Some-se a isso a alta margem de lucro das montadoras e temos aqui o carro mais caro do mundo:

Isso também não é novidade.
Entretanto esse valor altíssimo do carro zero afeta diretamente o preço do carro usado que acaba por se tornar também "o carro usado mais caro do mundo" - http://www.autoracing.com.br/forum/inde ... opic=77081
Se da cobrança de impostos e do lucro da montadora sobre o carro zero km não há como fugir, pode-se ao menos escapar de pagar esses valores ou parte deles sobre o usado, vejamos:
Para que o consumidor do carro usado consiga se livrar de amortizar imposto ou margem de lucro anteriormente pago pelo primeiro comprador do veículo precisamos descontar os 32% de impostos mais os 10% da margem de lucro das montadoras o que perfaz o total de 42%.
Ou seja, do ponto de vista financeiro e "apenas" do ponto de vista financeiro, que fique bem claro, o valor ideal a se pagar por um usado é um valor que considere o desconto de 42% somados a pelo menos 10% de depreciação pela utilização do veículo.
Para que a conta fique mais fácil e clara, o valor ideal para o carro usado no Brasil é custar até 48% do valor inicialmente pago pelo mesmo carro zero km.
Os resultados são decepcionantes pois a maioria dos carros desvalorizam muito pouco no Brasil, inclusive os chineses, em torno de apenas 14% em média no primeiro ano de uso.
Entretanto garimpando a internet é possível encontrar algumas surpresas, sobretudo os carros mais caros e/ou a mais tempo no mercado como veremos nos posts posteriores.
Nota: Obviamente só contarão os carros que ainda são fabricados, até porque não existe valor de carro zero km de carros descontinuados e tomar-se-á por base o valor FIPE do modelo, então vamos lá:




