Polía árvore manivela caiu!?
- ian
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Polía árvore manivela caiu!?
Iaew Pessoal, bom fiz uma pequena viagem de 110km nesse domingo, na ida tudo ocorreu normal, mais na volta o gás estava perto de acabar e tive que passar pra gasolina mais aí ele comessou a falhar e voltei pro gás pra subir uma serra e depois na descida voltar pra gasolina. Mais homi. Só deu tempo subir. Já perto da descida escuto um barulho embaixo do carro, eu pensei que fosse alguma pedra, mais que nada. Era algum parafuso que tinha se soltado e uns 300 metros a frente vejo a polía correndo pelo o acostamento e o carro desligou qndo fui ver era a polía da árvore de manivela que tinha saído. Tive que pagar 100conto pelo reboque de noite diga aew, num breu danado. Lembrando que o cabeçote, válvulas e comando de válvulas são novos além da correia dentadá q tb era nova. Eu não sei o que causou, mais eu fiz esse serviço a 6meses e viagei mais só agora isso veio acontecer. Vcs já tinham visto algo parecido? É comum? E qual será a causa hein? Quem tiver alguma experiência nesse assunto conta aí! E eu não vou levar no mecânico nem tão cedo já gastei uns mil e 700 nele e to sem grana
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Polía árvore manivela caiu!?
Se ela saiu inteira, certamente estava solta. Ou seja, na manutenção do motor não deram o torque correto nos parafusos. Se for polia damper e soltou apenas o lado externo, defeito da polia. Em ambos os casos, antes de soltar provoca ruídos.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- ian
- Membro GL (Nível 2)
saiu tudo a engrenagem e a polía.Carlos A. Freire escreveu:Se ela saiu inteira, certamente estava solta. Ou seja, na manutenção do motor não deram o torque correto nos parafuso. Em ambos os casos, antes de soltar provoca ruídos.
Abs,
Carlos Freire
carlos tu num acha que se o parafuso tivesse com aperto fora do específicado não teria saltado antes? Eu to acessando pelo celular e não consegui adicionar as fotos pelo image shake, tá aí umas fotos no facebook http://photos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak ... 4252_n.jpg
http://photos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak ... 0680_n.jpg
http://photos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak ... 9776_n.jpg
eu não queria culpar o mecânico, que eh super parceiro e de bastante confiança, sem antes saber o que foi!
abs
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
esse parafuso pede 140Nm de torque senao me engano oque é bastante, se nao travarem o voltante pra torquear esse parafuso nao pega nem 20Nm e pode ter ocorrido isso. nao fizeram o aperto dentro da especificaçao tecnica. nao tem outra explicaçao. ate pq o parafuso saiu junto, nao foi cisalhado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Estado: Santa Catarina-SC
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
Rafaelo escreveu:esse parafuso pede 140Nm de torque senao me engano oque é bastante, se nao travarem o voltante pra torquear esse parafuso nao pega nem 20Nm e pode ter ocorrido isso. nao fizeram o aperto dentro da especificaçao tecnica. nao tem outra explicaçao. ate pq o parafuso saiu junto, nao foi cisalhado.
Depois dessa ate vou dar uma confirida no meu , fiz a troca da correia dentada e talvez não tenha dado o torque nessesario :smt017 .
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
tem que usar torquimetro, qualquer outra tecnica nao se aplica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
É certo que esse parafuso não teve o torque correto. Teve sorte também de o motor ser 1.8, pois se fosse 2.0 álcool poderia ter comprometido o cabeçote.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
com certeza carlos se fosse 2.0 álcool poderia quebra o porquinho já tive essa experiência a sorte q foi ao dar partida no motor a polia caiu fora, assim mesmo foi válvula e balancim 200 pila pro brejo, mas tinha uma mínima folga na chaveta da polia então pra garantir 3 gotas de trava rosca ainda não tentei tirar a polia mas não vai ser tao fácil ela cair com as 3 gotas e torque correto