Monza - Pioneiro em GNV

Manuais, reportagens, especificações técnicas, particularidades de versões, etc.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza - Pioneiro em GNV

Mensagem não lida por Marcel Murai »

"A primeira montadora brasileira a olhar para o GNV com outros olhos foi a GM, em especial os modelos Monza e Kadett. Os dois veículos eram dotados de motor 2.0 a álcool e era possível a instalação do Kit GNV em uma concessionária da marca.

Para isso bastava o cliente ir a uma concessionária GMB credenciada e solicitar a conversão do veículo _novo_, para uso de gás e álcool (o carro torna-se bicombustível) a única ressalva é que em 1993 o uso de GNV era restrito a frotistas, táxis e empresas, sendo vedado às pessoas físicas. O Kit da GMB custava na época US$ 2.500 contra US$ 1.600 do kit disponível no mercado.

“O kit de conversão apresentado pela General Motors difere dos demais pela utilização de muita tecnologia e eletrônica. Para injetar o gás nos cilindros é usada uma válvula de distribuição com injetores, um para cada cilindro. Isso, porque o sistema é de injeção multiponto de gás, independente da alimentação do motor ser EFI (monoponto) ou MPFI (multiponto), para o álcool.

Além disso, há uma sonda lambda no escapamento, para medir a porcentagem de emissão de CO nos gases queimados. São usados também sensores de pressão na linha de alimentação por gás e um de rotação do motor, mais um módulo eletrônico de controle. Esse módulo tem a função de integrar ao módulo eletrônico de injeção de álcool, mais um controle, que permite manter constante a relação estequiométrica (proporção da mistura ar/gás aspirada pelo motor) o que possibilita um controle rigoroso de emissão de poluentes, não alcançado, por exemplo, em um sistema de alimentação a gás por carburador.

Ao mesmo tempo, a colocação dos injetores de gás bem próximo das câmaras de combustão, praticamente na base do coletor de admissão, permite reduzir a perda de potência do gás em relação ao álcool. A GMB calcula essa perda entre 5% e 10%, dependendo do motor, enquanto numa conversão para gás tradicional a perda é bem maior, de pelo menos, 20%. “

O motor é ligado normalmente e a luz-espia da tecla GNC (Gás Natural Combustível) pisca durante alguns segundos, indicando que o motor está funcionando com álcool (ou gasolina, na partida a frio). Em seguida, ocorre automaticamente a passagem para gás e a luz-espia permanece acesa, mas com baixa intensidade.

Quando a pressão de gás estiver baixa, ou sua composição estiver alterada (o que afetaria o nível de emissões) o sistema muda automaticamente e passa a funcionar com álcool, enquanto a luz-espia vermelha fica piscando. Isso indica que o motor não está mais usando gás: basta o motorista apertar uma tecla e a lâmpada deixa de piscar. Dada então a partida e iniciada a operação com gás, o motor atua normalmente, não sendo possível, sem a indicação da luz-espia, saber com qual combustível está funcionando."

Fonte:
vejam a materia:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/a ... no-brasil/
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1287
Registrado em: 27 Mar 2009, 08:57
Cidade: BRASILIA
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza - Pioneiro em GNV

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

boa reportagem
eu vi essa matéria na quatro rodas também
eu não sei porque o projeto não foi pra frente.
ps: vc vai comprar outro monza pra substituir o hi-tech?
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 230
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Cidade: Juiz de fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Monza - Pioneiro em GNV

Mensagem não lida por sdpmg »

Uma pena não ter tido continuidade o projeto,,, a perda de potencia hoje pelo uso do GNV é devido ao projeto do motor ser especificamente para uso com álcool ou gasolina,,, não entendo o porque de não ter motores projetados para uso do GNV, na verdade tem, mas pelo que da pra perceber não esta sendo viável ou não estão se interessando, o motivo realmente não sei, mas me parece ser o mesmo caso dos motores elétricos, estão dando muita pouca importancia para os mesmos. Temos de ressaltar um ponto, são poucas as cidade que tem postos com GNV, mas isso poderia ser um opcional na hora de compra o veículo,,, optar por quere o carro com o motor GNV ou não,,, da mesma forma que se escolhe motor álcool ou gasolina ou flex, pq não ter a opção GNV não da pra entender,,,
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
Zanchi
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Mar 2008, 12:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza - Pioneiro em GNV

Mensagem não lida por Zanchi »

Muito boa matéria,

Sempre quis colocar GNV no Monzão, mais não tenho coragem de estragar com a originalidade.
Enquanto isso vou deixando os postos ricos. :(
Maurício Zanchi
Monza Sedan 1.8
85 Álcool/2portas
Todo original.
2° dono.
Km 92.326
Caçador - SC
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17769
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza - Pioneiro em GNV

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No site do Monza Clube, tem algumas reportagens sobre o assunto:

http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... r396.shtml

http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... om83.shtml

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza - Pioneiro em GNV

Mensagem não lida por Marcel Murai »

eduardomonza1996 escreveu:boa reportagem
eu vi essa matéria na quatro rodas também
eu não sei porque o projeto não foi pra frente.
ps: vc vai comprar outro monza pra substituir o hi-tech?

Sim, Tinha até Modulo eletronico para o GNV. muito legal

Entao Eduardo, estamos na procura ainda :D
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Monza - Pioneiro em GNV

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

AEW GURIZADA atualmente ninguem esta colocando kit1s GNV pois a pequena diferença dos preços gasolina e gnv ( leva mais tempo para tirar o lucro do investimento) o interesante é para quem roda e muito. ex. taxista :smt023
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Responder