Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conhecimento sobre motor EcoTec Cruze

Mensagem não lida por vrsilva »

Procura coisas da fiat que já deve ter na zorópa
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Stainless Steel Exhaust Manifold with Close-Coupled Catalytic Converter
The stainless steel manifold is lighter than conventional cast iron. It reduces friction and smoothes the flow of air so exhaust gas can be rapidly expelled.
olha ae os beneficios do inox que sempre falo pra voces. nao é so um enfeite como muitos acreditam, tem muita engenharia atras disso.

The stainless steel manifold is lighter than conventional cast iron. It reduces friction and smoothes the flow of air so exhaust gas can be rapidly expelled.
o coletor inox é mais leve que o convencional ferro fundido, isso reduz a fricção e afina o fluxo de ar, entao os gases podem ser expelido com maior rapidez :D

usando um pouco de conhecimento tecnico se sabe que quanto mais quente o ar do gases mais leve ele fica(ar quente = menos denso = maior velocidade de escoamento = maior torque e eficiencia volumetrica), o inox por si só é um pessimo condutor termico(o péssimo aqui é bom) é um metal de alta taxa de inércia térmica. ou seja, ele demora pra esfriar e demora pra aquecer. isso deixar os gases mais quente la dentro.

datasheet do "inox" tae que nao me deixa mentir hehehehe.

e ja ouvi tanta abobrinha sobre o inox que da ate pena do coitado, pior que ja é ignorante, leigo e cético agente respeita.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva

Seria legal um desses no Monza... os últimos família 2 tinha esse coletor também Rafaelo?
Rafaelo
MODERADOR

vrsilva escreveu:Seria legal um desses no Monza... os últimos família 2 tinha esse coletor também Rafaelo?
sim, o modelo N20XF foi o único e ultimo que saiu com inox da familia 400(ferroso portanto enferruja)

o meu sistema é todo da familia 300(nao ferroso portanto nao enferruja) as montadora nao adotam a familia 300 Inox simplesmente pq nunca estraga, a caracteristica tecnica do 400 ao 300 sao praticamente as mesma, o inox da familia 400 é inox de baixo custo. nao seria rentavel pra montadora fabricar um sistema de escapamento de durabilidade vitalícia :lol:

ate onde sei, o unico modelo que saiu AISI 3xx foi um modelo da Mercedes. 99% dos carro hoje é inox 400, alem dessa família ser mais maleável portanto o processo industrial é mais facil.
vrsilva

Os tubos das sondas de carbono que vais nos fornos de tratamento térmico usam inox 320 Sandvik
Rafaelo
MODERADOR

no caso de voces o escoamento é gasoso correto? nao é liquido?

de qualquer forma o 300 e 400 suportam mais de 1000C° nominal. nao é atoa que é usado em turbinas com do tipo turbofan, a tubeira do motor dos helicóptero é desse material. ja as micro aletas acho que sao de titanio
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Na verdade gostaria de saber dados técnicos como diagrama de válvula mapa de avanço e coisa assim, só que tem um diferencial dos ecotec nacionais para os gringos que é uma tal de FLEX isso muda algumas coisas pois o motor flex não atende em o álcool e nem gasolina então os mapas vão mudar, mais encontrei muita coisa que eu esta procuram la no site que não achava em sites nacionais.
vrsilva escreveu: Não sei no Cruze mas o cabeçote do Honda Civic iVTEC possui um dos sistemas de variação mais avançados no mundo, pois além de variar o avanço varia a graduação, o eixo do comando se desloca no próprio eixo fazendo ele atuar com outro ressalto nas válvulas, seria como ter um comando esportivo e um manso no mesmo comando...

O sistema de cabeçote está evoluindo cada vez mais, a BMW por exemplo já não possui mais corpo de borboleta, a quantidade de ar é controlada pelas próprias válvulas, elimina a borboleta que causa turbulência no ar tirando a velocidade do mesmo.
Dizem que a Fiat logo vai lançar um cabeçote com válvulas controladas por solenoides ao invés de comando com eixo ligado por correia, isso porque o sistema mecânico rouba mais potência do motor que o alternador com mais carga...
vrsilva o iVTEC nao vai variar o avanço de abetura de valvulas so a graduação que altera o avanço é o VVT, exemplo de VVT é o Corolla.

esse video mostra as diferenças dos tipos de comando variavel que existe e por sinal tambem tem o da BMW que chama valvetronic ele ate tem a borboleta que só fecha pra marcha lenta encostou o pe no acelerador ela abra 90º e quem controla a admissão de ar é as valvulas.

https://www.youtube.com/watch?v=3DJPVoD27Z4
Rafaelo escreveu:
vrsilva escreveu:Dizem que a Fiat logo vai lançar um cabeçote com válvulas controladas por solenoides ao invés de comando com eixo ligado por correia, isso porque o sistema mecânico rouba mais potência do motor que o alternador com mais carga...
eu sempre pensei num sistema desse a anos atras, bem legal.

porem eu tenho duvidas se realmente um selenoide a tantos rpm nao vai travar ou queimar, mecanico agente sabe que é confiavel. a ideia é boa mais ainda sou cético.
Ja o motor FIAT ja tem e sai no 500 e esse motor chama MultiAir segue o video tambem desse sistema.

http://www.youtube.com/watch?v=T2cxQTjhaSE

Então pessoal eu queria saber como funciona o VVT GM se tem o mesmo fundamento do VVT Toyota ou muda alguma coisa. Ja o coletor variavel eu sabia que o Ecotec tem e como funciona.

Valeu, quem tiver mais informações pode manda ai.
Editado pela última vez por LeandroConstantino em 17 Abr 2014, 11:41, em um total de 1 vez.
vrsilva

Leandro infelizmente eu nunca mais vi o video que tinha achado de uma oficina gringa mostrando o funcionamento do ivtec sem a tampa do comando...

E você inverteu as bolas... 99% dos comandos variáveis variam apenas o avanço ou retardo... Pra variar o ataque e/ou tempo de abertura da válvula só é possível alterando o lobe e os comandos do ivtec tem lobe cônico ou seja dependendo da situação o comando pode ser manso ou brabo... E ainda ter variação de fase... No video que eu tinha visto era um cívic si, pode ser por isso...

Mas o resto como já havia dito varia somente a fase do comando...
Responder