Motor Não Vira Mais.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor Não Vira Mais.

Mensagem não lida por Rafaelo »

MarciaCristina,
ja tiraram uma vela qualquer e tentaram "girar o motor" e encostaram a vela no cabeçote pra ver se da faisca? se nao tem faisca pode ser desde distribuidor ate bobina,alarme, etc...

minha sugestao é tirar as 4 velas bater arranque pra "limpar o motor" se tiver com excesso de combustivel vai limpar a camara de combustao, assim se tiver algum excesso que o mecnico disse vai evaporar e sair do motor pelo buraco das vela... deixando o motor limpo denovo. peça pra alguem retirar as 4 velas e encostar uma vela qualquer conectada do cabo da vela, e de arranque no motor... e encoste a vela no cabeçote se der faisca o problema é combustivel. so usem uma luva de borracha de cozinha senao da uma coscinha hehehe

outra coisa pega um carregador de bateria pra carrega ela, notei no video que o "arranque ta fraco"

Caso tenha Faisca faça:
depois que limpar o motor recoloque as 4 velas, conecta os cabo das velas,tira o filtro de ar, e pega uma tampinha de refri cheia de gasolina e coloque na boca do carburador toda a tampa cheia... bombeia um pouco o acelerador e logo de arranque novamente. se o motor querer pegar é uma boa noticia
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
MarciaCristina
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 428
Registrado em: 21 Abr 2009, 12:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor Não Vira Mais.

Mensagem não lida por MarciaCristina »

Oie Rafaelo, fizeram o teste que mencionas, e saiu bastante faisca, quanto ao tirar a vela toda isso não fizeram, meu irmão arranjou um outro mecanico conhecido dele, e vem agora de manhã por volta de 7hrs. E só devo vir pra falar de como resolvido só bem mais tarde, porque não sei quanto tempo levaram pra tentar descobrir o problema.
Abraços
Ass.: Marcia Cristina
Meu mini Monza: https://plus.google.com/photos/+MarciaC ... 1296745777
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor Não Vira Mais.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Marcia Cristina, não é preciso ser mecânico especializado em Monza para descobrir o que está errado no carro da sua mãe.
Dificuldade em 'pegar', em qualquer carro, desde que o motor de arranque esteja girando a uma velocidade razoável, só pode ser falta ou excesso de combustível ou de centelha nas velas, ou centelhas fora do ponto.
Não é preciso tirar as velas para saber se o motor está encharcado, o cheiro de combustível já denuncia isso. Por outro lado, se um motor está 'afogado' (excesso de combustível), basta tentar a partida com o acelerador no fundo para desafogar e pegar.
Se foi verificado que existe centelha, e não está cheirando forte combustível, então o mais provável é que o carburador não esteja fornecendo combustível suficiente para a partida.

Espero que vcs encontrem logo alguém com um mínimo de competência para lhe dizer o que está errado no seu carro.
Ah, e diga a sua mãe que não fique deprimida por causa desse problema. Todo dono de carro com alguns anos de uso já passou por situação igual ou parecida.
Eu mesmo estou tento problemas diversos com meu Monza, e estou conseguindo resolver um a um...devagar e sempre.
No momento meu carro está com falhas na aceleração, antes era fuga de corrente que zerava a bateria em poucas horas.
Tudo tem jeito, é só encontrar o mecânico certo, e o Monza vai ficar legal e trazer as alegrias de poder viajar com conforto e segurança de novo. :D

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
celynho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 114
Registrado em: 02 Jul 2009, 11:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor Não Vira Mais.

Mensagem não lida por celynho »

é verdade ,nao adianta se desesperar, quem carro com uns km a mais esta sujeito a ter diversos contratempos mas todos tem soluçao. realmente tem que se verificar passo a passo todas as possibilidades de partida. igniçao , combustível, velas, carburador, bobina, cabos, alarmes etc com calma e paciencia se chega ao problema felicidades.
carinha que móra logo alí. gasolina gnv
MarciaCristina
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 428
Registrado em: 21 Abr 2009, 12:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor Não Vira Mais.

Mensagem não lida por MarciaCristina »

Oie gente meu irmão trouxe o mecanico, o mecanico + o meu irmão levaram o carro, e não vão acreditar, o mecanico deu logo de cara com o problema, foi o ESTICADOR DA CORREIA DENTADA que se arrebemtou, fazendo que a CORREIA do carro sai-se fora do lugar, trocaram o esticador + a correia e pronto o danado ( com a peça usada ) do carro pegou :smt005 , então o mecanico saiu pra comprar agora as 2 peças novas o esticador da correia + a correia :smt023

Putz meu bem que o moderador falou logo de primeira que foi a correis :mrgreen:

Ufa! pelo menos resolvido o problema :smt023

Valeu gente :smt023

Editando: Fotos do Esticador e da Correia estragados: http://www.flickr.com/photos/20687817@N ... 253784254/

Valor da troca das peças mais mão de obra: R$180,00 ( cento oitenta reais ), o carrinho agora tá joinha em materia de pegar :smt023
Abraços
Ass.: Marcia Cristina
Meu mini Monza: https://plus.google.com/photos/+MarciaC ... 1296745777
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor Não Vira Mais.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

É, a terceira coisa que eu faria, depois de checar combustível e centelha, seria o ponto do motor (válvulas e ignição).
Embora um motor sair do ponto de ignição seja quase impossível, é um dos fatores que podem impedir um motor de pegar.
(ontem eu não pude ver o vídeo, pois estava de Linux, mas hoje eu vi e ouvi, e achei estranho não ter ouvido um pipoco que fosse, coisa comum qdo o motor está fora de ponto. As vezes dá até estouro no escapamento ou na entrada do carburador, se estiver muito fora do ponto)

Uma vez, no meu velho DKW, ia eu a mais de 100 por hora na Dutra, em direção a São Paulo, qdo o motor simplesmente morreu e não pegou mais de jeito nenhum.
Passei duas horas verificando velas, cabos, carburador, bomba de combustível, etc, etc e etc.
Qdo nada mais havia para ver, fui conferir o ponto de ignição.
Embora eu tivesse feito uma revisão geral antes da viagem, com troda de velas, cabos, bobinas, correias, ponto, parti para esse cheque porque não havia mais nada para ver.
Qdo fui mexer no distribuidor para conferir o ponto, ouvi um estalo.
O avanço centrífugo havia prendido na posição toda avançada, e o estalo era ele se soltando.
Depois do tal estalo, o motor pegou normal e eu pude prosseguir a viagem.
De volta ao Rio, substituí o peso do avanço, que me pareceu um tanto gasto.
Vendi o carro anos depois, sem nunca mais ter tido aquele problema.

No caso do Monza em questão, foi sorte a correia não ter partido de vez, o que certamente daria um prejuízo de monta.
Então, Cristina, diga a sua mãe que ela deu sorte, e há motivo para comemorar.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
MarciaCristina
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 428
Registrado em: 21 Abr 2009, 12:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor Não Vira Mais.

Mensagem não lida por MarciaCristina »

Pois é Luiz a minha mãe teve sorte mesmo, porque dojeito que tavamos insistindo ele pegar tava sujeito arrebentar a correia :smt005 , e o engraçado que quando chegamos em casa ela falou que tava sentido alguma coisa solta no carro, mas jamais ia passar pela nossa cabeça que foi o esticador que tinha ido pro espaço fazendo a correia sair do lugar :smt005
Abraços
Ass.: Marcia Cristina
Meu mini Monza: https://plus.google.com/photos/+MarciaC ... 1296745777
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor Não Vira Mais.

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Que bom que já foi resolvido !! O dia que vc precisar de um mecanico que entenda muito de monza, procure o Luiz Odilardo na Ilha do Governador , no relogio do Cacuia atras do posto Ilha. Ele é conhecido na area como "Luiz larguinho" . Ele gosta tanto de monza que tem tres , e quer comprar um tubarao . Ele é fanatico por monza. Saca muito , mas muito mesmo de monza na parte de mecanica . So faço serviço com ele. Um abraço . :D
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Responder