Rich escreveu:Carlos, boa tarde:
Garantidamente não é o mesmo carro. Possuo os dois: um Monza Barcelona e um Vectra GL 2.2 8v 1998. A manutenção não é tão cara como alguns pensam. Os preços das manutenções básicas (óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas, cabos de velas, palhetas e correias) são equivalentes aos do Monza.
É possível localizar peças originais até mais baratas que as do Monza (atuador de marcha-lenta, MAP, sensor de posição da borboleta, etc.). O famigerado módulo HEI original do Monza é mais caro que o sensor de rotação original do Vectra. Ambas peças quando estão com problemas, o carro não funciona.
Algumas peças são mais caras (kit embreagem, amortecedores, etc.). Outro fator importante é o consumo: o Vectra é um beberrão. Em compensação, é um carro muito estável e seguro e que transmite muita confiança nas ultrapassagens. Utilizo o Monza em trânsito urbano e o Vectra nas rodovias.
Dificilmente, ocorrem problemas sérios no Vectra ou no Monza. É claro, caso o dono proceda as manutenções preventivas e não as corretivas.
Caso consiga um carro muito bem "cuidado", aconselho-o a comprar o Vectra.
Boa sorte!!!

Concordo com quase tudo que o Rich disse, exceto quanto ao consumo. Também possuo hoje os dois modelos, Um Monza SL/E ano 89 e um VCD ano 97 2.0 16V. Esse monza, é meu quarto, e já tive um outro "SL/e 89 1.8", Um "Sl/e 92 2.0" e um "GLS 94 2.0". Se o Vectra está consumindo mais do que o monza, algo está errado. Afirmo categoricamente que o Vectra CD 2.0 16v(não sei o 8v) é mais econômico, porém economia essa de pouca expressividade, nada de 50% de diferença claro!!! rsss. O cambio do Vectra é mais longo, anda mais com menos consumo. Claro que só tive monza com Cambio F-16, portanto nao sei se o Monza com F-18 anda e consome de forma similar ao vectra.
Vai de Vecão que nao se arrempederá, a não ser que pegue um "sambado"... Mas se encontrar um Monzão inteirão, também é um carro marcante, que chama a atenção aonde passa!