Sonda lambda no Multec 700

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Sonda lambda no Multec 700

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

logo não pode ser qualquer uma, certo?
pode ser qualquer chapa de aço.
ela tem uma junta que faz a vedaçao e nada mais de especial.
o formato e furaçao dos parafusos e ate a espessura pode pegar pela propria base da sua EGR.

faça uma copia com o formato da base e pronto :smt023
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, como você tem tanta certeza que a Multec 700 não tenha as instruções nela? Não tem como saber e afirmar isso sem ao menos ter feito parte dos projetos... Só com engenharia reversa, e ainda assim pode não ter precisão nas informações.

Digo isso porque trabalho com equipamentos que podem assumir variados tipos de sinais numa mesma entrada, ou seja, o aparelho pode ler termopar de TODOS os tipos (pra quem conhece os termopares sabe que, possuem características bem distintas entre eles), pode ler sinal de mV, pode ler sinal de 0 à 5 volts, pode ler de 0 à 10 volts, pode ler de 4 à 20 mA, pode ler de 0 à 20 mA. Ou seja, tudo depende da configuração, geralmente a entrada é através de conversores que pegam os sinais mandam para os processadores em forma de bits.
Esses equipamentos foram projetados usando os mesmos processadores da Multec 700, os Zilog Z80, famosos na década de 80... Acredito sim que, o Monza não teve sonda lambda por N motivos.
Primeiro, custo; segundo era novidade no país tupiniquim; terceiro, faltava mão de obra qualificada para passar os mapas de acordo com os motores à álcool....

Volto a repetir, posso estar completamente enganado, mas era totalmente possível do Monza ter sonda...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Sugestão para isolar a válvula EGR:

Pega-se um pedaço de metal mole (pode ser aluminio, desses de latinha de cerveja), recorta-se o mesmo no formato da base da válvula EGR, como os furos para a passagem dos parafusos de fixação da válvula no coletor.
Insere-se a chapinha entre a base da EGR e a junta (a EGR pifada permanece no seu devido lugar, só que não tem ligação nenhuma mais com o motor).

Quanto a utilizar outra tomada de vácuo para o sistema de respiro de óleo do motor, lembremos de que nem todas as tomadas de vácuo são iguais.
Em algumas quando se abre a borboleta de aceleração o vácuo diminui, noutras aumenta, e por aí vai. Isso depende do ponto onde a tomada toma o vácuo.
Não me lembro de cabeça em qual desse tipo de enquadra a tomada do referido respiro.

Outra coisa: Se não me falha a memória, os kits de reparo de TBI vêm com um tampão para a tomada de vácuo da EGR, para ser usada em Monzas sem EGR.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
todiboa
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por todiboa »

Bem, então somente testando mesmo com a sonda ligada no pino D7 e desligar o potenciômetro de CO e ver se vai funcionar hehhee... o ... é que até 3 anos anos eu tinha um sonda guardada em casa, mas eu joguei ela fora....

Vou ver em desmanches quanto custa um usada para testes, se rolar verei que vou adaptar definitiva com uma nova.

Valeu galera.
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.

www.youtube.com/dutodiboa/
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Rafaelo, como você tem tanta certeza que a Multec 700 não tenha as instruções nela? Não tem como saber e afirmar isso sem ao menos ter feito parte dos projetos... Só com engenharia reversa, e ainda assim pode não ter precisão nas informações.
pq sao muitos os fatores que levam a isso, coloquei alguns bem tecnico aqui. vai desde logicos a fisico.

voces que tem a multex ae, abre a ECU e veja e mostra pra nos onde ta as trilha e componentes do ADC/DAC da porta da sonda que leva ate a CPU. vao gastar 5 min , se eu tivesse uma aqui faria isso. veja bem, estamos falando da parte fisica, ate pode ter, mais nao queira dizer que tenha a arquitetura programada...
vrsilva escreveu:Volto a repetir, posso estar completamente enganado, mas era totalmente possível do Monza ter sonda...
era possivel, afirmo 100% certeza, arquitetura malha aberta é uma coisa. arquitetura malha fechada é outra totalmente diferente. e vou dar um bom exemplo disso abaixo na parte do mapa.

voces estao se influenciando por um simples case(estojo) iqual, um conector universal(multec 700) iqual, e uma simples TAG(multec 700) que é iqual. se quiserem testar e gastar com isso e com voces, vejam oque da. agora, senao funcionar nao é minha culpa, pq falta de informaçao nao foi. quem me conhece sabe que quando é possivel alguma coisa eu falo geralmente pq testo,estudo,etc antes, e falo qual o metodo(adaptaçao ou instalaçao), quando nao é possivel falo tb... entao nao tenho pq ficar escondendo algo de voces. ou pior, falando que dá sabendo que nao dá, ou falta de informaçao da minha parte.

vou colocar aqui pra ilustrar como é a arquitetura de malha fechada. aqui é as configuraçoes de programaçao da minha ECU MS2 que pode trabalhar em malha aberta, como fechada(ajuste automatico da mistura por sonda wide ou narrow). essas configuraçoes é meio que um padrao nas ECU malha fechada.

ECU MS2 oficial USA.
parte logica
mapa no fator lambda da mistura alvo programada, no caso é do meu N20XF familia 2 F3. a ECU sempre vai tentar deixar a queima iqual a esse mapa lambda, pori sso se chama malha fechada, a sonda le e corrigi pra atingir o alvo.... 1 = estequiometrico, <1= rico, >1=pobre isso a grosso modo pq estamos falando de wideband sao 255 variaçoes de mistura. como da pra ver o mapa foi montado de acordo com meu motor original em especifico 2.0 8V alcool - torque a 2600 rpm - potencia a 5600 rpm.
Imagem

aqui que eu pergunto... cada motor tem uma mapa de mistura programado conforme o motor. como pode a multec ter uma mapa de mistura universal? tipo... vai do corsa 1.6 EFI ao 2.0 alcool ? acho que nao né. isso explica pq nao tem malha fechada em uma ECU aberta, como é o monza-kadett que tem motores de configuraçao diferente, sem falar no motor familia 1 do corsa 1.6 ser bemmm diferente do familia 2. como te falei Vinicius nao da pra "achar" que o monza opera em closedloop. isso pq to falando na parte realística sem fantasiar ou criar teorias.

continuando na ilustraçao de ECU closedloop.
configuraçao da malha fechada(no caso ae é por wideband) O²
Imagem

parte fisica ECU
circuito analogico, ate porta analogica
obs: CPU tem o ADC/DAC interno - nao precisa usar um externo como mostra o esquematico :smt023, nao sei como é a multec corsa EFI.
Imagem
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
todiboa
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por todiboa »

Gostei de sua explicação Rafelo.
Como eu disse antes estou mais curioso do que querendo fazer....
Minha intensão de comprar um sonda é para fazer este teste e também de montar um analisar de gases, para poder corrigir o CO para ficar mais próximo do ideal já que, embora a voltagem esteja nos padrões médios não há real certeza de que está na mistura ideal.

Então por isso vou comprar a sonda, não sera pra mim um tempo e nem dinheiro jogado fora, pois se der certo uma das minhas intenções já valeu a pena.

Obrigado.
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.

www.youtube.com/dutodiboa/
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, já comecei a ficar descrente mesmo da possibilidade da ECU usada nos Monzas e Kadetts terem Sonda, como falei... se na época fossem programadas desta forma, era possível... Eu não sei e não tenho como testar, é como você falou, pode até haver a ligação do pino do conector até um conversor do tipo A/D mas se não tiver programado para ler aquela porta, de nada adianta.

E mesmo que tenha, não sei se iria fazer muita coisa no funcionamento do motor. Lembro que quando trabalhei para um gaúcho (... em eletrônica e programação) no meu primeiro emprego, ele tinha feito um hallmeter pra por no omega 2.0 dele e acompanhar o funcionamento do motor pela mistura, já que ele tinha feito o remapeamento da central dele, ele mesmo.
Eu gostaria de instalar uma sonda no meu para ficar acompanhando. O esqueminha do hallmeter é ridículo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pessoal, nao quero parecer chato em fica "podando" voces. quem sou eu pra se meter na vida dos outros. nao sou esse tipo de pessoa ok.

caso voces queiram testar por conta própria risco e custo. façam a experiência da seguinte forma. compre uma sonda narrow de 1 fio mesmo(sonda de coletor) + coletor escape original GM c/ sonda GM(é feito uma instalaçao e nao adaptação) a peça é so plugar la, falem com o ronaldo... eu mesmo expliquei pra ele, e ele colocou no carro dele monza efi ainda, apenas pra monitoramento da mistura, so pra isso. a peça coletor escape é a mesma do kadett mpfi >97 e parece que do vectra A(nao tenho certeza).

todiboa, ae sim esta falando algo muito realistico e nao plausivel... sim, acho muito valido, ate mesmo ja expliquei aqui nesse forum uma das formas de "analise" de gas, por meio de sonda oxigenio. veja com o ronaldo, ele tem video que fez pra eu ver a mistura dele. o analise por sonda narrow nao é preciso, ja digo logo de cara, precisão somente wideband que custa 650,00 o kit. ae sim voces vao ter um 'analisador' no carro onboard, dae fica muito facil acertar a mistura com altíssima precisão. nao sei quanto custa um acerto por analisador e tb nao sei qual a frequencia que voces fazem... mais com esse equipamento(wideband) tu faz a qualquer momento, especialmente voces de malha aberta onde regula o motor pra um combustivel e quando troca de combustivel é outra AFR. sem duvida, feedback de voltagem no regulador CO nao é parametro de precisão, especialmente sem ter uma analisador ou wideband lambda ali pra saber e comparar.

aproveitando o estudo:
so existem 2 tipo de sonda lambda - narrowband(estreita) ou wideband(larga)

-wideband é um "termometro em escala decimal variando desde -15.0° a 120.0° com resoluçao 0.1" ou um TV 3D fullHD rsrsrs
-narrowband é um sensor que te diz se ta quente/frio/ ou morno(estequiometrico) ou TV preto em branco hehehe da pra ve a imagem mais nao da pra saber as cores, nao serve pra muita coisa como da pra ver, mais vale apena ja que é baixo o custo. so nao vao ter precisão na analise.

Vinicius,exatamente isso, por isso que nao acredito. até pode ter o circuito la por questao econômicas da fabricação do PCB ser o mesmo, sei la... mais duvido que tenha um "mapa monza 2.0 alcool a espera" pra monitorar a queima. sem contar oque falei no antigo post do calculo PW(comprimento pulso injetor) que muda tudo la dentro. como falei pro todiboa, se realmente querem monitorar a queima e ter precisão invista em uma wideband, nunca mais vai precisar ir em busca de analisador e depender de ninguem, é so olhar o valor da queima e comparar com a tabela de poluiçao,muito facil. sei que é caro, mais tu pode usar onde quiser e quando. serve ate pra sabe se o motor ta ruim, como falta de combustivel,etc.

-----------------

ja que estamos falando de um nivel bem alto, ja aproveito e coloco aqui pra voces umas informações que poucos tem acesso, pena que ta ingles, mais da pra ter uma ideia. fala a respeito da poluição gerada em um motor conforme o grafico da lambda, vejam que se a mistura em lenta estiver 1 lambda o carro vai poluir quase nada... niveis de carro atual, so basta saber se o carro de voces pode operar em fator 1 sem oscilar a lenta, acredito que nao justamente pelo sistema EFI, sem assim tem que ser pouco mais rico a lenta. cada motor reage de uma forma diferente a valor lambda em idle.

leiam no final é a parte da queima.
http://www.megamanual.com/ms2/tune.htm#emissions

reparem no quis respeito ao grafico quando a mistura esta fator 1.
HC fica baiximo - algo em torno de 30PPM
CO tb é muito baixo em estequiometrico - 0.3%

agora, so da pra saber se a mistura esta estequiometrica(lambda 1) é usando uma wideband ou analisador de gases que é mais completo. reparem no elemento NOx que quanto mais quente os gases mais aumenta... o NO nao é avaliado e nao é levado em conta. ele é responsavel pela chuva acida, no final do texto diz isso Acid Rain

Imagem

o cara aprende de verdade com isso, vale apena ler :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder