Velas com + abertura e bobina + esperta = + performace?
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Velas com + abertura e bobina + esperta = + performace?
Bom dia!
Tô com o desempenho / rendimento do meu Monza 88 2.0 à álcool satisfatório, porém tive problemas com a bobina do meu carro q anda esquentando muito a ponto de não conseguir segurar com a mão. As velas que foram trocadas por umas da ACDelco numero: 93214600. Gostaria de saber se em conjunto, uma maior abertura dos eletrodos (se esse modelo de vela for de 0,8mm -> é?) e a aquisição de uma nova bobina (do Monza gasolina, opala, chevette, fusca, gol, vemag, enfim... qqr coisa!!!) de uma especificação mais forte pode ajudar na melhoria da performance e/ou tornar mais econômico?? Seria necessário para que o conjunto todo desse um resultado, a troca dos cabos de vela e da bobina tbm?
grato!!!
Tô com o desempenho / rendimento do meu Monza 88 2.0 à álcool satisfatório, porém tive problemas com a bobina do meu carro q anda esquentando muito a ponto de não conseguir segurar com a mão. As velas que foram trocadas por umas da ACDelco numero: 93214600. Gostaria de saber se em conjunto, uma maior abertura dos eletrodos (se esse modelo de vela for de 0,8mm -> é?) e a aquisição de uma nova bobina (do Monza gasolina, opala, chevette, fusca, gol, vemag, enfim... qqr coisa!!!) de uma especificação mais forte pode ajudar na melhoria da performance e/ou tornar mais econômico?? Seria necessário para que o conjunto todo desse um resultado, a troca dos cabos de vela e da bobina tbm?
grato!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
A bobina é um mero transformador. Quem manda no sistema de ignição é o módulo. Se você quer tanto aumentar o gap (abertura) das velas, então compre um módulo externo que amplifique as centelhas.
Eu já usei um módulo CM Plus, da CM Racing. Ele é nacional, é muito bom e custa em torno de 500,00 + frete para os nossos carros. Na linha dos importados, existem os MSD, mas são bem mais fracos que o CM Plus.
Qualquer que seja sua opção, você vai ter que isolar todos os cabos de vela (com fita de auto-fusão e/ou mangueira de gás de cozinha, passando eles por dentro, sem cortar a mangueira) e as cerâmicas das velas. Aí, se conseguir isolar bem, pode andar com 1,4mm de abertura tranquilo.
Isso gera economia e aumento de torque, pela melhor queima e maior velocidade da frente de chama.
Eu já usei um módulo CM Plus, da CM Racing. Ele é nacional, é muito bom e custa em torno de 500,00 + frete para os nossos carros. Na linha dos importados, existem os MSD, mas são bem mais fracos que o CM Plus.
Qualquer que seja sua opção, você vai ter que isolar todos os cabos de vela (com fita de auto-fusão e/ou mangueira de gás de cozinha, passando eles por dentro, sem cortar a mangueira) e as cerâmicas das velas. Aí, se conseguir isolar bem, pode andar com 1,4mm de abertura tranquilo.
Isso gera economia e aumento de torque, pela melhor queima e maior velocidade da frente de chama.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Mesmo minha bobina esquentando mto e eu a trocasse por uma nova ou uma de outra especificação, não mudaria no comportamento de rendimento do carango???500EF escreveu:A bobina é um mero transformador. Quem manda no sistema de ignição é o módulo. Se você quer tanto aumentar o gap (abertura) das velas, então compre um módulo externo que amplifique as centelhas.

O módulo de ignição mesmo sendo das marcas citadas ou um usado com especificação certa é caro na ocasiao. O meu pode ter alguma avaria? É normal isso acontecer?? Acarretaria em quê se ele tivesse "ruim"? Tô perguntando pois nunca ouvi falar "preciso trocar o modulo de ignição do meu carro pq ele tá 'assim-ou-assado' "500EF escreveu:
Eu já usei um módulo CM Plus, da CM Racing. Ele é nacional, é muito bom e custa em torno de 500,00 + frete para os nossos carros. Na linha dos importados, existem os MSD, mas são bem mais fracos que o CM Plus.Qualquer que seja sua opção, você vai ter que isolar todos os cabos de vela (com fita de auto-fusão e/ou mangueira de gás de cozinha, passando eles por dentro, sem cortar a mangueira) e as cerâmicas das velas. Aí, se conseguir isolar bem, pode andar com 1,4mm de abertura tranquilo.
Isso gera economia e aumento de torque, pela melhor queima e maior velocidade da frente de chama.

Quer dizer que mesmo eu mechendo no gap (pequena, pode ser de 1,0 ou 1,1mm) e trocando a bobnia (de qqr especificação) não iria interferir no renddimento?
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
É normal a bobina esquentar mesmo... tem que ver se está esquentando exageradamente...
Seu carro está falhando?
Aumentando o gap acima da capacidade do módulo original gerar a centelha, o rendimento do seu carro vai é piorar, porque vão ocorrer falhas.
Mas se você quer tanto, só tem um jeito: faça um teste. Se falhar, fecha outra vez...

Seu carro está falhando?
Aumentando o gap acima da capacidade do módulo original gerar a centelha, o rendimento do seu carro vai é piorar, porque vão ocorrer falhas.
Mas se você quer tanto, só tem um jeito: faça um teste. Se falhar, fecha outra vez...

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1755
- Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
- Cidade: Porto Algre
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
-
- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
acho q o melhorzinho é o Bosch vermelho.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Tô pra fazer o teste de aumentar a abertura de velas (as minhas são ACDelco 93214600) pra 1,1 mm e comprar uma bobina nova (Bosch de preferência)... Alguem aí sabe ou ouviu dizer se existe uma bobina de outro modelo ou pra outro motor de outro carro, q poderia funfar direitinho (com mais um pouquinho de força) no Monzão carburado à alcool 2.0?
Tô pra comprar essa bobina até sabado, então quem souber de algum detalhe desses, me dêem um toque ou uma MP mesmo!!!
Grato!
Tô pra comprar essa bobina até sabado, então quem souber de algum detalhe desses, me dêem um toque ou uma MP mesmo!!!
Grato!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

-
- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Atualmente uso Velas NGK Green BPR5EY Excelentes por sinal.
Alguem aí já viu o NGK G-Power Platinum ?? É Boa mesmo como dizem?
Alguem aí já viu o NGK G-Power Platinum ?? É Boa mesmo como dizem?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.