pessoal, nao quero parecer chato em fica "podando" voces. quem sou eu pra se meter na vida dos outros. nao sou esse tipo de pessoa ok.
caso voces queiram testar por conta própria risco e custo. façam a experiência da seguinte forma. compre uma sonda narrow de 1 fio mesmo(sonda de coletor) + coletor escape original GM c/ sonda GM(é feito uma instalaçao e nao adaptação) a peça é so plugar la, falem com o ronaldo... eu mesmo expliquei pra ele, e ele colocou no carro dele monza efi ainda, apenas pra monitoramento da mistura, so pra isso. a peça coletor escape é a mesma do kadett mpfi >97 e parece que do vectra A(nao tenho certeza).
todiboa, ae sim esta falando algo muito realistico e nao plausivel... sim, acho muito valido, ate mesmo ja expliquei aqui nesse forum uma das formas de "analise" de gas, por meio de sonda oxigenio. veja com o ronaldo, ele tem video que fez pra eu ver a mistura dele. o analise por sonda narrow nao é preciso, ja digo logo de cara, precisão somente wideband que custa 650,00 o kit. ae sim voces vao ter um 'analisador' no carro onboard, dae fica muito facil acertar a mistura com altíssima precisão. nao sei quanto custa um acerto por analisador e tb nao sei qual a frequencia que voces fazem... mais com esse equipamento(wideband) tu faz a qualquer momento, especialmente voces de malha aberta onde regula o motor pra um combustivel e quando troca de combustivel é outra AFR. sem duvida, feedback de voltagem no regulador CO nao é parametro de precisão, especialmente sem ter uma analisador ou wideband lambda ali pra saber e comparar.
aproveitando o estudo:
so existem 2 tipo de sonda lambda - narrowband(estreita) ou wideband(larga)
-wideband é um "termometro em escala decimal variando desde -15.0° a 120.0° com resoluçao 0.1" ou um TV 3D fullHD rsrsrs
-narrowband é um sensor que te diz se ta quente/frio/ ou morno(estequiometrico) ou TV preto em branco hehehe da pra ve a imagem mais nao da pra saber as cores, nao serve pra muita coisa como da pra ver, mais vale apena ja que é baixo o custo. so nao vao ter precisão na analise.
Vinicius,exatamente isso, por isso que nao acredito. até pode ter o circuito la por questao econômicas da fabricação do PCB ser o mesmo, sei la... mais duvido que tenha um "mapa monza 2.0 alcool a espera" pra monitorar a queima. sem contar oque falei no antigo post do calculo PW(comprimento pulso injetor) que muda tudo la dentro. como falei pro todiboa, se realmente querem monitorar a queima e ter precisão invista em uma wideband, nunca mais vai precisar ir em busca de analisador e depender de ninguem, é so olhar o valor da queima e comparar com a tabela de poluiçao,muito facil. sei que é caro, mais tu pode usar onde quiser e quando. serve ate pra sabe se o motor ta ruim, como falta de combustivel,etc.
-----------------
ja que estamos falando de um nivel bem alto, ja aproveito e coloco aqui pra voces umas informações que poucos tem acesso, pena que ta ingles, mais da pra ter uma ideia. fala a respeito da poluição gerada em um motor conforme o grafico da lambda, vejam que se a mistura em lenta estiver 1 lambda o carro vai poluir quase nada... niveis de carro atual, so basta saber se o carro de voces pode operar em fator 1 sem oscilar a lenta, acredito que nao justamente pelo sistema EFI, sem assim tem que ser pouco mais rico a lenta. cada motor reage de uma forma diferente a valor lambda em idle.
leiam no final é a parte da queima.
http://www.megamanual.com/ms2/tune.htm#emissions
reparem no quis respeito ao grafico quando a mistura esta fator 1.
HC fica baiximo - algo em torno de 30PPM
CO tb é muito baixo em estequiometrico - 0.3%
agora, so da pra saber se a mistura esta estequiometrica(lambda 1) é usando uma wideband ou analisador de gases que é mais completo. reparem no elemento NOx que quanto mais quente os gases mais aumenta... o NO nao é avaliado e nao é levado em conta. ele é responsavel pela chuva acida, no final do texto diz isso
Acid Rain
o cara aprende de verdade com isso, vale apena ler :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.