Regulagem da Maçaneta
-
Paulomuch
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Regulagem da Maçaneta
Boa noite Monzeiros,
A Maçaneta do meu Monza está ruim para abrir.... Preciso puxar muito, e com as duas mãos, a maçaneta para cima para poder abrir a porta.
É fácil fazer a regulagem ??
A Maçaneta do meu Monza está ruim para abrir.... Preciso puxar muito, e com as duas mãos, a maçaneta para cima para poder abrir a porta.
É fácil fazer a regulagem ??
Paulo
Monza SL/E 90 Completo
Direção, Ar Condicionado, Trava, Vidro, Retrovisor e Mala Elétrica
Monza SL/E 90 Completo
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Regulagem da Maçaneta
A regulagem é simples. Mas, recomendo que remova a fechadura da porta e faça a limpeza e depois lubrificação. Depois faça o ajuste.
O ajuste é feito na haste que vai da maçaneta para fechadura. Ela tem uma rosca que deixa o pino de encaixe entre a haste a fechadura mais para cima ou para baixo conforme a necessidade.
Faça isso em todas as portas que verá que ficará macia para abrir e fechar as portas.
Abs,
Carlos Freire
O ajuste é feito na haste que vai da maçaneta para fechadura. Ela tem uma rosca que deixa o pino de encaixe entre a haste a fechadura mais para cima ou para baixo conforme a necessidade.
Faça isso em todas as portas que verá que ficará macia para abrir e fechar as portas.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Vinicius Renan
- Membro GL (Nível 2)
Regular é simples!!! A explicação que ta dificil RSsrR!!!
é so soltar aquele pino que fica fixado no carro com uma chave allen se eu não me engado 7mm!!!
ele é um pino loco quando soltar eli vai ficar solto então tente deixalo pouca coisa mais pra cima ou pra baixo dependendo da sua necessidade,,,
vc vai saber quanto que é esse pouco atravez da marca que vai ficar na pintura do carro quando soltar eli!!!
boa sorte ai amigo!!
é so soltar aquele pino que fica fixado no carro com uma chave allen se eu não me engado 7mm!!!
ele é um pino loco quando soltar eli vai ficar solto então tente deixalo pouca coisa mais pra cima ou pra baixo dependendo da sua necessidade,,,
vc vai saber quanto que é esse pouco atravez da marca que vai ficar na pintura do carro quando soltar eli!!!
boa sorte ai amigo!!
Fotos da minha criança!!!
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Vinicius Renan escreveu:Regular é simples!!! A explicação que ta dificil RSsrR!!!
boa sorte ai amigo!!
Agora quem não está entendendo sou eu, rsrsrsrs!!!
Não vai chave allen na maçaneta ou na fechadura. O que está tentando movimentar é a fechadura ou a maçaneta?
Abra a forração da porta, identifique a haste que vai da fechadura para maçaneta. Solte a parte dessa haste que vai na fechadura. É nessa haste que fica o ajuste. Na ponta que foi solta tem uma rosca. Para diminuir o ângulo de abertura é só diminuir o tamanho dessa haste, rosqueando para cima sua porca/pino ( a mesma que soltou da fechadura).
Esse assunto já foi muito discutido aqui neste fórum. Temos vários tópicos sobre esse assunto. Por isso tentei apenas resumir. É só abrir e verificar como eu disse que vai entender. Mas repito, apenas o ajuste pode não ser suficiente. Remova as fechaduras (todas as portas), limpe e lubrifique. Depois monte e faça o ajuste.
Esse mecanismo da fechadura é bem simples e fácil de entender seu funcionamento. Ao abrir vai ver como é fácil.
PS: As maçanetas são fixadas por porcas, não me lembro se são de cabeça 10mm ou 8mm. A fechadura usa parafusos Philips do lado externo da porta e, parafuso cabeça 10mm por dentro, tampado pela pela forração. Nos modelos mais novos (96) usam parafusos torx não me lembro se T-20 ou T30.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Paulomuch
- Membro SL (Nível 1)
Pessoal,
E a regulagem da maçaneta, mesmo. Preciso puxá-la muito para cima para conseguir abrí-la.
Não sou um expert em carro, mais dou uns, digamos pulinhos....
Se puder indicar algum tópico para ler...
Como solta a forração da porta ? É só encaixe ? Eu não notei nenhum parafuso.
Carlos,
A sua segunda explicação foi mais esclarecedora...
E a regulagem da maçaneta, mesmo. Preciso puxá-la muito para cima para conseguir abrí-la.
Não sou um expert em carro, mais dou uns, digamos pulinhos....
Se puder indicar algum tópico para ler...
Como solta a forração da porta ? É só encaixe ? Eu não notei nenhum parafuso.
Carlos,
A sua segunda explicação foi mais esclarecedora...
Paulo
Monza SL/E 90 Completo
Monza SL/E 90 Completo
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Para soltar o forro antes de tudo é preciso tirar o puxador da porta, se olhar por baixo vai ver que tem um parafuso na base dele, soltando este parafuso, basta girar o puxador para frente até desencaixar a ponta de cima dele, todas as portas são da mesma maneira, depois disso tem que soltar os parafusos das telas de alto falantes nas portas dianteiras, e depois os parafusos do porta mapas, aí sim o forro fica livre só preso pelas presilhas, que eu recomendo trocar elas antes de recolocar, senão os forros ficarão se esfregando na chapa da porta e faz uns barulhos bem incomodos, o meu está assim, tem um grilo do meu lado e as outras fazem uns nhéc nhéc só...
Uma coisa que eu vi no forro de porta do corolla do meu irmão é que nas partes onde o forro fica em contato com a chapa da porta a toyota colocou um pedaço de feltro para não ficar raspando a lata e evitar esses barulhos. Fica a dica também de já que vai abrir colocar manta asfaltica nas portas, e se os forros estiverem quebradiços já faz uma recuperação com fibra, tem um tópico sobre isso basta procurar... boa sorte!
Uma coisa que eu vi no forro de porta do corolla do meu irmão é que nas partes onde o forro fica em contato com a chapa da porta a toyota colocou um pedaço de feltro para não ficar raspando a lata e evitar esses barulhos. Fica a dica também de já que vai abrir colocar manta asfaltica nas portas, e se os forros estiverem quebradiços já faz uma recuperação com fibra, tem um tópico sobre isso basta procurar... boa sorte!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
Nelson osorio
- Membro Classic SE (Nível 8)
Essa regulagem Vinicius é da porta, e não da fechadura..... mas ta ai a dica, já fiz isso no meu e a porta fecha macia, não precisa mais dar aquela porrada para fechar. Sua explicação ta certinha!!Vinicius Renan escreveu:Regular é simples!!! A explicação que ta dificil RSsrR!!!
boa sorte ai amigo!!
agora a explicação do Carlos refere-se à regulagem da fechadura em si.....
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Quando a regulagem do pino estiver fora, se percebe pelo desalinhamento do porta, e ao fechar se ter dificuldade em abrir ou fechar pois a fechadura destrava, mas a porta emperra. Ao fechar a porta, repare se o pino entra alinhado à fechadura.
Mas, não confunda o ajuste de alinhamento do pino com o ajuste da maçaneta e com limpeza e lubrificação da fechadura. Todos os procedimentos que disse nas outras mensagens foi para maçaneta como foi pedido no tópico e indicando que não há problemas com ajuste do pino e borracha da porta.
Só para lembrar, se o ângulo de abertura da maçaneta for muito grande, ou seja, tem que levantar muito a maçaneta externa para abrir, em pouco tempo ele vai quebrar, o que ocorre com muitas pessoas, inclusive as que frequentam esse fórum. Muitas vezes chegam até a arranhar a pintura no canto da maçaneta. Repare que temos muitos tópicos de pessoas reclamando de baixa durabilidade dessas maçanetas. O problema geralmente é por canta de ajuste errado.
Abs,
Carlos Freire
Mas, não confunda o ajuste de alinhamento do pino com o ajuste da maçaneta e com limpeza e lubrificação da fechadura. Todos os procedimentos que disse nas outras mensagens foi para maçaneta como foi pedido no tópico e indicando que não há problemas com ajuste do pino e borracha da porta.
Só para lembrar, se o ângulo de abertura da maçaneta for muito grande, ou seja, tem que levantar muito a maçaneta externa para abrir, em pouco tempo ele vai quebrar, o que ocorre com muitas pessoas, inclusive as que frequentam esse fórum. Muitas vezes chegam até a arranhar a pintura no canto da maçaneta. Repare que temos muitos tópicos de pessoas reclamando de baixa durabilidade dessas maçanetas. O problema geralmente é por canta de ajuste errado.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP