Marcador de gasolina do painel digital

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Plateau
Modelo: - SELECIONE --------

Marcador de gasolina do painel digital

Mensagem não lida por Plateau »

Boa noite, pessoal, tudo bem?

Desde agosto do ano passado que estou com um painel digital europeu e até hoje não consegui fazer o marcador de gasolina funcionar corretamente. Cheguei até a fazer um circuito com um PIC para simular os valores da boia europeia mas tive problemas com a alta impedância da fonte de 10v do painel. A uns dias atrás me falaram que uma simples modificação que incluia eliminar um certo diodo e acrescentar 2 resistores resolveria o problema.

De acordo com a foto abaixo

Imagem

Dá para perceber que 2 diodos foram acrescentados e uma ponte foi feita sobre um dos diodos. Parece que até mais coisa foi feita mas não consegui identificar. Infelizmente estou ruim das pernas e até hoje não consegui descolar dinheiro para trocar o dito cujo do processador.

Se alguém puder me ajudar eu ficaria eternamente grato. Se quiserem me mandar MP ou email ([email protected]) sintam-se a vontade.

Um grande abraço a todos,

Pedro Rosa!
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Re: Marcador de gasolina do painel digital

Mensagem não lida por monzausado »

posta o modelo do painel ou part number
Plateau

Acho que o número é esse aqui oh: 93 154 901

Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pq nao conseguiu com o pic? oque deu de errado na programação? a boia do monza é 0-88 Ohms. sabe qual é a escala da programação do PD? faz uma simulação direto no PD pra pegar a ranger desde vazio ate cheio. depois é so montar a programação pra fazer a conversao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Plateau

Na simulação que fiz pelo ISIS funcionou perfeitamente. Hoje consegui descobrir o problema. O regulador que fornece os 10v para o resistor 51R é um L4810T que fornece, no máximo, 400mA de corrente. Considerando que o PIC trabalha com correntes bem baixas se comparado com essa de 400mA (algo em uma faixa de 4 a 20mA) o circuito sobre com a baixa impedância. Isso faria com que a corrente nos pinos fosse maior que os 20mA aconselháveis. Dessa forma, a tensão tende a cair mais do que deveria para que a relação de potência, dada por tensão x corrente, seja mantida, ou seja, a corrente mais alta e uma tensão mais baixa manterão a potência em questão.

Vou dar jeito de alterar a impedância desse resistor e mexer no circuito e assim creio que o problema será sanado.
Rafaelo
MODERADOR

nao sei se é tao simples assim. sabemos que esses paineis digital tem CPU e fazem acessos na alocação destinada a memoria pra efeito comparativos e nelas esta a escala da boia gravada. que é de 44-288 ohms no valor analogico acho eu nao lembro o valor correto. entao entra no conversor ADC vira binaria e faz a comparaçao e lança o resultado no LCD. basicamento um PIC, entao nao vai adiantar mudar as resistencia do painel pq vai morrer na comparação interna.

no meu painel do vectra C que tambem é digital nele tem instruções da CPU a escala da boia que é de 35-288 ohms 35 pra cheio e 288 pra vazio, fiz teste out of ranger e confirmou a comparaçao de valores.... por sorte eu tenho a boia do monza hatch com essa escala identica hehehe nao precisa fazer nada. mas no futuro pretendo comercializar esse painel ta em estudo ainda. entao to projetando um emulador de boia eletronica pra usar no monza 0-88.

voltando ao teu caso do PD por isso que o pessoal troca o processador pq nele ta gravado a escala. é mais barato fazer um emulador com PIC e regulador de tensao 5V e conversores, mas isso nao tem ainda a venda ou desenvolvimento. hoje fiz um simulado da boia e converteu em tensao baixa com boa variação(oque pode ser setado) e de consumo dentro do aceitavel dos PIC. proximo passo é a conversao pra resistencia na saida do PIC. teoricamente é possivel só precisa pensar hehe vamo ver

se desse pra reprogramar essa EPROM com a escala monza 0-88 seria o canal né.
Plateau

Fiz a modificação que propus e mantive o circuito que construí usando o PIC e funcionou perfeitamente. O problema era mesmo a questão da corrente alta nos pinos do PIC.

Troquei o resistor de 51R por um de 5100R e multipliquei todos os valores de resistencia do banco de resistor do meu circuito e fiz a corrente cair em 100x. Dessa forma, o PIC pode trabalhar sofrer com o problema.

Abraço.
Rafaelo
MODERADOR

ata tava se referindo usando o pic... pensei que ia trocar os resistores pra tentar modificar sem o uso do pic sem o condicionamento do sinal. legal pic resolve muita coisa pra nos.
Responder