[Ajuda] Água baixando, sem vazamentos

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
otávio henrique
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

[Ajuda] Água baixando, sem vazamentos

Mensagem não lida por otávio henrique »

Salve galera, cá estou eu, mais uma vez, em busca da ajuda dos profissas aqui do forum.

Em primeiro lugar, estou surpreso com a quantidade de informação acumulada nos vários tópicos aqui do fórum. Já me orientei com relação a praticamente tudo sobre o monza, inclusive já deixei de gastar uns bons trocados, sob risco de cair na lábia dos "mecânicos" que temos por aqui.

Sem mais lero-lero, vamos lá. Meu monza está baixando água, bem vagarosamente, costumo completar o reservatório até o nível indicado, e em cerca de 2 semanas (ou algo em torno de 600km), o nível está lá em baixo. Já levei ao mecânico aqui pra procurar vazamentos, ele caçou tudo e não achou nada.

Recentemente, notei que havia um óleo ali no motor, assim como nas fotos, e acredito que isso seja por causa da junta ali.

Imagem
Imagem
Imagem

Não notei baixa significativa no nível de óleo, nem sei se esse vazamento está relacionado com a diminuição no nível da água, mas fico encucado demais com isso :smt021 , que além de não ser normal, fica um cheiro forte de óleo quando o motor está quente. O mecânico disse que nos GM's antigos, há realmente uma diminuição no nível da água, mas não acredito que seja tão acentuada como no meu caso. Com relação a esse óleo aí, ele não recomendou trocar a junta por enquanto, falou pra eu rodar mais e me atentar a "calos" durante a aceleração, e avisá-lo, casso ocorressem.

Será seguro continuar rodando assim, e completando a água toda semana?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: [Ajuda] Água baixando, sem vazamentos

Mensagem não lida por waldir »

Meu monza está baixando água, bem vagarosamente, costumo completar o reservatório até o nível indicado, e em cerca de 2 semanas (ou algo em torno de 600km), o nível está lá em baixo.
bem vagarosamente (?) 30ml; 50ml por semana? (um copinho de café; 2 copinhos)
o nível está lá em baixo (?) significa quanto? 200ml ? (1 copo )

Pode ser vazamento pela tampa do reservatório de expansão;
pode ser vazamento nas mangueiras;
rachaduras nas mangueiras e ou no tubo debaixo do coletor;
pode ser vazamento na junção do cavalete da VT com o cabeçote;
pode ser vazamento na bomba d'água (eixo ou selo da bomba) pode ser vazamento por algum selo mecânico;
e por último junta do motor queimada.

Quando liga o motor há borbulhas no reservatório de expansão?
A cor do óleo se mantém escura?

Teste de pressão na tampa e no sistema faz aparecer o vazamento.
Passar uma toalha de papel nas conexões das mangueiras antes de dar a partida pela manhã pode achar o vazamento.
fica um cheiro forte de óleo quando o motor está quente
Precisa investigar: ventilação forçada do carter com o filtro do blow by saturado;
entupimento do caninho de vácuo do coletor para a requeima de gases;
pode ser excesso de óleo (4 lt apenas com o filtro e não 4,25lt);
vazamento do óleo pingando no escapamento.

Vc troca o óleo do Monza de quanto em quanto tempo?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
otávio henrique
Membro SL (Ní­vel 1)

waldir escreveu: bem vagarosamente (?) 30ml; 50ml por semana? (um copinho de café; 2 copinhos)
o nível está lá em baixo (?) significa quanto? 200ml ? (1 copo )
Acho que não me expressei bem. Quis dizer que se olho por exemplo após fazer uma viagem (600km), não se nota baixa significativa. Contudo, após cerca de 2 semanas, mesmo rodando pouco, o nível está baixo (completo com cerca de 700ml de água).
waldir escreveu: Pode ser vazamento pela tampa do reservatório de expansão;
pode ser vazamento nas mangueiras;
rachaduras nas mangueiras e ou no tubo debaixo do coletor;
pode ser vazamento na junção do cavalete da VT com o cabeçote;
pode ser vazamento na bomba d'água (eixo ou selo da bomba) pode ser vazamento por algum selo mecânico;
e por último junta do motor queimada.
Com relação a isso, não sei bem verificar todos esses passos, pedi a um mecânico que fizesse uma busca por mangueiras ressecadas/velhas, e ele não deu conta de achar nada anormal.
waldir escreveu: Quando liga o motor há borbulhas no reservatório de expansão?
A cor do óleo se mantém escura?
Teste de pressão na tampa e no sistema faz aparecer o vazamento.
Passar uma toalha de papel nas conexões das mangueiras antes de dar a partida pela manhã pode achar o vazamento.
Esse teste das borbulhas, ainda não o fiz. O que ele indica?
O óleo se mantem escuro, não há variação.
O reservatório mantém a pressão, mesmo quando o nível está baixo, e com o carro frio, noto que há pressão ao abri-lo.
Essa toalha deve estar umedecida, certo? devo procurar por bolhas nas junções ao dar a partida, tal como vazamentos em botijão de gás?
waldir escreveu:
fica um cheiro forte de óleo quando o motor está quente
Precisa investigar: ventilação forçada do carter com o filtro do blow by saturado;
entupimento do caninho de vácuo do coletor para a requeima de gases;
pode ser excesso de óleo (4 lt apenas com o filtro e não 4,25lt);
vazamento do óleo pingando no escapamento.
Essa verificação da ventilação não sei como fazer, com relação ao acionamento, aparentemente está normal, é acionada com a temperatura em 1/2 do painel e desligada quando chega a 1/4.
No escapamento também não há vazamento de óleo, nem o óleo "fumando".
waldir escreveu: Vc troca o óleo do Monza de quanto em quanto tempo?
[/quote]

Estou com o carro há cerca de 7 meses, nesse período troquei uma só vez, logo quando o peguei em agosto. Foi colocado o óleo para 10.000 Km, e até então rodei 7.000 Km.

Grato pela atenção!

Otávio Henrique
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Esse teste das borbulhas, ainda não o fiz. O que ele indica?
Se a junta do cabeçote estiver 'queimada' passa gás da combustão para o sistema de arrefecimento e vai borbulhar muito se vc abrir a tampa do reservatório nos primeiros minutos após a partida. Se sair borbulhas (muito) quando o pistão desce ele suga a água e queima na combustão.
O mesmo ocorre com o óleo e pode provocar vazamentos.
O óleo se mantém escuro, não há variação.
se água emulsifica no óleo este vai ficando cor de 'café com leite'
Essa toalha deve estar umedecida, certo?
Não. Ela deve estar seca por que ao envolver a conexão da mangueira, se molhar a toalha de papel vai indicar um vazamento ali.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por teste »

Otavio, uma outra dica. ... Primeiro verifique se seu monza não esta com radiador do ar quente desativado.
Caso esteja, localize a aonde esta feita a imenda da tubulação. geralmente nessa emenda não tem vazamento no momento que o carro esta frio. mas quando esquenta e tem presao pode ocorrer de vazar pouca agua ( um dos motivos de uma viajem não vazar).

Quando em locais com baixa velocidade, arrancada(centro) a ventoinha ligar varias vezes. verifique aonde vc deixou o carro se nao tem agua no chão. geralmente so reparamos na garagem. contudo. quando esta voltando para casa ( quem mora longe do centro ) ja da tempo do carro resfriar e para de vaza. ai vc não ve...

Não entendo muito de mecanica. mas é uma ipotese.

Um dos motivos que pode fazer vazar pela emenda e a tampa do reservatorio estiver com a valvula ruim.

Vlw. não esquece de posta a Solução.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

teste,

bem lembrado: o radiador de ar quente é outro vilão para vazamentos.

Usar o aditivo corretamente, além de proteger o sistema de arrefecimento ainda deixa rastro nos vazamentos e fica mais fácil de achar.
otávio henrique
Membro SL (Ní­vel 1)

Valeu pelas dicas, moçada! Vou começar a reparar nas dicas passadas, vou dar uma acompanhada no radiador de ar quente, ver se está tudo OK..
Assim que tiver alguma nova impressão, colocarei aqui!
Att,

Otávio Henrique
AriCosta
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por AriCosta »

estou acompanhando o tópico, meu monza também esta com água baixando. mas veja só. meu monza peguei ele assim, pois estava encostado na garagem do antigo dono durante 5 anos. fazia barulho de fuga da pressão na tampa do reservatório. troquei e resolveu o o barulho e a agua esta demorando mais para baixar.

agora li no topico sobre o radiador de ar quente, e o meu está desativado, vou verificar o que o amigo teste falou.
Responder