O VALOR IDEAL PARA O CARRO USADO NO BRASIL

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Ricardo Rico
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: O VALOR IDEAL PARA O CARRO USADO NO BRASIL

Mensagem não lida por Ricardo Rico »

Mais uma boa compra com o nome FORD:

Fiesta Sedan TITANIUM 1.6 16V Flex Mec
Imagem
Mês de referência: Abril de 2014
Código FIPE: 003399-5
Marca: Ford
Modelo: Fiesta Sedan TITANIUM 1.6 16V Flex Mec
Ano Modelo: Zero KM a gasolina
Preço médio: R$ 56.728,00

Data da consulta: domingo, 06 de abril de 2014 16:06

48% desse valor dá R$ 27.229,44

Com 48% do valor do zero km dá para ficar com esse aqui:

Fiesta Sed. 1.6 8V Flex 4p
Imagem
Código FIPE: 003289-1
Marca: Ford
Modelo: Fiesta Sed. 1.6 8V Flex 4p
Ano Modelo: 2010 Gasolina
Preço médio: R$ 25.223,00

Data da consulta: domingo, 06 de abril de 2014 16:05

Ou seja, do ponto de vista estritamente financeiro, esta é uma excelente compra! 8)

Você não amortiza margem de lucro da montadora e nem o imposto pago pelo primeiro proprietário e o carro já está suficientemente desvalorizado! :smt023

Mais um que eu também já testei: http://www.autoracing.com.br/forum/inde ... opic=61571
AVALIA CARROS
www.avaliacarros.com
Ricardo Rico

Qual é a receita mesmo?

É simples como aquele método da gasolina x etanol para saber qual combustível compensa, multiplica-se o valor da gasolina por .70 (ponto setenta) ou 0,70 (zero vírgula setenta) e o valor do etanol tem que ser mais baixo que o valor apurado caso contrário não compensa por o etanol no tanque.

A receita do carro usado é igual, para saber se compensa comprar aquele usado que você está de olho, multiplica-se o valor do mesmo carro zero km por .48 (ponto quarenta e oito) ou 0,48 (zero vírgula quarenta e oito) e o valor do usado tem que ser menor que o apurado caso contrário não compensa comprar.

Lembrando que esse método não contempla carros descontinuados, uma vez que não temos valores de zero km para carros não mais fabricados. Nesse caso específico vale a negociação entre vendedor e comprador.
AVALIA CARROS
www.avaliacarros.com
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

O imposto sobre carros já é um tema batido e eu nem vou comentar, embora seja o grande vilão dos preços...

Gostaria de comentar uma coisa aqui, no que se refere a taxa de lucro das montadoras, e a diferença mostrada entre Brasil e outros lugares.

Todo negócio tem que ser remunerado. Negócio sem lucro é coisa soviética e não funciona, como a experiência histórica demonstrou ao longo das décadas passadas (bom, nem Cuba está resistindo mais ao conceito de ausência de lucro e iniciativa privada).

A remuneração de um negócio é para primeiramente pagar o investimento que se fez no país, e depois, remunerar o investidor/acionista, que colocou ali suas economias esperando um retorno (é a velhinha de Massachussetts que comprou ações da GM esperando complementar sua renda de aposentadoria, mas também é o tubarão capitalista de Wall Street, isso não importa).

E aí entra a palavra INCERTEZA, ou risco país.

Quando existe muita incerteza num país, o pagamento de um investimento tem que se dar de modo rápido. A ideia da empresa é investir, lucrar e tirar o dinheiro rápido de um país INCERTO.

Isso força com que o pagamento do investimento seja definido, em geral, num prazo de 2 a 3 anos. Isso força com que a montadora puxe no preço para recuperar rapidamente o investimento.

Essa é uma regra universal de mercado, que não vai mudar.

Não se trata da montadora ser má ou boazinha, é uma regra aplicada por qualquer empresa, de qualquer porte ou origem.

Enquanto o Brasil não for um país seguro para o investidor, com regras que não mudam aos sabores dos loucos que estão no poder, a coisa não vai mudar.

Vejam o que aconteceu com a nota de risco de crédito, que caiu de BBB para BBB- . Daí o caboclo olha isso na TV e fala: que porrra é essa? Que isso me interessa? Ah, isso vai forçar uma maior taxa de juros, que vai forçar com que a montadora e todos os outros setores econômicos aumentem a velocidade da taxa de retorno (e aumentem a taxa de lucro, o que faz com que você consumidor, tenha que pagar mais caro pelo que consome). E tudo isso, meus amigos, depende de uma coisa: governo.

De resto meus amigos, preço de carro usado tem que cair 20% no primeiro ano e 10% nos anos seguintes. E o valor do carro usado guarda relação com a proporção de preço do carro novo entre Brasil e EUA, por exemplo. Se o carro zero é metade do preço lá, um usado igual deve ser a metade do preço aqui ao longo do tempo. Essa é a regra aproximada.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Ricardo Rico

Bom, baseado no que o Evandro escreveu (com muita propriedade diga-se de passagem) o preço do carro no Brasil não vai cair nunca afinal é um dos países mais incertos do mundo. :(

Agora, se um empresa multinacional quer tirar daqui o investimento o mais rápido possível deveria haver ao menos um montadora nacional então que não teria essa pressa e por conta disso não precisaria esfolar o consumidor, uma Gurgel nesse caso então faz muita falta, só que a Gurgel foi sufocada pelas multi.

Às vezes me pergunto, e já abri até tópico sobre isso http://www.autoracing.com.br/forum/inde ... opic=44852 como pode o Brasil ter fábrica de aviões e não ter uma única fábrica nacional de veículos? :smt017
AVALIA CARROS
www.avaliacarros.com
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Ricardo Rico escreveu:
Às vezes me pergunto, e já abri até tópico sobre isso http://www.autoracing.com.br/forum/inde ... opic=44852 como pode o Brasil ter fábrica de aviões e não ter uma única fábrica nacional de veículos? :smt017
Essa também é uma pergunta que me faço diariamente. Eu não entendo, afinal, temos um dos maiores mercados mundiais de automóveis.

Eu acho que o empresário brasileiro sofre de falta de empreendedorismo também. Há pouca inovação. Há pouca ousadia. Há pouca ou nenhuma integração com a universidade e com a pesquisa.

Sempre batemos no governo, mas a iniciativa privada é muito passiva...

PS: Lembrando que um dos comentaram seu post do link acima sabiamente lembrou que a Embraer era do governo, foi uma iniciativa estratégica e de defesa do governo militar, reforçando essa minha ideia de que há muita passividade, muito conservadorismo do empresariado brasileiro, muito em parte devido ao clima de incerteza nacional, que os afeta também.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
rafael_club

Mensagem não lida por rafael_club »

eu mesmo se for comprar prefiro semi-novo pois ja deu uma boa desvalorizada ou até mesmo um usado com 3/4 anos de uso tem mt carro bom por ae com 3/4 anos de uso melhor até que muitos com 2,caramba esse fusion primeira geração é lindo d+ pqp queria que fosse barato pra manter que nem é pra comprar :D
Ricardo Rico

rafael_club escreveu:eu mesmo se for comprar prefiro semi-novo...
Eu estou de boa com relação a carro, ando de moto e quando preciso de um eu alugo, tanto as montadoras quanto as lojas de revenda de seminovos no que depender do meu dinheiro vão morrer à míngua! :smt025

Agora, se for para comprar seminovo eu prefiro comprar logo o zero, as taxas de juros são menores e o zero tem garantia de fábrica, e já que é para pagar imposto de 32% ou parte dele e margem de lucro de 10% que seja para a fábrica e para o governo, não para "gatunos" espertalhões e oportunistas de plantão. :smt023
AVALIA CARROS
www.avaliacarros.com
Ricardo Rico

Agora vamos ao único FIAT que vale a pena ainda assim com ressalvas:

LINEA ABSOLUTE 1.9/1.8 Flex Dualogic 4p
Imagem
Código FIPE: 001260-2
Marca: Fiat
Modelo: LINEA ABSOLUTE 1.9/1.8 Flex Dualogic 4p
Ano Modelo: Zero KM a gasolina
Preço médio: R$ 64.848,00

Data da consulta: quarta-feira, 09 de abril de 2014 8

48% desse valor dá R$ 31.127,04

Com 48% do valor do zero km chegamos perto desse aqui:

LINEA ABSOLUTE 1.9/1.8 Flex Dualogic 4p
Imagem
Código FIPE: 001260-2
Marca: Fiat
Modelo: LINEA ABSOLUTE 1.9/1.8 Flex Dualogic 4p
Ano Modelo: 2009 Gasolina
Preço médio: R$ 32.439,00

Data da consulta: quarta-feira, 09 de abril de 2014 8:33

Ou seja, do ponto de vista estritamente financeiro, esta é uma compra razoável!

Você não amortiza margem de lucro da montadora e nem o imposto pago pelo primeiro proprietário mas o carro ainda não desvalorizou suficiente para cobrir os 10% de depreciação pela utilização!

Se você gostou do carro, aqui é o típico caso em que vale uma negociação por conta dos R$ 1.311,96 a mais, afinal vai depender do estado do carro, se estiver em "estado de novo" e pouco rodado de repente vale a pena.

E esse eu também testei, só que o modelo HLX: http://www.autoracing.com.br/forum/inde ... opic=60867
AVALIA CARROS
www.avaliacarros.com
Responder