte com cuidado.
1º solte o cabo do velocímetro junto à caixa de cambio para facilitar puxar o painel,
2º Tendo soltado o parafuso central e desencaixado o painel da base, puxe um pouco o painel para si e depois puxe o lado direito para fora e empurre o lado esquerdo para dentro e enfie a mão no vão direito segure o conector do cabo do velocímetro e com o polegar pressione a trava do cabo do velocímetro para baixo e contra o painel enquanto puxa para soltar o conector do cabo do velocímetro.
3º Pressione as duas travas do conector central (polegar e indicador) liberando o plugue do chicote do painel conforme indicado nas setas.
4º Solte a mangueirinha do econômetro e o painel já está na mão.

5º Desencaixe os soquetes da marcha ascendente (se tiver); desencaixe o soquete da luz de freio de estacionamento e depois o soquete da lâmpada de anomalias. Preste atenção quais são elas para não invertê-las na montagem.
Verificação de Oxidação e Trilhas
Solte com cuidado a porca que segura o losango preto marcado com a seta vermelha na foto abaixo.
Só que o do combustível é o do lado esquerdo da foto.
Debaixo do losango há 3 contatos:
o que vem do conector posição 5,
o do meio é o Negativo, e
o da esquerda é o Positivo.
Se estiverem oxidados limpe com lápis borracha. Evite raspar porque pode oxidar mais rápido depois de um tempo de uso. Só raspe se for colocar solda de estanho, que também pode solucionar. (mas aí vai da sua habilidade e o ferro não pode ser mais que 40 watts)
Passe lápis borracha onde se encaixa o soquete múltiplo do painel (prateado) e nos contatos de latão do soquete/plugue.

No mais confira com calma e com boa iluminação e lupa se for necessário e veja se não há rompimento de trilhas. Mais informações em: viewtopic.php?f=15&t=30787

Para colocar o painel no lugar posicione-o deixando o vão do lado direito.
1 – Encaixe o soquete da lâmpada de anomalias da injeção eletrônica.
2 - Encaixe o cabo do velocímetro e escute o click ao ser travado pela mola.
3 – Encaixe o plugue, não há perigo de inverter por que só entra numa posição.
4 – Encaixe a mangueirinha do econômetro.
5 – Encaixe o soquete da lâmpada do freio de estacionamento.
6 – Encaixe o soquete da lâmpada de marcha ascendente (se tiver)
7 - Posicione o painel corretamente e coloque o parafuso central e a moldura.
8 – Ao lado da cx do cambio, puxe um pouco de volta o cabo do velocímetro e rosqueie a tampa de fixação sobre o VSS Sensor de Velocidade.
waldir
22.06.14