Resistor da ventoinha - HELP!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Resistor da ventoinha - HELP!

Mensagem não lida por Leocastro »

Wilton! Afim de não ter prejuízos, estudo muito bem as possibilidades de dar problema!!!
E, farei isto, apenas se não encontra ela aqui na cidade pra comprar.
Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Resistor da ventoinha - HELP!

Mensagem não lida por david crozeta »

o meu não tem essa resistência ai....tanto quanto liga o ac ou aciona a ventuinha, só tem uma velocidade! eu pensava que era só o monza com injeção que usa isso! :smt017
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Resistor da ventoinha - HELP!

Mensagem não lida por José Leal »

Leocastro, vc terá que usar um dissipador de calor e colocar o circuito fixo atrás do motor da ventoinha, para que o ar empurrado pelas hélices refrigere o esquema.
Não seria melhor vc usar um único resistor com a "wattagem" maior?

Mas na verdade, estou com o Wilton. Melhor gastar um pouco mais e ficar livre da dor de cabeça.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Resistor da ventoinha - HELP!

Mensagem não lida por Leocastro »

Leal, "wattagen" é ótimo! Rs!
Bem, Watts é a unidade de medida de potência, quanto maior a potência da resistencia, maior pode ser a corrente aplicada nela.
Bem, vou encomendar a resistencia original! mas, vou construir uma também! e, colocarei ela atras da ventoinha sim!
Abraços!!!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Resistor da ventoinha - HELP!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

149,00 xiiii...por esse preço colocava um transformador. :smt005 ...meu tambem esta quebrado porem ainda funciona ....
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Resistor da ventoinha - HELP!

Mensagem não lida por Leocastro »

Tenho que montar elas em série, pq, se for em paralelo, a corrente passará pela resistência mais baixa!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17877
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Resistor da ventoinha - HELP!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leocastro escreveu:Bem, pesquisei e descobri o valor desta resistência, ela é de 0,425 Ohms, e a potência de 12W, como não encontro ela aqui na cidade, vou "fabriar" uma resistência, farei ela em placa de circuito, resistente, e, ligarei em paralelo, um resistor de 0,45 Ohms de 10W, e um outro de 0,45 Ohms de 2,5W. No total, terei 12,5W. Encontrei estas resistências em loja de componentes eletronicos, e, o preço é acessível.
Teoricamente não terei nenhum problema, já que terei o valor da resistência bem próximo ao normal, e, a potência também.
No manual de reparações, tem o diagrama, e, está bem claro como é a ligação.
NO MEU MONZA ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO. Este fim de semana irei consertar, e trocar inclusive, o termostato (cebolão) que está atuando na temperatura de 60º (testei ele ontem fora do carro).
Abraços!
Se for para colocar paralelo, compre uma resistência em loja de peça eletrônica de 0,47R por 20W que não terá problema.

Com a conexão de dois reistores de 0,45R em paralelo, terá a metade desse valor, ou seja, 0,22R. Se colocar em série, terá o dobro do valor, 0,90R. Para colocar duas em paralelo e ficar com valor próximo de 0,4R deve colocar duas de 0,22R.

Não sabia os valores dessa resistência, mas pelo tamanho me parecia ser maior do que 20W, já que em peça eletrônica comum, essa peça com 20W tem tamanho físico menor.

Se for colocar peça automotiva, acredito que a do Santana deve servir. Distribuidores de peça elétrica deve ter essa resistência para venda.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Resistor da ventoinha - HELP!

Mensagem não lida por Leocastro »

Carlos A. Freire escreveu:
Leocastro escreveu:Bem, pesquisei e descobri o valor desta resistência, ela é de 0,425 Ohms, e a potência de 12W, como não encontro ela aqui na cidade, vou "fabriar" uma resistência, farei ela em placa de circuito, resistente, e, ligarei em paralelo, um resistor de 0,45 Ohms de 10W, e um outro de 0,45 Ohms de 2,5W. No total, terei 12,5W. Encontrei estas resistências em loja de componentes eletronicos, e, o preço é acessível.
Teoricamente não terei nenhum problema, já que terei o valor da resistência bem próximo ao normal, e, a potência também.
No manual de reparações, tem o diagrama, e, está bem claro como é a ligação.
NO MEU MONZA ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO. Este fim de semana irei consertar, e trocar inclusive, o termostato (cebolão) que está atuando na temperatura de 60º (testei ele ontem fora do carro).
Abraços!
Se for para colocar paralelo, compre uma resistência em loja de peça eletrônica de 0,47R por 20W que não terá problema.

Com a conexão de dois reistores de 0,45R em paralelo, terá a metade desse valor, ou seja, 0,22R. Se colocar em série, terá o dobro do valor, 0,90R. Para colocar duas em paralelo e ficar com valor próximo de 0,4R deve colocar duas de 0,22R.

Não sabia os valores dessa resistência, mas pelo tamanho me parecia ser maior do que 20W, já que em peça eletrônica comum, essa peça com 20W tem tamanho físico menor.


Se for colocar peça automotiva, acredito que a do Santana deve servir. Distribuidores de peça elétrica deve ter essa resistência para venda.

Abs,

Carlos Freire

Exato Carlos, quis dizer isto mas não soube me expressar!
Ela deve ter maior tamanho, por ser mais robusta.
Não seria em Série Carlos?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder